Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Monstros Marinhos | Exposição

Notícias

Monstros Marinhos | Exposição

5 JAN a 27 FEV' 21

Monstros Marinhos | Exposição REITORIA DA U.PORTO (PÓRTICO DE ENTRADA)

ENTRADA LIVRE

Horário: segunda-feira a sexta-feira das 10h00 às 17h30 e sábado das 10h00 às 13h00


A exposição Monstros Marinhos, com curadoria de José Teixeira, é organizada no âmbito das comemorações dos 20 anos do CIIMAR e da campanha Ocean Action, e é composta por numerosas esculturas construídas pelo artista Ricardo Nicolau de Almeida com plásticos apanhados nas praias do grande Porto. 

A exposição recorre a estes materiais para recriar um fundo do mar composto por grandes criaturas imaginárias, coloridos monstros marinhos que invadem o nosso Oceano, construir um conjunto de figuras e máscaras humanas que compõe a “sala dos idiotas”, e compilar um sem número de pequenas instalações e peças de cariz quase museológico, que utilizam a história individual e a natureza de colecionismo de cada uma das peças de plástico, jogos de cor e de forma, a repetição e quantidade esmagadora de diferentes objetos de uso diário, para alertar para um problema de dimensões alarmantes.

A exposição retrata um admirável novo normal, em que o plástico passou a fazer parte integrante dos ecossistemas aquáticos. O exercício de recolha e análise, transforma-se num processo criativo de auto-conhecimento e auto-crítica. Estes monstros marinhos pretendem atuar ao nível das sensações e emoções dos visitantes, e incentivar assim a reflexão crítica sobre o nosso contributo para problema do lixo marinho e a necessidade da adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis.

Cartaz

Contacto: cultura@reit.up.pt
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-04-14 às 15:03:22 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais