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Psiquiatria

Código: M5_BC06     Sigla: PSI

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Ensino Médico Pré-Graduado
Curso/CE Responsável: Mestrado Integrado em Medicina

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MIM 70 Plano Oficial em Vigor 5 - 6 64,5 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Alice Soares Lopes Regente

Docência - Horas

Teórica: 1,26
Prática: 3,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teórica Totais 1 1,26
Paula Maria Figueiredo Pinto de Freitas 0,13
Joaquim da Silva Ramos 0,46
Liliana Correia de Castro 0,66
Prática Totais 11 38,50
Joaquim da Silva Ramos 4,58

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O currículo básico, que é fundamental para todos os médicos, especifica as áreas consideradas de especial relevância, a serem cobertas, na Unidade Curricular de Psiquiatria do mestrado Integrado de medicina, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

O ensino da Psiquiatria foi assim estruturado, de forma a que, os alunos possam ter acesso aos conteúdos programáticos em contextos vários de aulas teóricas, teórico-práticas, aulas práticas (em que o doente é o fator constante e indispensável, para a aprendizagem de técnicas de abordagem, comunicação e intervenção junto daquele que sofre), e aulas com forte cariz socio-afetivo, em que a preocupação primeira é a pessoa e os seus ambientes social, familiar e afetivo, sempre orientados para a redução do estigma, para a formação individual, para o aumento da literacia em psiquiatria e saúde mental, para o respeito pelos direitos fundamentais de cidadania, para a prevenção e para a promoção da saúde mental nos diferentes contextos de vida.

Deve facultar um nível adequado de saber psiquiátrico, com competências clínicas e conhecimento das intervenções adequadas, para proporcionar uma avaliação e uma terapêutica eficazes para todos os doentes.

Os médicos recém-formados devem ser capazes de reconhecer, avaliar e diagnosticar as Perturbações Mentais mais prevalentes, intervir de forma eficaz em situações de emergência psiquiátrica e saber como e quando devem encaminhar, para médicos seniores ou especialistas, alguns doentes com quadros patológicos psiquiátricos de difícil manejo.

O currículo não especifica deliberadamente os detalhes e o nível de profundidade que deve ser atingido, mas apresenta perspetivas, relacionadas com o médico como académico e cientista, como médico de medicina geral e como especialista.

Os principais objetivos específicos, para o ensino de psiquiatria clínica, são:

            1- Proporcionar aos alunos conhecimento e compreensão das principais perturbações psiquiátricas e a relação, da saúde mental e psiquiatria, com outras áreas médicas do saber, assim como os princípios subjacentes à teoria psiquiátrica moderna e os tratamentos mais habitualmente utilizados;

            2- Ajudar os alunos a desenvolver as competências necessárias, para aplicar os conhecimentos, em situações clínicas do dia a dia;

            3- Encorajar os alunos a desenvolverem as competências necessárias para responder, de forma empática, aos problemas mentais, doenças e sofrimento psicológico em todos os contextos médicos;

            4- Fornecer conhecimentos que permitam, aos alunos, lidarem de forma adequada com a sua própria saúde e bem-estar.

Resumidamente deve dar aos estudantes os conhecimentos básicos, de Psiquiatria, nomeadamente a sua inserção no contexto das ciências médicas, as suas especificidades metodológicas e clínicas, bem como os aspetos clínicos do conjunto das doenças do foro mental de maior relevância epidemiológica.

Resultados de aprendizagem e competências

Os alunos deverão ser capazes de identificar, as principais síndromes psiquiátricas, definindo uma orientação clínica, e a devida abordagem terapêutica, ou referenciando-as para a Psiquiatria.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução à Psiquiatria

Avaliação Psicológica e Neuropsicológica

Exame e Diagnóstico em Psiquiatria

Terapêuticas em Psiquiatria - Psicofarmacologia (1)

Terapêuticas em Psiquiatria (2)

Reabilitação em Psiquiatria

Perturbações da Ansiedade e de Stress

Perturbações Afetivas (1)

Perturbações Afetivas (2)

Esquizofrenia e Outras Psicoses

Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1)

Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2)

Perturbações do Comportamento Alimentar

Perturbações da Personalidade

Perturbações Aditivas ligadas ao consumo de substâncias

Sexualidade: disfunções, disforia de género e parafilias

Psiquiatria e Medicina

Perturbações Neuro Cognitivas

Urgências Psiquiátricas (Revisões /Dúvidas)

Bibliografia Obrigatória

Harrison, P., Cowen, P., Burns, T., Fazel, M.; Shorter Oxford ; Textbook of Psychiatry, Seventh Edition, Oxford University Press, 2018

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e teórico-práticas:

  • 6h no "Primer" introdutório;
  • 13h ao longo do semestre.

 

Aulas Práticas

13 semanas - 3,5 h por semana

 

  • 5 semanas - 3,5 h apresentações práticas
  • 6 semanas - 2h apresentações práticas + 1,5 h preparação de caso clínico e tema de revisão
  • 2 semanas - apresentações (Casos Clínicos e Temas)

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Exame 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 97,50
Frequência das aulas 64,50
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para todos os estudantes, a frequência das aulas práticas é obrigatória, pelo que só são permitidas 1/4 de faltas.

Nota mínima de 9,5 valores no exame final (75 minutos)

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação contínua (cada parâmetro é eliminatório)

  • Atitudes profissionais e comportamento (7 valores) - (Informação docente)
  • Capacidades clínicas e comunicação (7 valores) - (Informação docente + apresentação de caso)
  • Conhecimento (6 valores) - (Informação docente + apresentação de tema)

 

Exame final misto

  • 20 perguntas de resposta múltipla (15 - "single best answer" e 5 - com vinhetas clínicas) (0,5 valores cada = 10 valores)
  • Desconto por respostas erradas:

            - 0,1 valores nas respostas de 5 alíneas

            - 0,2 valores nas respostas às alíneas com vinhetas clínicas

  • 5 perguntas de resposta em texto (2 valores cada = 10 valores)


Nota Final
:

  • 50 % Avaliação contínua
  • 50 % Exame final

 

OBS:

São admitidas melhorias de nota com sujeição a exame oral

(Obrigatório no caso de nota inferior a 9,5 no exame escrito)

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame oral

Melhoria de classificação

São admitidas melhorias de nota com sujeição a exame oral (obrigatório no caso de nota inferior a 9,5 no exame escrito)

Observações

NÃO É PERMITIDA A FREQUÊNCIA CONDICIONAL

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