Resumo (PT):
Realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Educação,
Comunidade e Mudança Social, a presente dissertação busca perceber como as crianças
exercem agência num contexto educativo que valoriza as materialidades, os elementos
naturais e o brincar. Num diálogo entre Estudos da Educação de Infância contemporânea,
Estudos Críticos da Infância, Novos Materialismos, ecofeminismos e abordagens pós-
humanistas relativas à natureza, atenta-se às inter-relação crianças, natureza e educação e
busca-se compreender como se dá a práxis pedagógica das educadoras nesses espaços
educativos; como as crianças vivem as suas experiências; como se relacionam, apropriam e
ressignificam os espaços frequentados e isso se intersecciona com essa materialidade; como
praticam as suas oportunidades de participação e agência na produção da sua cultura lúdica,
especialmente quando encontram, exploram e brincam com os materiais e outros seres vivos
em espaços naturais.
No decorrer de 8 meses foi realizada uma investigação de inspiração etnográfica com
crianças de 2 a 6 anos, educadoras e variados seres vivos. A partir da análise de conteúdo de
notas de terreno, entrevistas com as educadoras, com recurso a fotografias e vídeos, é
possível afirmar que i) há uma valorização, por parte das educadoras, do contato com a
natureza, da autonomia e do brincar livre, vistos como propulsores de aprendizagens
significativas; ii) alguns lugares estão mais suscetíveis à influência adulta; iii) as educadoras
pouco interferem no brincar das crianças que acontece “lá fora”; iv) as crianças preferem
estar “lá fora”, têm amplas possibilidades de exercer agência espacial e construírem espaços
das crianças; v) as materialidades dos variados espaços influenciam a maneira como
educadoras e diferentes grupos de crianças se inter-relacionam com elas e criam uma cultura
própria entre seus/as pares; vi) encontros entre crianças e seres vivos podem esfumar as
linhas divisoras que nos separa da natureza. Olhar para as inter-relação entre crianças e
natureza em contextos educativos possibilita vislumbrar uma EI mais situada e respeitosa
dos ritmos das crianças e da própria natureza, mais consciente de como essas relações com
natureza as afetam, são afetadas por elas e interferem no seu lugar em um mundo que não é
apenas sobre nós humanos/as.
Language:
Portuguese
No. of pages:
129