Anestesiologia e Medicina Peri-operatória I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Medicina |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MIM |
13 |
Plano Transição 2018 |
5 |
- |
3 |
25 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Teórica |
Totais |
1 |
0,70 |
Humberto Jose da Silva Machado |
|
0,13 |
Jorge Manuel Roque Neves dos Santos |
|
0,13 |
José Manuel Soares Malheiro Romão |
|
0,13 |
Isabel Maria Marques de Aragão |
|
0,13 |
António Marques da Silva |
|
0,13 |
Prática |
Totais |
1 |
1,00 |
António Marques da Silva |
|
0,15 |
José Manuel Soares Malheiro Romão |
|
0,15 |
Jorge Manuel Roque Neves dos Santos |
|
0,15 |
Isabel Maria Marques de Aragão |
|
0,15 |
Humberto Jose da Silva Machado |
|
0,30 |
Outra |
Totais |
1 |
0,07 |
Humberto Jose da Silva Machado |
|
0,07 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Conhecer a avaliação do doente no pré-operatório e respetiva otimização
Conhecer as principais técnicas anestésicas, de ventilação, de monitorização.
Conhecer as particularidades do idoso e pediátrico que vai ser operado
Conhecer as modalidades de analgesia de parto
Saber quais os principais dilemas éticos no peri-operatório
Resultados de aprendizagem e competências
Será através da abordagem clínica, centrada no doente, das várias linhas terapêuticas que se conseguirá atingir os objetivos de conhecimento que se projetaram.
Existe necessidade de apresentação pontual do tema em estudo (teórica), seguido de uma abordagem totalmente prática em torno do doente real. Nas matérias que se coadunam, recurso a simulação de alta fidelidade.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- História e exame físico em anestesiologia
- Avaliação pré-operatória dos vários aparelhos e sistemas
- Gestão da via aérea e ventilação
- Monitorização pré-operatória
- O idoso e a criança que vão ser operados
- Analgesia de parto
- Ética: consentimento, morte cerebral, religiões diferentes
Bibliografia Obrigatória
.; - Clinical Anesthesia procedures of the Massachusetts General Hospital
Humberto Machado; - Manual de Anestesiologia, Lidel, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas, práticas, trabalho de campo e simulação
Avaliação: escolha múltipla 50 perguntas sem descontos
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
80,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
56,00 |
Frequência das aulas |
25,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Minimo 80% presenças
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = 80 % exame final + 20% avaliação prática
Exame final = 50 perguntas resposta multipla com 5 frases (1 certa = + 0,2; 1 errada = - 0,05)
Avaliação prática: Muito bom (17-20), Bom 14-16), Suficiente (10-13), Insuficiente (< 10)
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Exame escrito.
Melhoria de classificação
Prova oral com dois docentes, com duração de 30 minutos, com pergutnas sobre os temas lecionados