Você está em: Início > Notícias > UNIVER-CIDADE: DESCOBRIR CIÊNCIA NA CIDADE | Semana da Ciência e Tecnologia 2018

22 de novembro | 9:00-15:00

Que Ciência se faz em Portugal? Quem são os nossos cientistas? Como trabalham? O que investigam? Que resultados obtêm?

Estas são as questões que mobilizam a comunidade académica e orientam as atividades a realizar entre os dias 19 a 25 de novembro na Semana da Ciência e Tecnologia 2018, uma iniciativa do Programa Ciência Viva que visa proporcionar uma oportunidade de aproximação à realidade da investigação científica e tecnológica.

No dia 22 de novembro, a Reitoria da Universidade do Porto tem as Portas Abertas  e transforma-se no ator principal de uma celebração centrada no Património e no locus (lugar) identitário  da UNIVER-CIDADE: DESCOBRIR CIÊNCIA NA CIDADE uma iniciativa do projeto Museu Digital da U.Porto, das Vice-Reitorias para a Cultura e Investigação, Inovação e Internacionalização, e do recém criado Laboratório dos Novos Média para o Património – o interdisciplinar e colaborativo eHeritageLab – sedeado no Centro de Competências para os Média Digitais da U.Porto (MIL), com a parceria de empresas como a WEBLEVEL, a 3Decide, a ISICOM e a LEICA.

Em foco estarão, também, os jovens investigadores, com os quais preparámos o SHOWCASE Materializar memórias: Um exercício em torno do Palácio de Cristal, e no qual apresentaremos os resultados de dissertações de mestrado e de trabalhos colaborativos e de cocriação de conteúdos digitais para a promoção da Ciência que se produz na U.Porto, na e com a cidade do Porto, este ano em torno do identitário Palácio de Cristal Portuense.

Convidamos-te, ainda, a participar logo de seguida no WORKSHOP Digitalização 3D: Uma exploração no Edifício Histórico da Reitoria da U.Porto, uma demonstração de tecnologias de digitalização 3D que pretendemos colocar à disposição da comunidade académica para que, em projetos ou através da participação na UC INOVPED Laboratório Aberto de Experimentação interdisciplinar (LAEI), que se inicia já no próximo semestre e é aberta a toda a U.Porto, possas contribuir ativamente para a produção de novo conhecimento construindo narrativas, representações e experiências em torno do património cultural e científico, das pessoas e da construção do conhecimento na Universidade e da cidade que a acolhe, o Porto!

Contamos contigo no dia 22 de novembro, a partir das 9:30, na Reitoria da Universidade do Porto!

Consulte o  PROGRAMA.

Inscrições em AQUI

cartaz

Contacto:cultura@reit.up.pt