Você está em: Início > Notícias > Verdegar - Estórias do Douro Verde

Verdegar - Estórias do Douro Verde

12 de maio | 21H30

Verdegar - Estórias do Douro Verde

No próximo dia 12 de maio de 2018, pelas 21:30, o NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto estreia Verdegar no Auditório do Conservatório de Música do Porto.

O NEFUP é um coletivo com uma história de trinta e cinco anos de vida, de pesquisas e recolhas, viagens e partilhas, cujo objetivo é mostrar e preservar a cultura popular tradicional portuguesa. Composto maioritariamente por estudantes e antigos estudantes da Universidade do Porto, o NEFUP tem vindo a desenvolver um trabalho meritório na divulgação do património cultural imaterial do nosso país, quer através da realização de espetáculos temáticos, como Verdegar, quer através da organização e participação em eventos e oficinas relacionados com a etnografia e o folclore, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Depois de Maresia, dedicado às tradições das povoações costeiras portuguesas, o NEFUP centra-se agora nas estórias da região do Douro Verde, contadas por quem as viveu, na primeira metade do século XX. Verdegar nasce, assim, da memória: a individual e a coletiva, a documentada e a imaginada, a nossa e a dos outros.

No entanto, como quem conta um conto acrescenta um ponto, foram vários os fios entrelaçados nesta teia de ficção e realidade: por um lado, as pessoas ouvidas, entre os setenta e os cem anos, falaram da sua meninice e juventude, mas também dos seus antepassados e das suas vivências, com o olhar toldado pela nostalgia e a clarividência dos muitos anos vividos; por outro, os autores foram tecendo redes de conexão entre os relatos das fontes e aquilo que imaginavam, lhes tinha sido contado ou tinham lido e investigado.

Encontraram a inspiração em Entre-Os-Rios e Baião, em Amarante e Cinfães, Resende e Penafiel, ao passarem o Douro em Castelo de Paiva, ao comerem o bazulaque de Baião e ao beberem o verde macio destas encostas e vales. Procuraram os paus de lódão de Gestaçô e as melhores laranjas deste Douro, que juntaram aos bombos de Amarante, num toque de rigor e tradição, como sempre fazem. O resultado é este Verdegar: uma leitura subjetiva e muito criativa de estórias de vida, que se refere a mais de cem anos de vivências e tradições.

Em Verdegar, as duas margens do rio Douro, tantas vezes voltadas de costas uma para a outra, surgem unidas: musicalmente, por cancioneiros valiosíssimos e quase desconhecidos, de Resende ao Marco de Canaveses; ao nível da dança, com a inclusão de algumas bem antigas, que ainda hoje surgem espontaneamente em qualquer baile da região, mas também daquelas que, pela década de 40, começavam a entrar em desuso, sendo até hoje perpetuadas apenas no contexto dos grupos folclóricos.

Os bilhetes estão à venda na sede do NEFUP, à rua dos Bragas, nas traseiras da Faculdade de Direito da UP, ou por telefone (222 000 208), em horários pré-estabelecidos, ou por email, para nefup.bilheteira@gmail.com. Mais informações em https://www.facebook.com/events/170873063729258/.

Para mais informações sobre o grupo, consultar o seu site, a sua página do Facebook ou o seu canal no Youtube.

cartaz

Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2019-04-18 às 16:05:12 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais