Resumo (PT):
O objetivo deste estudo foi identificar e caracterizar os mecanismos de relação trabalho-
família (RTF) em docentes do Ensino Básico, percebendo se existem diferenças nos mesmos
em função do sexo, idade, filhos, nível de ensino e tipo de ensino dos docentes. Pretendeu-
se ainda perceber a influência da pandemia de COVID-19 na RTF e quais foram as
influências positivas e negativas desta pandemia percecionadas pelos docentes a este nível.
Deste modo, neste estudo exploratório, com metodologia mista, foram recolhidos dados
através de um questionário disponibilizado online. A amostra do estudo é composta por 334
docentes (265 mulheres e 63 homens) do 1.º Ciclo, 2.º Ciclo e/ou 3.º Ciclo do Ensino Básico
que lecionam no Ensino Público (81.9%, f = 272) e/ou no Ensino Particular e Cooperativo
(15.7%, f = 52) em Portugal, com idades entre os 22 e 66 anos (M = 47.62, DP = 7.68).
Concluiu-se que os docentes do Ensino Básico experienciam conflito trabalho-família
(CTF), nomeadamente CTF baseado no tempo e na tensão, e dificuldades ao nível da
segmentação entre os papéis profissional e familiar. A RTF foi influenciada pela pandemia
de COVID-19 de forma negativa, contudo foram identificadas influências positivas e
negativas da pandemia na RTF. O sexo dos docentes e o tipo de ensino em que lecionam
influenciam a RTF, sendo que as mulheres e os docentes do ensino público registam valores
estatisticamente significativos mais altos de CTF. Não se encontraram diferenças
estatisticamente significativas na CTF considerando os fatores idade, ter filhos, e níveis de
ensino lecionados (1.º Ciclo, 2.º Ciclo e 3.º Ciclo do Ensino Básico).
Idioma:
Português
Nº de páginas:
61