Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > “Anda lá fora”: um olhar sobre as inter-relações, crianças, natureza e educação
Publication

“Anda lá fora”: um olhar sobre as inter-relações, crianças, natureza e educação

Title
“Anda lá fora”: um olhar sobre as inter-relações, crianças, natureza e educação
Type
Thesis
Year
2020-07-16
Authors
Renata Soares Motta
(Author)
FPCEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Scientific classification
FOS: Social sciences > Educational sciences
Other information
Resumo (PT): Realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Educação, Comunidade e Mudança Social, a presente dissertação busca perceber como as crianças exercem agência num contexto educativo que valoriza as materialidades, os elementos naturais e o brincar. Num diálogo entre Estudos da Educação de Infância contemporânea, Estudos Críticos da Infância, Novos Materialismos, ecofeminismos e abordagens pós- humanistas relativas à natureza, atenta-se às inter-relação crianças, natureza e educação e busca-se compreender como se dá a práxis pedagógica das educadoras nesses espaços educativos; como as crianças vivem as suas experiências; como se relacionam, apropriam e ressignificam os espaços frequentados e isso se intersecciona com essa materialidade; como praticam as suas oportunidades de participação e agência na produção da sua cultura lúdica, especialmente quando encontram, exploram e brincam com os materiais e outros seres vivos em espaços naturais. No decorrer de 8 meses foi realizada uma investigação de inspiração etnográfica com crianças de 2 a 6 anos, educadoras e variados seres vivos. A partir da análise de conteúdo de notas de terreno, entrevistas com as educadoras, com recurso a fotografias e vídeos, é possível afirmar que i) há uma valorização, por parte das educadoras, do contato com a natureza, da autonomia e do brincar livre, vistos como propulsores de aprendizagens significativas; ii) alguns lugares estão mais suscetíveis à influência adulta; iii) as educadoras pouco interferem no brincar das crianças que acontece “lá fora”; iv) as crianças preferem estar “lá fora”, têm amplas possibilidades de exercer agência espacial e construírem espaços das crianças; v) as materialidades dos variados espaços influenciam a maneira como educadoras e diferentes grupos de crianças se inter-relacionam com elas e criam uma cultura própria entre seus/as pares; vi) encontros entre crianças e seres vivos podem esfumar as linhas divisoras que nos separa da natureza. Olhar para as inter-relação entre crianças e natureza em contextos educativos possibilita vislumbrar uma EI mais situada e respeitosa dos ritmos das crianças e da própria natureza, mais consciente de como essas relações com natureza as afetam, são afetadas por elas e interferem no seu lugar em um mundo que não é apenas sobre nós humanos/as.
Language: Portuguese
No. of pages: 129
Documents
File name Description Size
Apêndices Apêndices 7911.61 KB
ANDA LÁ FORA - UM OLHAR SOBRE AS INTER-RELAÇÕES CRIANÇAS, NATUREZA E EDUCAÇÃO RENATA SOARES MOTTA “Anda lá fora”: um olhar sobre as inter-relações, crianças, natureza e educação 13361.20 KB
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-04-25 21:32:45 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal