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Cirurgia Pediátrica

Código: OPT5_04     Sigla: CP

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 9 Plano Oficial em Vigor 5 - 3 32,5 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Nuno Melo Beirão Regente

Docência - Horas

Seminário: 0,20
Estágio: 2,23
Outra: 0,07
Tipo Docente Turmas Horas
Seminário Totais 1 0,20
José Alfredo Carvalho Cidade Rodrigues 0,19
Estágio Totais 1 2,23
José Alfredo Carvalho Cidade Rodrigues 2,23
Outra Totais 1 0,07
José Alfredo Carvalho Cidade Rodrigues 0,07

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Após a conclusão bem-sucedida da unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de:

 - Compreender a fisiopatologia, o diagnóstico e os princípios de manuseamento das entidades cirúrgicas comuns e raras, com particular relevância clinica, nas crianças e adolescentes;

 - Promover a melhoria da prestação de cuidados de saúde primários e referenciados à população infantil e adolescentes; 

 - Conhecer a propedêutica, a patologia e a clinica das situações comuns e relevantes no âmbito da Cirurgia Pediátrica;

 - Proceder ao diagnóstico diferencial e iniciar o manuseamento pré-operatório em situações de urgência;

 - Apreender os momentos do tratamento cirúrgico e identificar quando referenciar;

 - Comunicar com a criança/adolescente, pais/cuidadores e médico assistente, demonstrando atitude responsável e humanística.

Resultados de aprendizagem e competências

O ensino das matérias relevantes da Cirurgia Pediátrica tem por finalidade proporcionar ao aluno a compreensão e a apreensão da fisiopatologia, do diagnóstico e dos princípios terapêuticos gerais das situações clínicas mais frequentes e das que, embora raras, assumam particular relevância clínica.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1 - O estudante deverá demonstrar uma compreensão sobre a patologia e o manuseamento referente aos seguintes problemas clínicos:                    

- Malformações neonatais aparentes                             

- Obstrução intestinal no recém-nascido                          

- Dificuldade respiratória aguda

- Obstrução do aparelho urinário (uropatias malformativas)

- Massas abdominais

- Patologia cirúrgica frequente e/ou urgente

 

2 -Patologias integradas nos problemas clínicos:

- Respiratório:

   Hérnia diafragmática congénita,              

   Malformações broncopulmonares congénitas;

- Gastrointestinal:

  Atresia do esófago,

  Atresia intestinal,

  Ileo meconeal,

  Malrotação Intestinal,

  Malformação anorectal,

  Doença de Hirschsprung / Disganglionismos;

- Parede abdominal:

  Gastrosquisis / Onfalocelo,

  Extrofia vesical,

  Patologia umbilical/inguinal

- Urogenital:

  Hidronefrose/megaureter

  Sindrome de junção pielo-ureteral

  Valvulas da uretra posterior

  Refluxo vesicoureteral

  Genitais externos

  Doenças do desenvolvimento sexual

- Tumores

  Neuroblastoma

  Nefroblastoma

  Teratoma

Bibliografia Obrigatória

J. M. Hutson, M. O´Brien, A,A. Woodward, W. Beasley;Jones´s ; Clinical Paediatric surgery: Diagnosis and Management , Blackwell Publishing, 2008
Chandrasen K. Sinha, mark Davenport;; Handbook of Pediatric Surgery, Springer-Verlag, 2010

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O treino clinico é centrado na análise e resolução de problemas através da prática clinica supervisionada e decorre com integração no internamento e cirurgia de ambulatório.

Os temas teóricos são ministrados em 6 seminários baseados nos 6 problemas clinicos enumerados.

No internamento as sessões práticas centram-se na história clínica, no exame físico sistemático, no diagnóstico diferencial, na avaliação pré e pós-operatoria e na comunicação/relação com a criança e família. No Bloco Operatório contactam com as técnicas de assepsia e a observação em procedimentos cirúrgicos

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Teste 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 48,50
Frequência das aulas 32,50
Total: 81,00

Obtenção de frequência

De acordo com a legislação em vigor.

Fórmula de cálculo da classificação final

Formativa (presencial) (0 a 10 valores ) + Sumativa (teste de escolha múltipla (0 a 10 valores)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame oral.

Melhoria de classificação

Exame oral.

Observações

Os estudantes realizam uma apreciação final do processo de ensino e auto-avaliação com o preenchimento de um questionário adaptado.

Pandemia COVID-19 -  REGRAS DE AVALIAÇÃO ESTABELECIDAS


50% avaliação formativa + 50% teste realizado no Moodle

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