Biolaboratório - Projeto de Experimentação Multidisciplinar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências da vida |
Ocorrência: 2020/2021 - 2S

Ciclos de Estudo/Cursos
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teorico-Prática |
Totais |
1 |
1,00 |
José Júlio Borlido Santos |
|
0,142 |
Filipe Castro Marques |
|
0,071 |
Ingrid Anna Sofia Olsson |
|
0,214 |
Maria Strecht Monteiro Mata de Almeida |
|
0,214 |
Maria Manuela Carvalho De Sousa Lopes |
|
0,142 |
Pedro André Dias Falcão Ramos |
|
0,071 |
Fernando Manuel dos Santos Tavares |
|
0,142 |
Práticas Laboratoriais |
Totais |
1 |
1,357 |
Fernando Manuel dos Santos Tavares |
|
0,357 |
Ingrid Anna Sofia Olsson |
|
0,142 |
José Júlio Borlido Santos |
|
0,178 |
Filipe Castro Marques |
|
0,142 |
Maria Strecht Monteiro Mata de Almeida |
|
0,214 |
Pedro André Dias Falcão Ramos |
|
0,142 |
Maria Manuela Carvalho De Sousa Lopes |
|
0,178 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A essência da unidade de formação Biolaboratório – Projeto de Experimentação Multidisciplinar é a de promover ambientes multidisciplinares de aprendizagem que contribuam para fundir a aquisição de novos conhecimentos, o desenvolvimento de competências laboratoriais, e a experimentação (não só científica como também artística e social) enquanto resposta à resolução de problemas específicos. Neste entendimento podem elencar-se os seguintes objetivos:
- reconhecer a relevância das abordagens multidisciplinares na produção de conhecimento científico e no diálogo ciência-sociedade;
- promover capacidades de diálogo e colaboração em equipa multidisciplinar;
- desenvolver a capacidade de conceber, planear e implementar um trabalho interdisciplinar de projeto, promovendo o trabalho colaborativo que potencie a complementaridade de conhecimentos e competências;
- adquirir (e/ou aprofundar) competências de trabalho laboratorial no contexto das ciências da vida e das questões em estudo;
- reconhecer a contribuição de práticas artísticas na reflexão em torno de problemas associados às ciências da vida;
- estimular competências que promovam a comunicação do projeto de grupo perante diferentes públicos, nomeadamente pelos seus pares, mas também outros agentes sociais.
Resultados de aprendizagem e competências
Biolaboratório – Projeto de Experimentação Multidisciplinar pretende incentivar uma aprendizagem baseada em investigação e multidisciplinar que mobilize as diferentes áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math) de forma a potenciar o desenvolvimento de competências múltiplas, tais como a proficiência digital, a autonomia, o pensamento crítico, a inovação, e a capacidade de resolução de problemas, que possa resultar na formação de estudantes com elevada adaptabilidade às exigências atuais do mercado de trabalho.
Espera-se que esta unidade de formação resulte:
- na aquisição de novos conhecimentos, particularmente em áreas académicas fora da formação base de cada estudante, potenciando a complementaridade de conhecimentos individuais;
- no reconhecimento da importância de recrutar conhecimentos multidisciplinares, para identificar questões ou problemas atuais e de interesse transversal que possam ser abordados numa perspetiva biológica e promovendo um olhar de perspetivas de arte/humanidades e das ciências sociais sobre questões de biologia/biotecnologia;
- no reforço de competências de trabalho em grupo no âmbito do projeto, nomeadamente na obtenção de consensos sobre um fluxograma de trabalho que identifique e hierarquize tarefas, estabeleça marcas, aponte responsabilidades individuais, valorize sinergias dentro do grupo, permita diagnosticar constrangimentos, avaliar riscos e proponha soluções alternativas;
- num aumento de competências de comunicação do saber científico que valorize as novas tecnologias de informação e vá de encontro às exigências crescentes de uma sociedade digital;
- num aumento de capacidade de pensamento crítico e criatividade que a arte/humanidades e as ciências sociais podem trazer.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
A unidade de formação centra-se no desenvolvimento de um projeto em processo iterativo que, para a sua persecução, será sustentado num conjunto de conteúdos agrupados na/o:
- exploração da relação ciência e sociedade, nomeadamente comunicação de ciência com diferentes públicos, processos de participação e ciência cidadã;
- estudo de projetos híbridos, nomeadamente exemplos de projetos que cruzam diferentes disciplinas científicas, cruzamentos ciência e arte e história da biologia (e.g., na segunda metade do século XX, colaboração entre ilustradores e bioquímicos no desenvolvimento de novos modos de representação de estruturas 3D de macromoléculas), cruzamentos ciência e arte no contexto de museu de ciência ou em forma de exposição de arte ontemporânea (e.g., Imagem na Ciência e na Arte e Enhancement: MAKING SENSE) bem como projetos educativos multidisciplinares (e.g., algumas iniciativas da Universidade Júnior incluindo parcerias com Casa-Museu Abel Salazar).
Na perspetiva do desenvolvimento do projeto, que de alguma forma passará sempre pelas ciências da vida, a unidade de formação propõe revisitar e/ou aprofundar os seguintes conceitos e técnicas fundamentais em biologia:
- conceitos de biologia celular e molecular focados na estrutura, organização e replicação do material genético;
- caracterização do tipo de informação contida no genoma, os mecanismos de transcrição e tradução, o modo como estes processos são regulados, e a estrutura e função de proteínas;
- a genómica e transcriptómica e a sua importância para desconstruir os mecanismos de diferenciação celular e de vias metabólicos de um organismo;
- relevância da genómica comparativa para compreender a evolução e biodiversidade, numa perspetiva celular e organísmica, mas também das relações entre diferentes organismos e as suas adaptações ao ambiente, em ecossistemas e biótopos;
- técnicas de análise de material genético (DNA e RNA) e de proteínas; sequenciação de genomas e recursos informáticos, i.e. aplicações computacionais e bases de dados para a sua análise (bioinformática); recursos de visualização e análise de estruturas 3D de proteínas depositadas em base de dados.
Ao longo das aulas serão ainda abordados:
- exemplos de soluções biotecnológicas na sociedade, e.g. produção de insulina e de antibióticos, bem como de questões relacionadas que podem ser colocadas a partir da arte/humanidades e das ciências sociais;
- desafios societais do presente, muitos dos quais com uma forte dimensão biológica (saúde e bem-estar das pessoas e dos animais, produção e segurança alimentar, sustentabilidade da utilização de recursos naturais, mitigação de alterações climáticas), mas de âmbito mais alargado e relativamente aos quais não só a biologia mas também a arte/humanidades e as ciências sociais contribuem na sua problematização e procura de respostas;
- exemplos de projetos artísticos que utilizam as ciências da vida como objeto e/ou os materiais e técnicas da biotecnologia como meio de expressão.
Bibliografia Obrigatória
Alberts, B. et al.; Molecular Biology of the Cell, Garland Science, 2015
Bureaud, A., Malina , R. F. & Whiteley, L.; Meta-Life: Biotechnologies, Synthetic Biology, ALife and the Arts, MIT Press, 2014
Costa, B. & Philip, K.; Tactical Biopolitics: Art, Activism and Technoscience, MIT Press, 2007
Kac, E.; Signs of Life: Bio Art and Beyond, MIT Press., 2007
Postman, N. & Weingartner, C.; Teaching as a Subversive Activity, Penguin Books, 1969
Schnugg, C.; Creating ArtScience Collaboration: Bringing Value to Organizations, Springer, 2019
Observações Bibliográficas
Em cada aula será disponibilizada bibliografia adicional.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Biolaboratório - Projeto de Experimentação Multidisciplinar conjuga três aspetos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem: sessões expositivas, formação laboratorial supervisionada e o desenvolvimento, em forma autónoma e em grupo, de uma atividade exploratória de projeto num tema que deverá ser proposta do grupo.
Na formação teórico-prática, serão apresentados estudos de caso com desconstrução dos mesmos nas diferentes componentes do método científico (observação; questão; problema; hipóteses; experiências; conclusões). Será ainda privilegiada a exposição das metodologias experimentais utilizadas. Serão apresentados e analisados estudos de caso artísticos interconectados com as ciências da vida com a respetiva desconstrução do enquadramento conceptual, processual e da sua materialização.
Nas aulas laboratoriais, os estudantes irão aplicar algumas das técnicas laboratoriais abordadas nas sessões teórico-práticas de forma a adquirirem competências procedimentais, mas também para se familiarizarem com rotinas de grupo, responsabilidade individual, o rigor e a capacidade de comunicação de resultados científicos. Serão organizadas oficinas de comunicação e de experimentação artística.
Por fim, após os grupos identificarem os seus projetos de trabalho, os estudantes deverão trabalhar de uma forma autónoma mas supervisionada que possa estimular os conhecimentos multidisciplinares e o pensamento crítico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Participação presencial |
15,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Elaboração de projeto |
63,00 |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
4,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Conforme regulamentos aplicáveis.
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final será calculada por:
0,15×P + 0,15*TInd + 0,70×TProj
onde P designa a participação em aula, TInd o trabalho escrito individual e TProj o trabalho de projeto. Em TProj inclui-se 0,6 para o trabalho de projecto e 0,10 para a sua apresentação.