Você está em: Início > Notícias > 250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto

250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto

De 19 de abril a 30 de julho

De 19 de Abril a 30 de Julho, no âmbito do Centenário da Universidade do Porto, realizar-se-á no edifício da Reitoria da U.Porto a exposição "250 Anos da Criação da Aula Náutica do Porto". A Aula de Náutica do Porto foi criada por alvará régio de 30 de Julho de 1762. Esta Aula tinha como objetivo preparar marinheiros que conduzissem as fragatas e navios comerciais ─ capitães, pilotos, sota-pilotos e contramestres ─ podendo frequentá-la oficiais da marinha e quaisquer outras pessoas que quisessem aplicar-se aos estudos da ciência náutica. A Junta Administrativa da Companhia Geral de Agricultura das Vinhas do Alto Douro era responsável pela funcionamento da Aula e pela cobrança dos impostos que a sustentavam. Pilotos formados na Aula Náutica integraram as tripulações dos navios mercantes que rumavam ao Brasil e ao Mar Báltico. O comércio nacional com a Rússia e o tratado de amizade, navegação e comércio (1787), entre a rainha D. Maria I e a imperatriz D. Catarina II, foram estimulados pelas atividades comerciais de navios que saíam do Porto e levavam a bordo mercadores e pilotos portuenses. Era nesta altura lente de Náutica José Monteiro Salazar, que além de piloto foi autor de cartas náuticas. Nesta exposição serão exibidos documentos ligados às atividades da Aula, vários instrumentos náuticos, dois globos de grande valor e raridade, e um valioso conjunto de cartas náuticas dos séculos XVII e XVIII. Os globos serão expostos ao público pela primeira vez, após o seu recente restauro. A inauguração da exposição ocorrerá às 17 h do dia 19 de Abril com uma sessão onde serão apresentadas breves comunicações sobre a Aula Náutica, os globos e o seu restauro, a que se seguirá uma visita guiada. Esta exposição é organizada pelo Museu de Ciência da U.Porto. (Detalhe da carta náutica em pergaminho de José Monteiro Salazar, datada de 1777)
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 10:07:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias