Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Notícias > Óscar Lopes e a linguagem: um olhar de cientista | Conferência por Inês Duarte

Óscar Lopes e a linguagem: um olhar de cientista | Conferência por Inês Duarte

7 de junho | 16H00

Óscar Lopes e a linguagem: um olhar de cientista | Conferência por Inês Duarte

 

Óscar Lopes e a linguagem: um olhar de cientista

Confrerência por Inês Duarte

Desde os seus tempos de estudante, Óscar Lopes manteve a firme convicção de que, sem formalização lógico-matemática, não poderia haver conhecimento científico sobre a linguagem humana, mas apenas “metafísica gramatical” (Óscar Lopes, 1947). Cientista obrigado a “um trabalho quase todo feito isoladamente, sem a colaboração de um seminário de investigação interdisciplinar” (Óscar Lopes, 1972), a sua Gramática simbólica do português, marca reconhecidamente o início da Linguística “moderna” em Portugal.

ENTRADA LIVRE

__________________

Sobre a Figura Eminente

Prof. Doutor Óscar Lopes

Professor Catedrático, Diretor da Faculdade de Letras e Vice-reitor da Universidade do Porto, linguista, crítico e historiador literário, autor de vasta obra ensaística, Óscar Lopes (1917- 2013) foi um intelectual marcante e um cidadão interventivo da segunda metade do século XX. Constitui um nome de referência da Faculdade de Letras e da Universidade do Porto, na qual foi fundador do Centro Linguística (CLUP) e ensinou entre Abril de 1974, momento em que lhe foi permitido aceder ao magistério universitário, e a sua jubilação em 1987.
Uma formação multifacetada, cobrindo simultaneamente os domínios da linguística, da música, da história, das línguas clássicas e modernas, da filosofia e da literatura e uma viva curiosidade intelectual conduziram Óscar Lopes ao constante diálogo interdisciplinar com múltiplos saberes (lógica, neurociência, física, matemática).
Foi um humanista e um sábio de muitos saberes.

Consulte o PROGRAMA das comemorações.

 

Informações: cultura@reit.up.pt

convite

Recommend this page Top
Copyright 1996-2019 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2019-04-21 15:50:46