Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > GATIUP integra equipa de gestão internacional da Megaconference

Notícias

GATIUP integra equipa de gestão internacional da Megaconference

Após a segunda participação consecutiva da U.Porto

A equipa da Unidade de Novas Tecnologias na Educação (GATIUP), através do Estúdio de Videoconferência da Reitoria/IRIC, foi convidada a integrar a equipa de gestão internacional da Megaconference.
Após a segunda participação consecutiva da U.Porto neste evento internacional, realizado no mês de Novembro de 2007, a equipa de gestão internacional da Megaconference reconheceu um particular entusiasmo da U.Porto no desenvolvimento do conhecimento na área da videoconferência procedendo de seguida a este convite.
Este convite vem complementar o trabalho da U. Porto no seu objectivo de obter um crescente reconhecimento por parte da comunidade internacional de investigação e desenvolvimento em tecnologias de videoconferência.
É de todo o interesse para a U.Porto juntar-se a esta comunidade e manifestar com entusiasmo junto da sua comunidade académica este convite. Com a participação da U.Porto nesta comunidade de investigação e desenvolvimento, através do seu Estúdio de Videoconferência da Reitoria/IRIC, irá transmitir-se para a sua comunidade académica o conhecimento, a experiência e o entusiasmo no uso desta tecnologia nesta Universidade e disseminar este interesse, de alguma forma, junto dos professores, alunos, técnicos, administradores, etc.

As tecnologias, as equipas de trabalho, a investigação e os eventos:
A Megaconference é patrocinada pela Internet2 e Internet2 Commons e apoiada por várias organizações e empresas de todo o mundo. A Megaconference e as várias spinoffs deste evento (por exemplo, a Megaconference Junior) mereceram no ano de 2006 o primeiro prémio atribuído pela Internet2 IDEA reconhecendo o excelente desenvolvimento de redes avançadas, o aumento do impacto das redes de próxima geração em todo o mundo e um impacto positivo na comunidade mundial de investigação e educação. Esta comunidade representa cerca de 4 milhões de pessoas, abrangendo mais de 300 universidades líderes, empresas e laboratórios de investigação governamental e extensas comunidades educacionais. Estão representados nesta comunidade alguns dos indivíduos, organizações e projectos mais inovadores no uso de redes avançadas.

Contributos decisivos da U.Porto:
O sucesso da participação da U.Porto nas sucessivas Megaconferences está indubitavelmente associado aos excelentes contributos de alguns membros da sua comunidade académica.
Na primeira participação, realizada no ano de 2006, a U.Porto contou com o contributo do Professor Alfredo Soeiro (Faculdade de Engenharia da U.Porto) que promoveu uma excelente apresentação intitulada "Innovation in Elearning at the Techical University of Vienna, Austria" . Tratou-se de uma apresentação que abriu precedentes internacionais na divulgação e investigação das tecnologias de videoconferência associadas ao elearning. De facto, na edição deste ano notou-se claramente, pelo teor da maioria dos conteúdos apresentados internacionalmente, que houve um aumento significativo do interesse em entender a melhor forma de associar esta tecnologia ao desenvolvimento pedagógico.

Notícias SIGARRA-Reit/IRIC em 2006:
http://sigarra.up.pt/reitoria/NOTICIAS_GERAL.ver_noticia?p_nr=394
http://sigarra.up.pt/reitoria/NOTICIAS_GERAL.ver_noticia?p_nr=430

Para além do impacto normal que este contributo teve, reflectido num aumento da notoriedade da U.Porto internacionalmente, também a nível nacional e local houve um significativo aumento da percepção da utilização das tecnologias de videoconferência e da posição de vanguarda que a U.Porto assume nesta área, reflectido, por exemplo, em:
Notícia no jornal Público
Notícia "Primeiro de Janeiro"

Na edição de 2007, a U.Porto contou com o contributo do Professor Pedro Neto (Faculdade de Arquitectura da U.Porto) que apresentou um dos projectos mais inovadores que se está a desenvolver na Universidade: o e-Learning Café.
Tratou-se de um projecto que, também pela sua natureza, teve todo o interesse em procurar colaborações internacionais e acabou por tornar-se um contributo preponderante na participação da U.Porto na edição da Megaconference de 2007.

Notícia SIGARRA-Reit/IRIC em 2007:
http://sigarra.up.pt/reitoria/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=615

Mais uma vez, tratou-se de um contributo que aumentou significativamente a notoriedade internacional da U.Porto (concretizado, por exemplo, neste convite) e que, simultâneamente, associou um significativo impacto mediático nacional e local, reflectido, por exemplo, em:
Notícia no jornal Público e Notícia no JN

Contributos decisivos da comunidade local:
Mas não foi apenas a comunidade académica da U.Porto que ajudou a aumentar a sua notoriedade internacional e nacional. Um trabalho eficaz de envolvência da comunidade local pode representar um enriquecimento significativo dos seus conteúdos próprios e, consequentemente, do desenvolvimento das tecnologias de videoconferência e áreas associadas.
No ano de 2007 a U. Porto contribuiu activamente na participação da Megaconference Junior. Trata-se de um evento logísticamente semelhante à Megaconference mas com um público-alvo mais associado às escolas secundárias.
Sendo assim, a U. Porto através do seu Gabinete de Comunicação e Imagem em articulação com a Unidade de Novas Tecnologias na Educação procurou contribuir de uma forma decisiva para este evento. A U.Porto possuindo um projecto ríquissimo no âmbito deste público-alvo, a Universidade Júnior, decidiu seleccionar alguns dos seus resultados mais interessantes e completos que poderiam ser integrados neste evento.
O projecto seleccionado, protagonizado pela estudante do Liceu Garcia de Orta, Teresa Correia, num dos institutos de referência da U.Porto (IPATIMUP), constituíu uma receita de sucesso para a participação internacional da U.Porto.

Notícia SIGARRA-Reit/IRIC em 2007:
http://sigarra.up.pt/reitoria/noticias_geral.ver_noticia?P_NR=508

Mais uma vez, tratou-se de um contributo significativo para a notoriedade nacional e internacional da U.Porto patente, por exemplo, em:

Notícia no JN
Megaconference Jr. 2007 in the News

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-08-21 às 00:12:15