Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Notícias > Paula Guerra à Conversa com... Olavo Lüpia

Paula Guerra à Conversa com... Olavo Lüpia

16 JAN'20 | 21:30

Paula Guerra à Conversa com... Olavo Lüpia Casa Comum (Reitoria da U.Porto)

ENTRADA LIVRE


No próximo dia 16 de janeiro pelas 21:30, a Casa Comum da Reitoria da U.Porto vai acolher uma conversa sobre música entre a Paula Guerra e Olavo Lüpia.

"As canções são coisas realmente muito interessantes para se fazer com o ar...", Tom Waits

Partindo deste mote, Olavo Lüpia, um colectivo musical do Porto, vive da busca de boas cantigas, seja em que forma ou estilo elas possam surgir ou crescer: na verdade, parte da graça da banda vive do facto dos seus seis membros, com gostos e influências diferentes, pensarem e arranjarem as canções de forma conjunta, em dialéctica contínua.

_______________

Sobre Olavo Lüpia:

A banda começa em 2012, ainda apenas com o Tó (António Alves da Fonseca) na guitarra e na voz, que desta forma se apresentou na edição de 2013 do Festival Termómetro.
O Berto juntou-se no baixo e desenho sonoro (2013), Tó-Bé entrou depois (2014) na bateria, percussões e vozes, sendo logo em seguida adicionadas a Maria João e a Graça nas vozes e, mais tarde, o João Nuno ajuda nas teclas e na guitarra (2015). A formação só se alterou em 2017, quando a Sara se juntou ao coletivo para as vozes, substituindo a Graça.

Em 2015, elementos da banda colaboraram na composição, arranjos e gravação da canção “Christmas in Porto”, lançada pela editora Sister Ray.

No final de 2019, a banda lança o seu primeiro EP, “Yours To Take”, em que são visíveis influências diferenciadas, que vão do blues e do rock ao country ou à soul, sobressaindo o foco na escrita de canções e a elegância dos arranjos musicais.

Formação:

António Alves da Fonseca (Tó) – guitarras e vozes;

António Carvalho (Tó-Bé) – bateria, percussões e voz;

Berto Pinheiro – baixo e produção musical;

João Nuno Brochado – teclas e guitarra;

Maria João Leite – voz e percussão;

Sara Macedo – voz.

[Graça Barreto – voz]

_______________

Sobre Paula Guerra:

Paula Guerra é Doutora em Sociologia e Professora no Departamento de Sociologia Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) e defendeu a 28 de Janeiro de 2011 a sua tese de Doutoramento “A instável leveza do rock – Géneros, dinâmica e consolidação do rock alternativo em Portugal de 1980 a 2010” que demorou seis anos a ser construída e envolveu “209 entrevistas de profundidade, das quais 11 são histórias de vida de músicos marcantes”. Rui Reininho, Alexandre Soares, Adolfo Luxúria Canibal, João Peste, Xana e Pedro Ayres Magalhães são alguns dos entrevistados. É desde 2014, coordenadora e fundadora da KISMIF Conference.


+Olavo Lüpia:

 https://olavolupia.bandcamp.com/

 https://songwhip.com/album/olavo-lupia/yours-to-take

https://www.youtube.com/watch?v=U0jD0dDJfgo&list=OLAK5uy_mvSc98Y99OrwWGoZaQyL4dpiG2A4mXwfs


cartaz


Contacto:cultura@reit.up.pt

Recommend this page Top
Copyright 1996-2020 © Reitoria da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2020-03-30 18:46:24