Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > PGM07

Técnicas de Diagnóstico em Anatomia Patológica

Código: PGM07     Sigla: PGM07

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Medicina

Ocorrência: 2015/2016 - SP

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Patologia e Imunologia Molecular
Curso/CE Responsável: Programa Doutoral em Patologia e Genética Molecular

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
DPGM 4 Plano Oficial a partir de 2007 1 - 4 35 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria de Fátima Rodrigues Moutinho Gartner Regente

Docência - Horas

Práticas Laboratoriais: 2,50
Tipo Docente Turmas Horas
Práticas Laboratoriais Totais 1 2,50
Maria de Fátima Rodrigues Moutinho Gartner 2,50

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Anatomia patológica é a divisão da patologia que se ocupa do diagnóstico da doença com base no exame macroscópico e microscópico das células e tecidos.

Os alunos devem prestar especial atenção à natureza das peças cirúrgicas e biópsias processadas para o diagnóstico histopatológico, com ênfase para a avaliação e processamento macroscópica.

Aprender métodos de fixação adequadas do material, e todo o processamento até a corte e preparação das lâminas histológicas, seguindo então os métodos de coloração de rotina para avaliação microscópica e diagnóstico.

Processar tecidos sólidos para fazer cortes e examinar com detalhe as células e tecidos. Examinar os esfregaços de células para avaliação de processos como a inflamação e outras condições, tal como o cancro.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que tenham adquirido conhecimentos no que respeita:

Que tipo de material biológico pode ser enviado para estudo histopatológico e outras técnicas complementares, nomeadamente peças cirúrgicas, biopsias e aspirados por agulha fina.

Exame e descrição macroscópica dos tecidos biológicos bem como o método de processamento dos tecidos biológicos.

Escolha do fixador e quantidade adequada de fixador de acordo com o material a fixar.

Processamento dos tecidos, inclusão em parafina, congelação e corte.

Diferente tipo de colorações necessárias ao diagnóstico, identificação de proteínas ou antigénios específicos (técnicas de rotina histológica H&E, histoquímica e imunohistoquímica)

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de histologia e específicos de cancro e inflamação

Programa

Estudo macroscópico e microscópico de amostras de tecidos como fragmentos de tecidos colhidos numa autópsia, peças cirúrgicas e biópsias. Em organismos vivos, são os exames histológicos que permitem identificar uma determinada patologia. Em organismos mortos, permite identificar a causa de morte através de autópsias/necropsias clínicas.

Aprendizagem de metodologia específica. Em primeiro lugar, como fixar, desidratar e diafanizar (tornar transparente) e incluir em parafina o tecido a analisar. Cortar em secções ultrafinas do bloco de parafina com a ajuda de um micrótomo, os quais são colocados em lâminas e corados com corantes que permitem evidenciar a estrutura dos tecidos (células, pigmentos e microorganismos). Por último observação dos cortes ao microscópio e avaliam das técnicas aplicadas.

A citologia de células que se destacam dos tecidos espontaneamente ou por técnicas próprias. Exemplo de amostras citológicas mais frequentes são a urina, o esfregaço cervico-vaginal e o material celular obtido por punções por agulha fina. A citologia é importante para o diagnóstico precoce de lesões malignas permitindo identificação de células neoplásicas. Serve ainda para detectar processos inflamatórios e infecciosos provocados por microrganismos.

Métodos citológicos aplicando técnicas de fixação, centrifugação, esfregaço e coloração, após as quais são observadas ao microscópio para analise e avaliação dos resultados obtidos de acordo com as técnicas aplicadas.

No domínio da imunohistoquímica, determinam por exemplo num tumor maligno o seu tipo, grau de evolução e de gravidade, proporcionando um conhecimento para um melhor prognóstico e terapêutica a administrar. 

Bibliografia Obrigatória

Kumar Vinay; Robbins basic pathology. ISBN: 0-7216-9274-5

Bibliografia Complementar

Liang Chengand david G. Bostwick; Essentials of Anatomic Pathology, Humana Press, TOTOWA, NEW JERSEY. ISBN: 1-58829-132-4 (HB); 1-58829-118-9 (PB)
Robbins & Cotran; Pathologic Basis of Disease, Vinay Kumar , 2004. ISBN: ISBN-10: 0721601871

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas práticas (Registo das peças cirúrgicas para exame anatomopatológico e descrição dos aspetos observados. Estudo das técnicas histológicas e citológicas. Aprendizagem de técnicas de coloração histológica, histoquímica e imunocitoquímica. O objetivo principal dos cortes histológicos e macroscopia não é ensinar a arte do diagnóstico morfológico, mas pelo contrário suplementar um suporte visual com objetivo de observar e poder compreender os mecanismos expressos morfologicamente que possam identificar uma determinada patologia. Ter em conta que tem que aprender CONCEITOS, e NÃO memorizar o padrão morfológico dos tecidos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 25,00
Trabalho de campo 25,00
Trabalho escrito 25,00
Trabalho laboratorial 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 28,00
Frequência das aulas 30,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 22,00
Total: 100,00

Fórmula de cálculo da classificação final

Frequência às aulas teóricas e trabalho escrito a apresentar

Provas e trabalhos especiais

Relatório do trabalho executado no laboratório

Melhoria de classificação

Melhorar o trabalho executado no laboratório  com apresentação de novo relatório
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-08-16 às 08:32:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias