Você está em: Início > Notícias > BEAST na U.PORTO | Sessão de Filmes Premiados

BEAST na U.PORTO | Sessão de Filmes Premiados

26 OUT | 21:30

BEAST na U.PORTO | Sessão de Filmes Premiados Auditório Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

ENTRADA LIVRE

A terceira edição do BEAST -Festival Internacional de Cinema da Europa do Leste aconteceu no Porto de 28 a 06 de Outubro. Foram dias intensos com muito cinema, workshops, masterclasses e criação de pontes entre a cultura da Europa do leste e Portugal. Agora o BEAST apresenta, na Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, os 3 filmes vencedores da competição de 2019.

---

The third edition of BEAST - International Film Festival was a blast. From 28th to 06th of October we shared lots of films, workshops, masterclasses and parties, establishing a connection between eastern european culture and Portugal. Now BEAST presents, at Casa Comum, Reitoria da Universidade do Porto, the three winning movies of the 2019 competition.

PROGRAMA | LINE UP:

EAST WAVE - WINNER

ONDE COISAS, ONDE PESSOAS DESAPARECEM |WHERE THINGS, WHERE PEOPLE DISAPPEAR

JORE JANAVICIUTE | LITUÂNIA | 2017 | FIC. | 20’ | LEG. PT/ EN

Domas é cleptomaníaco. Trabalha num clube desportivo, através de um programa de reintegração que ajuda pessoas com transtornos mentais a regressarem à sociedade. Um dia, não consegue resistir e rouba uma bolsa de uma jovem médica, Simona, que atravessa uma crise existencial. Ela pede-lhe ajuda para encontrar as suas coisas. Domas sente-se envergonhado, mas não consegue confessar. Oferece-lhe boleia até casa. Juntos viajam pela noite de Vilnius.

Domas is a kleptomaniac. He works in a sports club through a re- integration program which helps people with mental disorders to return to society. One day he does not manage to resist and steals a bag from a young doctor Simona, who is going through an existential crisis. She asks his for help to find her things. Domas feels ashamed, but he cannot confess. He offers her a ride home. Together they go on a journey through the night in Vilnius.

EAST DOC - WINNER

AS IRMÃS | THE SISTERS

MICHAŁ HYTROS | POLÓNIA | 2018 | DOC. | 19’16” | PT/EN

As protagonistas - as freiras Anuncjata e Benedykta, que estão no convento há 40 anos - apresentam-nos o mundo atrás do muro, contando as suas vidas e decisões de uma forma específica. Mostram o mundo do convento em cores reais, sem estereótipos, de modo simultânea e frequentemente tocante e divertido. Este é o filme sobre o silêncio dito em voz alta.

Our protagonists – nuns Anuncjata and Benedykta (40 years in convent) – introduce us to the world behind the wall telling us about their lives and decisions in a specific way. They show us the world of convent in true colours, without stereotypes, often touching and amusing at the same time. A film about silence said out loud.

EXPERIMENTAL EAST - WINNER

O RASTO DA CODRINA | CODRINA’S TRACE

ROBERT LAWRENCE | ROMÉNIA | 2018 | FIC. | 23’ | PT/EN

25 anos depois da Revolução, Radu regressa à Roménia. Esta é uma história sobre o que é preciso, para se voltar aoque se deixou para trás, sobre o que se encontra, como isso nos transforma e como muda o passado. Quando não há mais lugar nenhum para onde ir é quando regressamos.

25 years after the revolution Radu returns to Romania. This is a story about what it takes to make you go back to what you left, about what you find when you get there, and about how that changes you, and how that changes the past. When there is nowhere else to go, that’s when you go back.

cartz

Contacto:cultura@reit.up.pt

Copyright 1996-2022 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-10-04 às 05:31:42 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias