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Caro Membro da Comunidade Académica,

Existindo algumas dúvidas recorrentes sobre o procedimento de comunicação de situação de isolamento ou caso confirmado no ICBAS, vimos pelo presente recordar o seguinte.
  • caso tenha conhecimento de um caso confirmado com o qual tenha contactado e não tenha sido ainda contactado por autoridade de saúde, deverá ligar de imediato e em primeiro lugar para a linha de Saúde24 (808242424). Apenas com indicação desta entidade, poderá iniciar isolamento;
  • se receber indicação para isolamento ou seja caso confirmado de infeção por SARS-COV-2, deve comunicar a sua situação ao ICBAS para o e-mail covid19@icbas.up.pt. A informação a prestar deverá necessariamente incluir a data de início de isolamento; a data previsível de término; e a informação da data previsível de teste (caso tenha indicação para a sua realização). Em anexo, deverá remeter-nos a declaração provisória de isolamento profilático emitida pela Saúde24, sendo que esta declaração serve como justificação da ausência às atividades letivas;
  • os estudantes que se encontrem a frequentar o Ciclo Clínico do Mestrado Integrado em Medicina e recebam resultado positivo para a SARS-COV-2, deverão informar, igualmente, o Departamento de Ensino Pré-Graduado, através do e-mail secdireccao.depg@chporto.min-saude.pt. Na sua mensagem, deverão constar os seguintes elementos: em que dia realizou o teste e soube o resultado; e qual foi o último dia em que esteve em contacto com os seus colegas de turma e docentes. Tendo em conta que os estudantes a frequentar este ciclo devem ser equiparados a profissionais de saúde por frequentarem o ambiente hospitalar, segundo os números 53.º e 54.º da Norma 004/2020, de 14 de outubro, necessitam de um teste negativo ou 20 dias de isolamento sem utilização de antipiréticos nos últimos 3 dias consecutivos para o regresso da atividade letiva;
  • o Interlocutor do ICBAS informará:
    • no caso dos estudantes, via Serviços Académicos, os regentes das UCs nas quais o estudante se encontra inscrito;
    • no caso dos trabalhadores, via Serviço de Recursos Humanos, a direção do Departamento/ Serviço e o Conselho Pedagógico;
  • a justificação das faltas deverá ser validada pelo envio, para o e-mail covid19@icbas.up.pt , da declaração de isolamento profilático, ou de atestado do médico assistente. A não apresentação da referida documentação implicará a invalidade das faltas justificadas;

Se, após a comunicação de início de isolamento profilático, existir alguma alteração do seu quadro clínico (por exemplo, se receber resultado positivo, aumento do período de isolamento ou alta médica por parte de delegado de saúde antes do período previsto), deverá realizar nova comunicação.

Estaremos disponíveis para prestar os esclarecimentos adicionais que considerem necessários e aproveitamos para reiterar a importância de todos(as) mantermos os cuidados imprescindíveis à segurança e saúde de todos.

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