Psico-oncologia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências da Saúde |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Formação de carácter introdutório sobre Psico-Oncologia
Resultados de aprendizagem e competências
Espera-se que no final da formação os alunos:
- Conheçam o âmbito da intervenção em Psico-oncologia.
- Conheçam o espectro do sofrimento emocional em Psico-Oncologia.
- Compreendam o impacto da doença e tratamentos no doente e família
- Identifiquem as principais teorias e intervenções psicológicas em contexto oncológico.
- Adquiram conhecimento de natureza introdutória sobre estratégias psicofarmacológicas e organicidade em oncologia.
- Adquiram noções básicas da abordagem psico-oncológica em cuidados paliativos.
- Distingam processos de luto normal do luto complicado.
- Desenvolvam competências básicas de comunicação em oncologia.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- História e conceito de Psico-Oncologia, contexto hospitalar, multidisciplinaridade, humanização, organização e políticas de saúde relevantes em psicopatologia.
- Contínuum de sofrimento emocional e cancro.
- Experiência do doente com cancro ao longo do curso da doença e principais tratamentos.
- Experiência do doente com cancro em diferentes localizações e com sintomas específicos decorrentes da doença ou tratamentos.
- Qualidade de vida e sobrevivência.
- Abordagens psicológicas no contínuo do sofrimento emocional. Teorias e intervenções.
- Cancro e família.
- Psicofármacos e organicidade em doentes com cancro.
- Intervenções psicológicas no âmbito dos Cuidados Paliativos e Luto.
- Comunicação em oncologia.
Bibliografia Obrigatória
David W. Kissane;
Oxford textbook of communication in oncology and palliative care. ISBN: 978-0-19-873613-4
Jimmie C. Holland;
Psycho-oncology. ISBN: 978-0-19-936331-5
Bibliografia Complementar
Emília Albuquerque | Ana Sofia Cabral; Psico-Oncologia - Temas fundamentais, LIDEL, 2015. ISBN: 978-989-752-136-2
Neimeyer, R.; Meaning Reconstruction & the Experience of Loss , American Psychological Association, 2010. ISBN: 978-1-55798-742-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Sessões teórico-práticas, com exposição de conteúdos, assim como discussão de casos clínicos e role-play.
Tipo de Avaliação: Avaliação por exame final e participação nas aulas.
Fórmula de avaliação: Modo de Avaliação
A avaliação da UC de Psico-Oncologia será realizada através da realização de um exame final e pela participação ao longo das aulas.
A avaliação incide sobre os conhecimentos adquiridos nas aulas teórico/práticas. A avaliação será realizada durante a época normal. A avaliação de época de recurso realiza-se através de um exame escrito a incidir sobre todos os conteúdos leccionados.
Palavras Chave
Ciências Sociais > Ciências psicológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
23,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Total: |
53,00 |
Obtenção de frequência
Condições de Frequência: Presença em, pelo menos, 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A aprovação na Unidade Curricular de Psico-Oncologia implica a obtenção de classificação igual ou superior a 9,5 valores no exame final e frequência das aulas.