Código: | M5_BC06 | Sigla: | PSI |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Medicina |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Ensino Médico Pré-Graduado |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Medicina |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MIM | 70 | Plano Oficial em Vigor | 5 | - | 6 | 64,5 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Maria Alice Soares Lopes | Regente |
Teórica: | 1,26 |
Prática: | 3,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teórica | Totais | 1 | 1,26 |
Paula Maria Figueiredo Pinto de Freitas | 0,13 | ||
Joaquim da Silva Ramos | 0,46 | ||
Liliana Correia de Castro | 0,66 | ||
Prática | Totais | 11 | 38,50 |
Joaquim da Silva Ramos | 4,58 |
O currículo básico, que é fundamental para todos os médicos, especifica as áreas consideradas de especial relevância, a serem cobertas, na Unidade Curricular de Psiquiatria do mestrado Integrado de medicina, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.
O ensino da Psiquiatria foi assim estruturado, de forma a que, os alunos possam ter acesso aos conteúdos programáticos em contextos vários de aulas teóricas, teórico-práticas, aulas práticas (em que o doente é o fator constante e indispensável, para a aprendizagem de técnicas de abordagem, comunicação e intervenção junto daquele que sofre), e aulas com forte cariz socio-afetivo, em que a preocupação primeira é a pessoa e os seus ambientes social, familiar e afetivo, sempre orientados para a redução do estigma, para a formação individual, para o aumento da literacia em psiquiatria e saúde mental, para o respeito pelos direitos fundamentais de cidadania, para a prevenção e para a promoção da saúde mental nos diferentes contextos de vida.
Deve facultar um nível adequado de saber psiquiátrico, com competências clínicas e conhecimento das intervenções adequadas, para proporcionar uma avaliação e uma terapêutica eficazes para todos os doentes.
Os médicos recém-formados devem ser capazes de reconhecer, avaliar e diagnosticar as Perturbações Mentais mais prevalentes, intervir de forma eficaz em situações de emergência psiquiátrica e saber como e quando devem encaminhar, para médicos seniores ou especialistas, alguns doentes com quadros patológicos psiquiátricos de difícil manejo.
O currículo não especifica deliberadamente os detalhes e o nível de profundidade que deve ser atingido, mas apresenta perspetivas, relacionadas com o médico como académico e cientista, como médico de medicina geral e como especialista.
Os principais objetivos específicos, para o ensino de psiquiatria clínica, são:
1- Proporcionar aos alunos conhecimento e compreensão das principais perturbações psiquiátricas e a relação, da saúde mental e psiquiatria, com outras áreas médicas do saber, assim como os princípios subjacentes à teoria psiquiátrica moderna e os tratamentos mais habitualmente utilizados;
2- Ajudar os alunos a desenvolver as competências necessárias, para aplicar os conhecimentos, em situações clínicas do dia a dia;
3- Encorajar os alunos a desenvolverem as competências necessárias para responder, de forma empática, aos problemas mentais, doenças e sofrimento psicológico em todos os contextos médicos;
4- Fornecer conhecimentos que permitam, aos alunos, lidarem de forma adequada com a sua própria saúde e bem-estar.
Resumidamente deve dar aos estudantes os conhecimentos básicos, de Psiquiatria, nomeadamente a sua inserção no contexto das ciências médicas, as suas especificidades metodológicas e clínicas, bem como os aspetos clínicos do conjunto das doenças do foro mental de maior relevância epidemiológica.
Os alunos deverão ser capazes de identificar, as principais síndromes psiquiátricas, definindo uma orientação clínica, e a devida abordagem terapêutica, ou referenciando-as para a Psiquiatria.
Introdução à Psiquiatria
Avaliação Psicológica e Neuropsicológica
Exame e Diagnóstico em Psiquiatria
Terapêuticas em Psiquiatria - Psicofarmacologia (1)
Terapêuticas em Psiquiatria (2)
Reabilitação em Psiquiatria
Perturbações da Ansiedade e de Stress
Perturbações Afetivas (1)
Perturbações Afetivas (2)
Esquizofrenia e Outras Psicoses
Psiquiatria da Infância e da Adolescência (1)
Psiquiatria da Infância e da Adolescência (2)
Perturbações do Comportamento Alimentar
Perturbações da Personalidade
Perturbações Aditivas ligadas ao consumo de substâncias
Sexualidade: disfunções, disforia de género e parafilias
Psiquiatria e Medicina
Perturbações Neuro Cognitivas
Urgências Psiquiátricas (Revisões /Dúvidas)
Aulas teóricas e teórico-práticas:
Aulas Práticas
13 semanas - 3,5 h por semana
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 50,00 |
Exame | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 97,50 |
Frequência das aulas | 64,50 |
Total: | 162,00 |
Para todos os estudantes, a frequência das aulas práticas é obrigatória, pelo que só são permitidas 1/4 de faltas.
Nota mínima de 9,5 valores no exame final (75 minutos)
Avaliação contínua (cada parâmetro é eliminatório)
Exame final misto
- 0,1 valores nas respostas de 5 alíneas
- 0,2 valores nas respostas às alíneas com vinhetas clínicas
Nota Final:
OBS:
São admitidas melhorias de nota com sujeição a exame oral
(Obrigatório no caso de nota inferior a 9,5 no exame escrito)
Exame oral
São admitidas melhorias de nota com sujeição a exame oral (obrigatório no caso de nota inferior a 9,5 no exame escrito)
NÃO É PERMITIDA A FREQUÊNCIA CONDICIONAL