Notícias
Ciclo de Workshops e Formação em Voluntariado
Inscrições a decorrer
Entre Workshops e Ações de Capacitação, o Núcleo U.Porto Solidária está a promover, em associação com os seus parceiros, diversas iniciativas direcionadas para a comunidade académica da U.Porto, com especial enfoque nos estudantes e voluntários.
👉 O que vamos partilhar nos workshops presenciais?
16 de outubro – "Estou a acabar o curso... E agora? Voluntariado como Passaporte para o Mercado de Trabalho”
17h00 – 20h00 | Reitoria – Biblioteca do Fundo Antigo | Projeto BORA JOVENS - Movimento Transformers
- Como pode o voluntariado influenciar na minha escolha profissional
- Como explorar a minha vocação utilizando diferentes plataformas digitais
5 novembro – “Gerir de Dentro para Fora: Emoções, Foco e Resiliência”
Reitoria – Biblioteca do Fundo Antigo | 18h00 – 20h30 | Tertúlias Co-Working MentorART
- Reconhecer, compreender e regular emoções (modelo RULER)
- Desenvolver foco, motivação e resiliência em contextos exigentes
- Promover práticas de bem-estar e mentalidade de crescimento
27 de novembro– “Competências para o Mercado de Trabalho: O Valor do Voluntariado na Empregabilidade”
Reitoria – Biblioteca do Fundo Antigo | 14h30 – 17h30 Projeto BORA JOVENS - Movimento Transformers
- Como pode o voluntariado potencializar os meus talentos
- Que valor pode ter o voluntariado na minha empregabilidade
🔗 Inscrição obrigatória através do Formulário de Inscrição (Inscrições limitadas)
👉 O que vamos partilhar nas ações de capacitação ONLINE:
Estas ações de formação têm como objetivo sensibilizar os voluntários para os desafios que poderão enfrentar no seu papel enquanto tutores de alunos do ensino básico e secundário, no contexto dos projetos de voluntariado da U.Porto.
29 de outubro – “Gestão do tempo, de Expectativas e Emoções”
14h30 – 16h30 | Rita Começanha, BAMBUP
- Uma sessão que apresenta como principal objetivo promover o desenvolvimento pessoal e académico dos participantes, explorando o equilíbrio entre ser estudante e ser voluntário. São abordados temas centrais como a gestão do tempo, definição de objetivos pessoais, e estratégias para um estudo eficaz, incluindo métodos de combate à procrastinação e planeamento semanal e diário. A sessão também enfatiza a importância da inteligência emocional, trabalhando competências como autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais, essenciais para o bem-estar, as relações interpessoais e o sucesso no voluntariado. Por fim, destaca-se a relevância do autocuidado, da gestão do stresse e da manutenção de uma rotina saudável, integrando práticas de mindfulness, higiene do sono, alimentação equilibrada e atividade física como pilares da saúde e bem-estar.
5 novembro – “Como lidar com jovens adolescentes, desafios da Interculturalidade”
14h30 – 16h30 | Rita Começanha, BAMBUP
- Nesta sessão o foco é no trabalho com (pré)adolescentes dos 10 aos 15 anos. São exploradas as características físicas, cognitivas e socioemocionais desta faixa etária, destacando aspetos como a construção da identidade, a busca por autonomia, a influência dos pares e os desafios da saúde mental. A sessão ilustra a gestão comportamental em contexto escolar, apresentando estratégias como reforço positivo, autogestão e ensino construtivo. Na segunda parte, aborda-se a interculturalidade, enfatizando a importância da empatia, inclusão e diálogo entre culturas, bem como o papel da escola na promoção de uma educação para a cidadania, que valorize a diversidade e forme jovens conscientes, solidários e socialmente responsáveis.
26 novembro – “A (Des)Vinculação – Do Início ao Final do Ano Letivo”
14h30 – 16h30 | Rita Começanha, BAMBUP
- Por último vamos trabalhar a (Des)Vinculação, centrando-se no desenvolvimento das competências de comunicação, gestão de conflitos e trabalho em grupo. São explorados conceitos como comunicação assertiva, escuta ativa e feedback, destacando a importância da linguagem verbal e não verbal nas relações interpessoais. A sessão também retrata os diferentes estilos comunicacionais — agressivo, passivo, manipulador e assertivo — e a sua influência na dinâmica entre pares. Na segunda parte, os participantes são convidados a refletir sobre o papel do conflito como oportunidade de crescimento, aprendendo estratégias de mediação e gestão construtiva de conflitos, bem como as etapas de desenvolvimento dos grupos e o papel do facilitador em cada fase. Por fim, são apresentadas diversas dinâmicas e técnicas de grupo voltadas para a cooperação, comunicação e resolução de problemas, reforçando a importância do trabalho colaborativo e do equilíbrio relacional no contexto do voluntariado.
Contamos com a sua presença!