Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Requerimentos online

Requerimentos online


01 de junho a 22 de julho de 2020
até 22 de Julho de 2020, o estudante poderá preencher o requerimento, e acompanhar o estado do seu pedido no SIGARRA.
Todo o processo de validação, aceitação ou rejeição do pedido, é gerido pelo módulo "Requerimentos" através de notificações que são enviadas aos vários intervenientes.

COMO ACEDER AO MÓDULO REQUERIMENTOS:

  1. Autenticação no Sistema de Informação (SIGARRA do ICBAS);
  2. Acesso à página pessoal (clicar no seu nome);
  3. No centro da página, plano estudos, clicar na Lupa (sinal +) para abrir as opções;
  4. No menu do lado direito clicar em "Requerimentos";
  5. Opções - clicar em "Novo Requerimento";
  6. Tipo de Requerimento - Selecionar o requerimento pretendido e clicar em continuar;
  7. Exposição - clicar em submeter.

Tipos de Requerimentos online:
  • Exames COVID-19

QUEM DEVE FAZER O REQUERIMENTO

  1. Todos os estudantes que por razões válidas não puderem estar presentes no ICBAS, nos dias e às horas marcadas para os exames presenciais.
  2. Todos os estudantes que não tiverem condições nos seus domicílios atuais para efetuarem um exame à distância.

RAZÕES VÁLIDAS

No caso dos estudantes enquadrados na alínea a), entende-se por razão válida:

  1. Os estudantes encontrarem-se, atualmente, no seu domicílio de origem, nos arquipélagos dos Açores ou Madeira e esta situação deverá ser devidamente comprovada por declaração da junta de freguesia.
  2. Os estudantes Estrangeiros que tenham regressado ao seu domicílio de origem e esta situação deverá ser devidamente comprovada por documento idóneo;
    1. Os estudantes pertencerem a grupos de risco;
    2. Os estudantes viverem com familiares que pertencem a grupos de risco;
    3. Os estudantes estarem em quarentena ou serem positivos para o COVID-19.
    As situações em i, ii, iii deverão ser devidamente comprovadas por declaração da USF da zona da sua habitação.
Para comprovação das situações supra mencionadas, devem as declarações referidas em 1) , 2) e 3) serem apensas ao requerimento.

ESCLARECIMENTO

Os estudantes enquadrados na alínea b) devem, simplesmente, requerer que lhes seja permitido deslocarem-se ao ICBAS, nos dias e às horas dos seus exames à distância para aí lhes serem facultadas as condições para efetuarem o seu exame.

Todos os requerimentos devem dar entrada com pelo menos 72 horas antes do primeiro exame a que se refere o requerimento



Todo o processo de validação, aceitação ou rejeição do pedido, é gerido pelo módulo "Requerimentos" através de notificações que são enviadas aos vários intervenientes.

1º Ciclo (Licenciatura) e Mestrados Integrados

Obrigatório:mencionar o nome e código da unidade curricular e a época de exames em que pretendem realizar o exame de melhoria de nota: época normal ou época de recurso

Os estudantes que pretendam efetuar inscrição em exames para melhoria de classificação nas épocas normal e de recurso (unidades curriculares do 2º semestre e anuais), devem efetuar o pedido através do SIGARRA - ICBAS a partir de 1 de junho/2020 até três dias úteis antes da data do exame definido no calendário de exames disponível no site do ICBAS. Não são autorizadas as anulações dos pedidos de inscrição em exames de melhoria de nota.

Condições de inscrição:

  • Os estudantes devem efetuar o pagamento dos emolumentos relativos às inscrições em exame para melhoria de classificação (inscrição em exame para melhoria de classificação - por cada unidade curricular 12¤) por MB (criar referências na conta corrente);
  • Só poderão realizar inscrição em exames para melhoria de classificação se cumprirem os requisitos previstos no artigo 17º do “Regulamento geral para avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da U.Porto (Despacho nº1535/2018 de 13/02)” e no artigo 18º do Regulamento “Avaliação dos discentes de primeiros ciclos, de ciclos de estudos integrados de mestrado e de segundos ciclos da Universidade do Porto” do Conselho Pedagógico do ICBAS;
  • Em relação à situação das propinas, os estudantes têm que reunir as condições mencionadas no nº3 do artigo 7º do “Regulamento nº 693/2019 de 04/09 - Alteração do Regulamento de Propinas da UP”.

Deverá seguir os passos:

  1. Autenticar-se no SIGARRA do ICBAS (https://sigarra.up.pt/icbas/pt/web_page.Inicial);
  2. Aceder à sua página pessoal (Clicar no seu nome);
  3. Clicar em "Requerimentos" que se encontra no menu do lado direito;
  4. Escolher tipo de requerimento - “Inscrição em Exames - Melhoria de Classificação”;
  5. Selecionar a unidade curricular e para a inserir clicar no sinal “ + ”.



O requerimento é efetuado online utilizando o módulo Requerimentos, e decorrerá de 17 de junho a 29 de julho de 2020.
De acordo com o artigo 13º do Regulamento Pedagógico e de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes do ICBAS:
  1. “Havendo sobreposição de provas de avaliação final (independentemente da sua natureza), o estudante deverá realizar a prova da unidade curricular mais atrasada do plano curricular, solicitando comprovativo de presença.
  2. O estudante no prazo de dois dias úteis, deve entregar nos serviços académicos um comprovativo de presença que ateste a referida sobreposição, para que seja marcada uma nova data para a prova a que faltou. O estudante terá direito à marcação de um exame especial, num período nunca inferior a dois dias úteis.
  3. A norma anterior aplica-se também a exames de melhoria de classificação, se o problema se verificar tanto em época Normal como na época de Recurso.
  4. Entende-se por sobreposição de provas a realização de um exame num mesmo dia e com lugar a sobreposição de horas. “
Para poder requerer exame por sobreposição, o estudante terá obrigatoriamente que se apresentar ao exame da unidade curricular mais atrasada do Plano de Estudos, se o exame for presencial, deve anexar o documento "declaração presença em exame", se for pelo Moodle, os Serviços Académicos confirmam com o Regente, a presença do estudante no exame.
Este requerimento tem que ser feito obrigatoriamente no prazo de dois dias úteis a partir da falta. Devendo, para o efeito, referir a unidade curricular que faltou por sobreposição, bem como a unidade curricular que se apresentou a exame.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2020-06-22 I  Página gerada em: 2020-07-06 às 11:10:01 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais