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Xenobióticos e Cancro

Código: MO17     Sigla: XC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências da Saúde

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Microscopia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Oncologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MO 15 Plano Oficial do ano letivo 2018 1 - 3 23 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Susana Amaro dos Santos Regente
Eduardo Jorge Sousa da Rocha Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 1,50
Outra: 0,14
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 1,50
Eduardo Jorge Sousa da Rocha 0,357
Maria João Tomé da Costa Sousa da Rocha 0,142
Marta Susana Amaro dos Santos 0,286
Alice Fernanda de Abreu Ramos 0,572
Tânia Vieira Madureira 0,143
Outra Totais 1 0,142
Eduardo Jorge Sousa da Rocha 0,071
Marta Susana Amaro dos Santos 0,071

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: Inglês, se necessário | English, if needed

Objetivos

O estudante deve ser capaz de compreender a relevância dos xenobióticos na etiologia do cancro, para humanos e animais, sabendo identificar quais as classes / tipos de xenobióticos que estão mais associadas à cancerização.

Deverá saber identificar os modos mais habituais de exposição (ocupacional, ambiental, acidental ou iatrogénica) e o destino dos xenobióticos em organismos (terrestes e aquáticos), sistematizando os mecanismos gerais de ativação e de desintoxicação de carcinogéneos químicos.

Deve compreender as estratégias, nomeadamente experimentais (in vitro e in vivo), para avaliação de xenobióticos como agentes mutagénicos e/ou carcinogénicos.

Deverá conhecer os “pros” e “cons” das espécies modelos mais usados em carcinogénese química experimental.

Deverá ser capaz de, por e si só e em dinâmicas de grupo, apresentar e discutir criticamente a temática focada, fazendo sínteses descritivas e esquemáticas.

Resultados de aprendizagem e competências

Saber, compreender e perspetivar de forma integrada temáticas de xenobióticos e cancro - desde a identificação dos tipos de xenobióticos direta ou indiretamente relevantes, ao modo como tais compostos podem contactar e serem incorporados nos organismos.

Apreciar o tipo de toxicocinética que tais compostos podem ter no organismo, e, em última análise, que mecanismos dinâmicos podem estar na base de mutagénese e de cancerização.

Compreender, transversalmente, o papel de xenobióticos como causa de cancro na escala de vertebrados, incluindo humanos.

Conhecer modelos de estudo clássicos versus alternativos em carcinogénese química.

Familiarizar-se, na prática, com algumas técnicas e modelos (in vivo e in vitro) aplicáveis ao estudo da associação entre xenobióticos e cancro.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Xenobióticos como causa de cancro no Homem e em animais.

Fontes, classes de xenobióticos, exposição (ambientais, ocupacionais, acidentais e iatrogénicas.

Exposição e destino de xenobióticos nos organismos; considerando diferenças filogenéticas.

Metabolismo, bioativação, destoxificação de xenobióticos (dos peixes ao Homem).

Xenobióticos mutagénicos e carcinogénicos; classificação IARC.

Mecanismos gerais de carcinogénese química.

Estudo experimental de carcinogénese química, in vivo e in vitro; modelos clássicos vs modelos alternativos e emergentes (p.ex. peixe-zebra).

Hormonas e cancro. Neoplasias hormono-dependentes; carcinogénese mamária em humanos e modelos animais espontâneos.

Conceito de disruptores endócrinos e sua associação à carcinogénese – estudos laboratoriais e epidemiológicos.

Xenobióticos e hepatocarcinogénese – Estudos em humanos e modelos in vivo e in vitro.

Sessões laboratoriais (“hands on”):

1. Modelos in vivo (ensaios com embriões de peixe-zebra);

2. In vitro (ensaios em culturas celulares 2D e 3D, genotoxicidade, mutagénese); 

3. Análise de imagem na avaliação de lesões em ensaios de carcinogénese química.

Bibliografia Obrigatória

Bal-Price A., Jennings P.; In Vitro Toxicology Systems (Methods in Pharmacology and Toxicology)., Humana Press., 2016
Curtis D. Klaassen; Casarett & Doull's Toxicology: The Basic Science of Poisons, 9th Edition, McGraw-Hill Education / Medical, 2018. ISBN: 9781259863745
Patricia McGrath ; Zebrafish: Methods for Assessing Drug Safety and Toxicity, Wiley, 2012. ISBN: 047042513X
Michael H Dong; An Introduction to Environmental Toxicology (Fourth Edition), CreateSpace Independent Publishing Platform, 2018. ISBN: 1979904510
Miriam C Poirier; Carcinogens, DNA Damage and Cancer Risk: Mechanisms of Chemical Carcinogenesis, World Scientific Publishing Company, 2018. ISBN: 9813237198
Sean A. M.; Animal Models in Cancer Research and Human Disease: Applications, Outcomes and Controversies. Nova Biomedical Books., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Ensino com palestras expositivas e via aprendizagem ativa, implicando que os estudantes são chamados a participar em atividades em aula. As estratégias incluem sessões de discussão integrada em palestra, atividades "hands-on", situações práticas de aprendizagem, feitura de sínteses, construção de mapas mentais, diagramas e gráficos. O ensino semi- ou não-diretivo recorre a estratégias para uma aprendizagem ativa e cooperativa, nomeadamente na resolução de questões, análise de literatura, com o estudante a ter um papel ativo.

Palavras Chave

Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina Veterinária > Toxicologia animal
Ciências da Saúde > Ciências Médicas > Medicina > Oncologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 30,00
Participação presencial 70,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 60,00
Frequência das aulas 21,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com as normas em vigor (3/4 de presenças obrigatórias nas aulas).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é por processos contínuos com teste final, tendo em consideração a assiduidade, o compromisso, a postura profissional e a qualidade da intervenção, assim como indicadores dos trabalhos em aula (empenho e participação ativa na preparação, apresentação e discussão das palestras, sínteses ou de “hands-on”).

Aos Estudantes-Trabalhadores (com estatuto formal) que prevejam incompatibilidade entre a sua atividade profissional e a participação nos trabalhos em aula, para efeitos de avaliação contínua, aconselha-se que contactem os Regentes no início do semestre, no sentido de ser equacionada a possibilidade de se poderem vir a utilizar métodos avaliativos alternativos.

Nota Final = Avaliação Contínua (70%) + Exame de Escolha Múltipla (30%).

 

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