Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > ARMANDA PASSOS: 75 ANOS, 75 ESCRITAS | Exposição

Notícias

ARMANDA PASSOS: 75 ANOS, 75 ESCRITAS | Exposição

23 SET a 09 NOV

ARMANDA PASSOS: 75 ANOS, 75 ESCRITAS | Exposição Galeria I (Reitoria da U.Porto)

ENTRADA LIVRE

Exposição patente de 23 de setembro a 09 de novembro

Seg a Sex:11:00>19:00 | Sáb 11:00>18:00

Assinalando os 75 anos da Pintora Armanda Passos, esta exposição apresenta 75 obras invulgares: cada uma contém, simultaneamente, figuração e escrita.

A escrita tem um significado especial. Resulta de textos de grandes nomes da cultura portuguesa que se debruçaram sobre o seu trabalho, estando, agora, desenhados numa caligrafia própria da artista. Os textos remontam aos anos 70, princípio do percurso da Pintora, e cobrem todo o período de produção até à actualidade.

 António Alçada Baptista, José Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, David Mourão-Ferreira, Fernando Pernes, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, José-Augusto França, Raquel Henriques da Silva, Lídia Jorge, Mário Cláudio, são alguns dos escritores, críticos de arte, historiadores, filósofos que escreveram sobre a obra da Pintora.

 Pretende-se celebrar o aniversário de Armanda Passos, apresentando simbolicamente 75 obras, realizadas durante uma convalescença de um possível retorno ao trabalho da arte e concebidas para homenagear 75 autores. A presente exposição, na Galeria I da Reitoria da Universidade do Porto, marca esse ponto de encontro no papel e possibilita uma nova leitura e significado e uma forma autêntica de criar.
____________________

Armanda Passos, formada na antiga Escola Superior de Belas Artes do Porto, atual Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, nasceu em 1944. Expõe desde 1976, tendo participado em diversas exposições individuais e coletivas e representado Portugal em bienais internacionais. Premiada pelo Ministério da Cultura, a sua obra integra várias coleções privadas e públicas, das quais se destacam o Museu Nacional de Arte Contemporânea, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Champalimaud, o Museu de Serralves, o Museu do Oriente, o Museu Coleção Berardo, o Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, o Museu Amadeo de Sousa-Cardozo, a Casa-Museu Teixeira Lopes, a Casa José Saramago, a Casa Fernando Pessoa, o Tesouro da Sé Catedral do Porto, o Palácio da Justiça do Porto e o Palácio de Belém.


Portal de Notícias U.Porto: https://noticias.up.pt/75-anos-de-armanda-passos-celebrados-na-u-porto/


cartaz

Contacto: cultura@reit.up.pt


 



Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-11-12 às 12:03:36 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais