Você está em: Início > Notícias > Homenagem a uma Figura Eminente da UP

Homenagem a uma Figura Eminente da UP

Augusto Nobre (1865-1946) - Para a história da Zoologia em Portugal

17 de Novembro de 2006 a 20 de Fevereiro de 2007

A Universidade do Porto tem vindo a homenagear anualmente uma figura pública que tenha deixado a sua marca na vida e na cultura da cidade. Em anos transactos decidiu-se chamar a atenção da comunidade académica e do público em geral para as figuras de Abel Salazar, Marques da Silva e Magalhães Basto.
Para dar continuidade a esta iniciativa a UP pretende este ano homenagear a figura do Professor Augusto Nobre e manifestar a sua gratidão e reconhecimento pelo seu legado e pelos serviços prestados à comunidade.
Augusto Pereira Nobre nasceu no Porto em 25 de Junho de 1865, onde fez os estudos liceais. Em 1884 matriculou-se na Faculdade de Filosofia da Universidade de Coimbra, regressando pouco tempo depois à Academia Politécnica do Porto.
Foi um dos pioneiros do estudo da Biologia Marinha em Portugal. Para melhorar os seus conhecimentos sobre Zoologia foi para Paris onde frequentou a Escola Prática de Altos Estudos e o Museu de História Natural, bem como a Estação de Biologia Marítima de Sète.
Em 1891 foi nomeado ajudante prático de Zoologia e em 1901 naturalista-adjunto da Academia Politécnica do Porto.
Em 1912 era professor extraordinário e três anos depois professor ordinário (título correspondente ao de actual professor catedrático) da Faculdade de Ciências do Porto.
Enquanto docente universitário sempre defendeu uma forte componente de prática laboratorial no ensino da Zoologia, razão pela qual se empenhou na criação de um "laboratório marítimo" que acabaria por dar origem à Estação de Zoologia Marítima ("Aquário da Foz") e ao Museu de Zoologia, integrado actualmente no Museu de História Natural da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
Embora tendo vivido grande parte da sua vida numa época social e politicamente muito conturbada do nosso país, na qual se envolveu activamente, Augusto Nobre lutou sempre para que o ensino e a investigação na Universidade do Porto progredissem a par com as outras escolas europeias com quem tinha relacionamento científico.
Membro do Partido Republicano Português, foi deputado pelo Porto de 1913 até 1925.
Em 1915, enquanto deputado, propôs a criação da Faculdade Técnica, actual Faculdade de Engenharia, iniciativa que foi imediatamente aprovada.
Em 1919, por morte do Reitor Cândido Pinho, foi nomeado Reitor da Universidade do Porto, cargo que exerceu até1926.
Ocupou o cargo de Ministro da Instrução Pública em 1920, 1921 e 1922, pasta que lhe permitiu obter alguns benefícios para a Universidade do Porto.
Em 1935 jubilou-se, mas continuou a sua actividade científica e editorial, publicando as suas recordações de Leça da Palmeira, em 1946, ano em que viria a falecer.
Todo o trabalho que desenvolveu ao longo dos anos, em particular sobre Malacologia, é ainda de consulta obrigatória para quem se dedica ao estudo da fauna marinha portuguesa.

Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-05-24 às 08:44:07 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais