Você está em: Início > Notícias > Informática no Porto de Rogério Nunes aos nossos dias

Informática no Porto de Rogério Nunes aos nossos dias

8 outubro 2020 | 14.30h

Informática no Porto de Rogério Nunes aos nossos dias

CENTENÁRIO DE ROGÉRIO NUNES |

Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto | SESSÃO EVOCATIVA | 8 de outubro de 2020 | 14.30h

“Informática no Porto de Rogério Nunes aos nossos dias” |

A sessão será transmitida online: https://www.youtube.com/watch?v=1RH4Uak_J60&feature=youtu.be |

“Antes de 1963 ninguém falava em Informática nas Universidades Portuguesas”, R. N.

Aproximava-se o fim da década e o número de portugueses que tinham contactado com um computador seria de algumas dezenas, concentrados no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), na Hidroeléctrica do Cávado (HICA) e no Banco Pinto de Magalhães (Elliot 803B).

Com a compra do NCR Elliott 4100 e os inúmeros cursos livres e cadeiras em todos os cursos leccionados na Faculdade de Ciências (que incluíam os preparatórios de Engenharia) os utilizadores atingiram alguns milhares.

Seguiu-se a compra em Lisboa de dois computadores idênticos, para o LNEC e para a Fundação Calouste Gulbenkian ficando clara a boa escolha feita por Rogério Nunes.

Resumo da sessão:

Recorda-se, com os protagonistas os primeiros momentos do primeiro computador das universidades portuguesas.

Passamos por alguns trabalhos mais modernos, mas já históricos.

Concluímos com um estado da arte (parcial).

Intervenientes:

1-António Machado e Moura (FEUP)
Autor (com António Restivo) do primeiro Livro de apoio às aulas do Professor, colega na Universidade Portucalense até à reforma do Professor.

2-Natália Tavares, Director-adjunto do Gabinete de Estudos da REN (aposentada)
Assistente do Professor nos primeiros anos com o NCR 4100……

3-Fundadores do DCC e da licenciatura em Matemática Aplicada (ramo de Ciência de Computadores).

4-Gabriel David (FEUP)
Criador do SIGARRA

5-Vitor Costa
Programação Lógica Yap Prolog e já agora de informática na Diabetes.

6-Alipio Jorge (Director do DCC)
Primeiro director do Mestrado em Data Science.

7-Luis Antunes (DCC)
Director do Centro de Competências em Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto

8- Alexandre Faro Barros
Decano dos informáticos de cujo extenso CV realço o ter feito o projecto do pórtico autoportante do Circulo Meridiano.

Organização/moderação: Corália Vicente, ICBAS, Maria do Carmo Miranda Guedes, FCUP-aposentada, António Porto, FCUP, presidente do Conselho Científico, Francisco Calheiros, FEUP-DEC-aposentado

CARTAZ

Contacto: cultura@reit.up.pt

Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas