Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Formação Interna > Detalhe da Acção de Formação

Detalhe da Acção de Formação

PROTECÇÃO INTEGRADA DA VINHA :: CURSO ON-LINE

Detalhe da Acção

Tipo: Acção Externa
Introdução: Calendário: 6 de Junho a 4 de Julho de 2008
Duração: 37 horas
ECTS: 1 crédito ECTS
Coordenação científica: Profa. Doutora Ana Aguiar (aaguiar@fc.up.pt)

APRESENTAÇÃO
A viticultura, actividade que envolve muitos portugueses, é para alguns profissão e, para muitos, actividade secundária ou de fim-de-semana. Das várias tarefas (operações culturais) a protecção é provavelmente para o viticultor de fim-de-semana a mais difícil. Mesmo quando há um técnico local que efectua a estimativa do risco e tomada de decisão, o viticultor questiona-se se o diagnóstico terá sido bem feito, se o tratamento seria realmente necessário e se o produto fitofarmacêutico escolhido foi o mais indicado. Na dúvida trata-se. O conhecimento dos sinais e sintomas, da biologia da praga ou do agente causal da doença e das condições climáticas que lhe são favoráveis, permitirá àqueles que frequentarem este curso um melhor acompanhamento da tomada de decisão e poderá evitar tratamentos desnecessários.
Objectivos: OBJECTIVOS
Com este curso pretende-se fornecer informação base de protecção da vinha e indicações de bibliografia e sites da especialidade para obtenção de informação adicional.

DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a um público alargado que poderá incluir todos aqueles que pretendem aprofundar os conhecimentos científicos na área da protecção integrada da vinha. Os candidatos deverão ter formação académica superior.
Destinando-se prioritariamente a um público que não faz da viticultura a sua profissão, poderão ser aceites viticultores que pretendem actualizar os conhecimentos.

REQUISITOS
Os alunos deverão ter acesso a computador com ligação à Internet e conhecimentos de informática na óptica do utilizador.
Programa: PLANO DE ESTUDOS
Os temas a leccionar incluem o estudo dos inimigos da vinha e meios de luta. Para cada praga-chave (traça da uva, cicadelídeos e ácaros) e doença-chave (míldio, oídio e podridão cinzenta) serão estudadas a bioecologia, sintomas, estragos, estimativa do risco, tomada de decisão e meios de luta. Questões sobre outros inimigos da vinha que suscitem interesse aos participantes (por exemplo a filoxera pelo interesse histórico ou a cochonilha algodão pela actualidade) poderão ser abordadas. Serão referidos os meios de luta em protecção integrada e em agricultura biológica.

TEMAS
1. Míldio
2. Cigarrinha verde
3. Oídio
4. Traça da uva
5. Podridão cinzenta
6. Ácaros
7. Auxiliares
8. Estratégias
9. Cochonilhas
10. Filoxera

FUNCIONAMENTO DO CURSO
Trata-se de um curso inovador pela forma como é leccionado pelos objectivos pretendidos e público-alvo. O curso terá uma aula inicial no dia 6 de Junho de 2008 das 18h30 às 20h00, na sala de formação (328) da Reitoria da U.Porto, Praça Gomes Teixeira. A participação nesta aula de apresentação de pessoas e metodologias não é obrigatória.
A parte dada pela Internet decorrerá durante 4 semanas sendo que nas 3 primeiras semanas serão disponibilizados os conteúdos, leituras complementares, testes de auto-avaliação e estará aberto um fórum de discussão. Na quarta semana não serão propostas matérias novas mas o fórum continuará aberto para novas questões ou dúvidas e consolidação da matéria sendo ainda proposta uma aula presencial para diagnóstico no laboratório de protecção de plantas do Campus Agrário de Vairão. Caso o aluno não tenha possibilidade de estar presente poderá enviar o material por correio sendo usado o fórum para divulgação do diagnóstico e comentários. Este curso exige cerca de 8 horas por semana de estudo.
Resumo: AVALIAÇÃO DE CONHECIMENTOS E CERTIFICAÇÃO
Em cada semana haverá um teste de auto-avaliação a efectuar pela Internet. No final haverá um teste de avaliação em data marcada no início do curso e com tempo limite. O aluno deverá ter respondido de forma correcta a mais de 50% das questões.

Através da plataforma ficarão registados os acessos de cada aluno. Além do acesso aos conteúdos e aos testes de avaliação, os alunos devem participar nos fóruns sendo exigido que participem activamente em pelo menos ¾ dos fóruns.

PROCESSO DE CANDIDATURA AO CURSO
Enviar ficha de candidatura para:
Reitoria da U.Porto
A/C Joana Coutinho
Unidade de Educação Contínua
Praça Gomes Teixeira
4099-002 Porto

A ficha de candidatura deverá ser acompanhada de um texto de uma página, em que o aluno manifeste as suas motivações para frequentar o programa, assim como do curriculum vitae.
O curso terá um número máximo de 12 candidatos. No caso de haver número superior de candidatos, os critérios de selecção a considerar serão os seguintes: diversidade de formação; texto de motivação; ordem de chegada.

INSCRIÇÕES NO CURSO
Após o período de análise das candidaturas, e respectiva confirmação junto dos candidatos, as inscrições estão abertas até 28 de Maio de 2008.

PROPINA: 150 EUROS
Mais Informações: Profa. Doutora Ana Álvares Ribeiro Marques de Aguiar - Tel. 252-660425 - E-mail: aaguiar@fc.up.pt
Joana Coutinho - Tel. 220408053 - E-mail: joana.coutinho@reit.up.pt
Género: Acção de Formação
 
Instituição: U.Porto
Estado Actual: Prevista
Data do Estado: 2007-01-18
Local: A realizar na Instituição especificada
Custo: 150 €
Data de Início: 2007-06-01
Horas de Duração: 34
Número de Participantes: 12
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2008-09-09 I  Página gerada em: 2019-02-20 às 22:17:32 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais