Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Instituições Parceiras > Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica - UMIB
Opções

Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica - UMIB

Sigla: UMIB Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica - UMIB - Abre numa nova janela
Responsável: Mariana Monteiro
Missão:

A Unidade Multidisciplinar de Investigação Biomédica (UMIB) tem por missão produzir conhecimento e progresso científico conducentes à melhoria do estado da saúde humana.

A visão da UMIB para alcançar esta missão consiste no desenvolvimento de programas de investigação aplicada à medicina desencadeados pela necessidade de encontrar respostas para perguntas decorrentes da prática clínica.

Os princípios orientadores da UMIB caraterizam-se por recorrer a uma abordagem de investigação translacional tendo por foco doenças de elevado impacto na saúde humana pela sua prevalência, morbilidade ou mortalidade, assim com doenças raras específicas que requerem altos níveis de diferenciação e competências multidisciplinares para implementar programas de investigação e protocolos de gestão clínica.

Neste âmbito, a UMIB dedica-se ao estudo da epidemiologia, mecanismos de doenças, identificação de biomarcadores de diagnóstico, prognóstico e personalização terapêutica, assente em quatro pilares principais: Genética, Metabolismo, Imunologia e Oncologia.

Descrição:

A UMIB está sediada numa Escola de Medicina e no seu Hospital Universitário, nomeadamente no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto (ICBAS / UP) e no Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), que no seu conjunto constituem o Centro Académico Clínico ICBAS-CHUP.

O ICBAS e o CHUP estão localizados numa grande proximidade geográfica, que facilita o contato dos investigadores sediados nos laboratórios de investigação ou departamentos clínicos, ambos usufruindo do apoio de uma organização maior que garante uma integração bem-sucedida.

Os principais recursos da UMIB incluem:

  1. Estar sediado num dos maiores centros de saúde terciários do Norte de Portugal, com acesso a uma grande população de doentes;
  2. Possuir instalações laboratoriais apropriadas para alcançar os objetivos de investigação, incluindo salas de cultura de células, microscopia, citometros de fluxo e termocicladores em tempo real;
  3. Ter acumulado um largo espectro de competências e conhecimentos entre a sua equipe de investigadores, da medicina básica à clínica, que garantem o uso de diferentes abordagens para alcançar um objetivo comum, criando assim a base para o estabelecimento de programas de investigação translacional.

A estrutura de gestão da UMIB consiste num Coordenador Geral sediado no ICBAS que trabalha em estreita parceria com a direção do Departamento de Ensino, Formação e Investigação (DEFI) do CHUP. Os investigadores da UMIB estão organizados em diferentes grupos, cada um liderado por um Investigador Principal. Apesar de cada grupo de investigação se dedicar ao estudo de uma área de interesse específica, há uma sobreposição considerável e alguns projetos resultam de uma abordagem mais transversal para a qual contribuem investigadores de diferentes grupos da unidade. No seu todo, a UMIB cobre um largo espectro de condições médicas, e tem contribuído ao longo dos anos para o gerar conhecimento médico e melhorar o desempenho da prática clínica.

Email: umib@icbas.up.pt
Telefone: +351 220428103
Morada: Rua de Jorge Viterbo Ferreira n.º 228
Código Postal: 4050-313
Localidade: Porto, Portugal
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2021-06-14 às 23:35:58 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais