Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Prémios Escolares

Prémios Escolares

 

"PRÉMIO ICBAS" PARA OS MELHORES ESTUDANTES DE LICENCIATURA E MESTRADOS INTEGRADOS

O Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS) atribui, anualmente, o "Prémio ICBAS" a cada um dos estudantes que concluíram a sua formação com a média final mais elevada, abrangendo as Licenciaturas e os Mestrados Integrados ministrados na Instituição: Bioquímica, Ciências do Meio Aquático, Bioengenharia, Medicina Veterinária e Medicina O prémio será atribuído aos estudantes que tenham obtido a classificação média final mais elevada, arredondada até às décimas, tendo em conta os registos oficiais, à data de 30 de Setembro e relativamente ao ano lectivo anterior. Os prémios são atribuídos anualmente pelo Conselho Pedagógico. A lista de premiados deverá ser comunicada anualmente ao Conselho Directivo, até ao dia 31 de Outubro. Os prémios deverão ser entregues em cerimónia pública.

 

Enquadramento e Regulamentação

O Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), a partir do ano lectivo de 2010/11, continua com a iniciativa de atribuir prémios de mérito escolar em unidades curriculares específicas leccionadas neste Instituto, distinguindo assim os estudantes com a classificação mais elevada a uma dada unidade curricular ou grupo de unidades curriculares. Os prémios são atribuídos anualmente, mas referindo-se ao ano lectivo anterior (ou anteriores quando aplicável).

Estes prémios têm a designação de personalidades internas ou externas ao ICBAS que se tenham distinguido de forma reconhecida, nomeadamente na actividade docente ou de investigação, na área de leccionação de uma unidade curricular que faça parte do currículo lectivo das Licenciaturas/Mestrados Integrados ministradas no Instituto. Pretende-se homenagear em particular docentes do ICBAS que tenham terminado a sua carreira lectiva por jubilação. Poderão os prémios ser também designados de modo a reconhecer eventuais patrocinadores dos mesmos, sejam eles pessoas ou entidades.

Os prémios são propostos e instituídos pelo Conselho Pedagógico do ICBAS, ou sendo propostos por outras entidades ou pessoas, terão de ser aprovados por aquele Órgão de Gestão. Este deverá divulgar publicamente, no início de cada ano lectivo ou no início do 2º semestre, a listagem dos prémios e respectivas unidades curriculares envolvidas, sempre que houver alguma alteração aos mesmos (senão vigora a lista do ano lectivo anterior).

A listagem dos prémios instituídos pelo Conselho Pedagógico deverá ser comunicada ao Conselho Executivo e ao Conselho Científico. Embora se pretenda que os prémios sejam sobretudo simbólicos, eles terão de ser materializados por um diploma e por uma oferta, pecuniária ou não, sendo esta definida anualmente pelo Conselho Executivo do ICBAS, consoante as disponibilidades e patrocinadores existentes a dado momento. Os prémios são atribuídos anualmente pelo Conselho Pedagógico. A decisão deverá ser comunicada anualmente ao Conselho Directivo, até ao dia 31 de Outubro. Os prémios deverão ser entregues em cerimónia pública. Sempre que possível, a entrega será feita pela personalidade a quem o prémio pretende homenagear.

São candidatos todos os estudantes que frequentaram com aproveitamento a unidade curricular ou grupo de unidades curriculares para as quais se tenha instituído o prémio. O estudante terá de estar inscrito no ano curricular seguinte ao da unidade curricular ou das unidades curriculares em apreciação. O prémio será atribuído aos estudantes que tenham obtido a classificação mais elevada, arredondada até às décimas, à unidade curricular ou grupo de unidades curriculares relevantes para o prémio. Para tal, ter-se-á em conta os registos oficiais e a informação recolhida junto dos regentes das unidades curriculares envolvidas, à data de 30 de Setembro, e relativamente ao ano lectivo anterior à atribuição de cada prémio. Em caso de igualdade deve ser atribuído o prémio ao estudante que até àquela data:

  1. tenha maior número de unidades curriculares efectuadas;
  2. obtenha melhor classificação média, arredondada até às décimas, no conjunto das unidades curriculares feitas. Em caso de nova igualdade deverá atribuir-se o prémio em ex-equo.

O seu âmbito de aplicação integra todas as unidades curriculares do ICBAS. As dúvidas e os casos omissos serão avaliados e decididos pelo Conselho Pedagógico do ICBAS.

Porto e ICBAS, 01 de Junho de 2011.

A Presidente Conselho Pedagógico do ICBAS - Prof. Doutora Corália Vicente

LISTA DOS "PRÉMIO ICBAS" PARA OS MELHORES ESTUDANTES DE LICENCIATURA E MESTRADOS INTEGRADOS

  • MEDICINA VETERINÁRIA
    PRÉMIO ICBAS - MEDICINA VETERINÁRIA - Atribuído à melhor classificação média final do curso de Medicina Veterinária.
  • CIÊNCIAS DO MEIO AQUÁTICO
    PRÉMIO ICBAS - CIÊNCIAS DO MEIO AQUÁTICO - Atribuído à melhor classificação média final do curso de Ciências do Meio Aquático.
  • BIOQUIMICA
    PRÉMIO ICBAS - BIOQUÍMICA - Atribuído à melhor classificação média final do curso de Bioquímica.
  • BIOENGENHARIA
    PRÉMIO ICBAS – BIOENGENHARIA (não atribuído até à presente data, porque só no ano 2010/2011 é que há concluídos). - Atribuído à melhor classificação média final do curso de Bioengenharia.
  • MEDICINA
    1. PRÉMIO HOSPITAL GERAL DE SANTO ANTÓNIO (CENTRO HOSPITALAR DO PORTO)
      Atribuído de entre as 2 melhores médias finais, a melhor média aritmética do 4.º, 5.º e 6.º anos.
    2. PRÉMIO ICBAS
      Atribuído de entre as 2 melhores médias finais, a melhor média aritmética do 1.º, 2.º e 3.º anos.
    3. PRÉMIO EXTRAORDINÁRIO ICBAS – MENÇÃO HONROSA
      Atribuído à 2ª melhor classificação do curso, quando o prémio HGSA e o prémio ICBAS é atribuído ao mesmo estudante.
    4. PRÉMIO PATRONO ROTATIVO
      Atribuído à 3ª melhor classificação final de curso. Em caso de empate, será atribuído ao estudante com melhor média do 4.º, 5.º e 6.º anos. Persistindo o empate, será atribuído ao estudante com a média mais elevada do 6.º ano.
    5. PRÉMIO SANTA CASA DA MISERICÓRDIA -
      Atribuído à 4.ª melhor classificação final de curso.
    6. PRÉMIO DOUTOR JOÃO DE MELO
      Atribuído à melhor média das unidades curriculares de Medicina, de acordo com a seguinte formula: • SMC I + SMC II + Med. I + Med. II = “X”: 4 = “Y” + Med. (6.º ano) = “Z” : 2 = ____

 

LISTA DOS PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR ATRIBUÍDOS ÀS UNIDADES CURRICULARES OU GRUPOS DE UNIDADES CURRICULARES LECCIONADAS NO ICBAS

  • PRÉMIO "PROFESSOR NUNO GRANDE - ANATOMIA MÉDICA"
  • Atribuído ao estudante que, estando inscrito no 3º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tenha obtido a melhor classificação média às unidades curriculares de: "Anatomia Sistemática I", "Anatomia Sistemática II", "Neuroanatomia" e "Anatomia Clínica".
  • PRÉMIO "PROFESSOR NUNO GRANDE - ANATOMIA VETERINÁRIA"
  • Atribuído ao estudante que, estando inscrito no 3º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária, tenha obtido a melhor classificação média às seguintes unidades curriculares: "Anatomia Sistemática I", "Anatomia Sistemática II" e "Anatomia Clínica".
  • PRÉMIO "PROFESSOR OLIVEIRA TORRES"
  • Atribuído ao estudante que, estando inscrito no 4º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tenha obtido a melhor classificação média às unidades curriculares de Patologia I e Patologia II.
  • PRÉMIO "PROFESSOR ARMANDO MORENO"
  • Atribuído ao estudante que, estando inscrito no 2º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tenha obtido a melhor classificação à unidade curricular de História da Medicina.
  • PRÉMIO "PROFESSOR HUGO GIL FERREIRA"
  • Atribuído ao estudante que estando inscrito no 2.º ano do Mestrado Integrado em Medicina, tenha obtido a melhor classificação média à unidade curricular de "Fisiologia Geral”.
  • PRÉMIO "PROFESSOR JOÃO COIMBRA"

    Atribuído ao estudante que, estando inscrito no 3.º ano da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, tenha obtido a média mais elevada às unidades curriculares que integram a área científica de Biologia Aplicada no actual plano de estudos, nomeadamente a: Tecnologia e Gestão das Pescas, Tecnologia e Qualidade Alimentar, Sanidade e Patologia de Animais Aquáticos, Ictiologia e Biologia Pesqueira, Engenharia e Maneio em Aquacultura e Nutrição e Alimentação em Aquacultura.

 

PRÉMIOS DE MÉRITO ESCOLAR ATRIBUÍDOS POR ENTIDADES EXTERNAS

  • Prémio Prof. Ernesto Morais

A Fundação Professor Ernesto Morais (FPEM) atribui anualmente um prémio pecuniário, no valor de 2500¤, aos alunos de Medicina com melhor classificação nas disciplinas de Genética e de Imunologia da Faculdade de Medicina do Porto (FMUP) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). Nos anos ímpares o prémio será para o aluno com a melhor classificação em Imunologia da FMUP e para o aluno com a melhor classificação em genética do ICBAS; nos anos pares serão inversos.

Para mais informações consulte a página www.fpem.pt

O prémio João Coimbra é atribuído ao estudante que, estando inscrito no 3.º ano da Licenciatura em Ciências do Meio Aquático, tenha obtido a média mais elevada às unidades curriculares que integram a área científica de Biologia Aplicada no actual plano de estudos, nomeadamente a: Tecnologia e Gestão das Pescas, Tecnologia e Qualidade Alimentar, Sanidade e Patologia de Animais Aquáticos, Ictiologia e Biologia Pesqueira, Engenharia e Maneio em Aquacultura e Nutrição e Alimentação em Aquacultura.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2015-02-24 I  Página gerada em: 2017-12-13 às 03:34:13