Você está em: Início > Notícias > A violenta escuridão de se abeirar da luz | II Colóquio Internacional TEOTOPIAS

A violenta escuridão de se abeirar da luz | II Colóquio Internacional TEOTOPIAS

4 a 6 NOV'21

A violenta escuridão de se abeirar da luz | II Colóquio Internacional TEOTOPIAS

A violenta escuridão de se abeirar da luz

Cinquentenário do nascimento de Daniel Faria

Fundacional para a perceção e expressão do mistério, a linguagem poética é lugar de uma articulação paradoxal, nada acrescentando à representação descritiva do mundo [Ricoeur]. Encontrando-se o positivismo teológico em crise, paradigma que sempre cedeu demasiado à obsessão pela verdade, tem-se vindo a notar um crescente interesse pelo estudo teológico de produções literárias como lugares de redenção da linguagem referencial, própria do discurso tradicional da teologia. Na sua performatividade quase litúrgica, a linguagem poética aproxima o objeto do discurso teológico do seu eixo verdadeiramente referencial: “a transluminosa treva do Silêncio” [Pseudo-Dionísio Areopagita].

A Cátedra Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner, em parceria com a Faculdade de Teologia [UCP Porto] e com a Casa Comum da Universidade do Porto, organiza um colóquio no âmbito das relações entre estudos teológicos e literários, entre poesia e transcendência.

O Colóquio terá lugar na Universidade Católica Portuguesa | Porto, nos dias 5 e 6 de novembro de 2021, e dará particular atenção aos seguintes eixos temáticos: linguagem poética e linguagem teológica: continuidades e descontinuidades; linguagem poética e linguagem mística: inter[con]textualidades; linguagem poética e sagrado: aproximações estético-fenomenológicas.

No dia anterior ao início do colóqui, no dia 4 de novebro, a Casa Comum acolhe uma Conversa/recital com os poetas Miriam Reyes, Sandra Costa e Valter Hugo Mãe denominada A violenta escuridão de se abeirar da luz . A moderação estará a cargo de José Rui Teixeira.

+ INFO e programa: http://www.teotopias.org/ii-coloquio-internacional-teotopias

cartaz

Copyright 1996-2022 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-05-16 às 22:51:33 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais