Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Introdução à Filosofia com Crianças - Pensar a brincar

Notícias

Introdução à Filosofia com Crianças - Pensar a brincar

9 a 13 de abril

Este Curso de Introdução à Filosofia com Crianças tem por base o projeto FILÓSOFOS A BRINCAR, implementado desde 2007 em diversas instituições de ensino e que se inspira nas propostas pedagógicas de Mathew Lipman, Oscar
Brenifier, Thomas Wartenberg, Peter Worley e Tim Kenyon.
A Filosofia com Crianças, praticada de forma regular e continuada melhora as competências verbais e argumentativas das crianças, ensina-as a ouvir com atenção os seus amigos, a explicar com cuidado e clareza as suas ideias, a aceitar críticas e a saber criticar com respeito as ideias dos outros.
A Filosofia com Crianças leva os alunos a viverem experiências muito significativas ao nível cognitivo, social e afetivo.
Além disso alguns estudos* demonstram que a Filosofia com Crianças melhora significativamente os desempenhos dos alunos em disciplinas como o português (língua materna) e a matemática.
No final deste Curso os participantes deverão conhecer os princípios basilares da disciplina de Filosofia com Crianças (teoria), assim como ser capazes de dar os primeiros passos na preparação e desenvolvimento de uma sessão de
diálogo filosófico com os seus alunos (prática). Também terão à sua disposição várias dezenas de exercícios (jogos, histórias, desafios, dilemas, etc.) para aplicação em aula com os seus alunos.

Estrutura do Curso

1ª Sessão (9 de abril)
O que é a Filosofia com Crianças: pressupostos teóricos e metodológicos
Estrutura de uma sessão de Filosofia com Crianças.
A metodologia do projeto Filósofos a Brincar (estímulos, instrumentos e estilos de moderação)
Prática de sessão de Filosofia com Crianças (diálogo filosófico).

2ª Sessão (10 de abril)
A estrutura de uma sessão de FcC (pontos de partida e pontos de chegada; ferramentas para pensar).
Alguns possíveis obstáculos e soluções.
Filosofar a partir de experiências mentais:
Sessão prática de Filosofia com Crianças (diálogo filosófico).

3ª Sessão (11 de abril)
Filosofar a partir de exercícios e jogos.
Sessão prática de Filosofia com Crianças (diálogo filosófico).

4ª Sessão (12 de abril)
Filosofar a partir contos tradicionais e histórias infantis.
Sessão prática de Filosofia com Crianças (diálogo filosófico).

5ª Sessão (13 de abril)
Como preparar e estrurar uma sessão de Diálogo Filosófico com os nossos alunos.
Exercícios práticos


Formador
Tomás Magalhães Carneiro
Professor de Filosofia com Crianças
Fundador do Clube Filosófico do Porto
Formador de Pensamento Crítico
Página Pessoal: https://filosofiacritica.wordpress.com/

Local
Reitoria da Universidade do Porto

Datas
9, 10, 11, 12 e 13 de abril de 2018
Horários

19h - 21h

Valor - 120¤

Inscrição - Cultura@reit.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-11-17 às 20:07:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais