Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Docentes do ICBAS nomeados para Academia Nacional de Medicina de Portugal

Docentes do ICBAS nomeados para Academia Nacional de Medicina de Portugal

Nomeação ocorreu por votação, a 18 de dezembro

Henrique Cyrne Carvalho (diretor) e Paulo Correia de Sá (professor catedrático), do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, foram nomeados Académicos Correspondentes, categoria obrigatória para ingressar na Academia Nacional de Medicina de Portugal (ANMP).

Nomeados por votação secreta, Henrique Cyrne Carvalho diz-se “lisonjeado, honrado e muito grato por esta nomeação, que significa o reconhecimento interpares de um trajeto que valeu a pena ser percorrido. A nomeação para tão distinta e reconhecida estrutura, de que fazem parte nomes maiores da intelectualidade nacional, enche-me de orgulho”. Paulo Correia de Sá, também diretor do Departamento Imuno-Fisiologia e Farmacologia do ICBAS, destaca a honra em estar entre a “elite da Medicina, tanto mais porque a proposta e o reconhecimento da minha intervenção pública e carreira científica nesta área do conhecimento foi atestada por individualidades nacionais de elevada craveira intelectual maioritariamente externas à Universidade do Porto, a minha instituição de origem”.

Fazer parte da Academia Nacional de Medicina de Portugal constitui “uma oportunidade para debater, junto de pessoas de grande relevo nacional e mérito intelectual, questões preminentes da atualidade e trabalhar na procura de soluções para o futuro, nomeadamente através da promoção da investigação em medicina”, expressa o diretor do ICBAS. Expectativas reforçadas pelo também nomeado Paulo Correia de Sá: “Espero ter a oportunidade de honrar a ANMP através da minha participação ativa na estratégia definida para o futuro da Ciência Biomédica em Portugal garantindo os mais elevados padrões Científicos, Éticos e Humanistas que caracterizam a associação”.

A ANMP, fundada em 1779, é uma associação científica e cultural, sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o debate de questões médicas nacionais e internacionais e a investigação científica nos domínios da Medicina e da Biologia. Atualmente, reúne nomes relevantes das instituições médicas portuguesas universitárias e assistenciais, públicas e privadas, integrando atualmente 100 Académicos Correspondente e 50 Académicos Titulares (eleitos de entre os Académicos Correspondentes). Da lista dos 50 Académicos Titulares fazem ainda parte os docentes do ICBAS Rui Henrique e António de Sousa Pereira, este último antigo diretor do Instituto e atual reitor da Universidade do Porto. Dos 100 Académicos Correspondestes destaque ainda para a presença da docente do ICBAS Graça Porto, e entre os jubilados e aposentados está Alexandre Quintanilha. Na categoria de Académicos Eméritos está Paulo Mendo (antigo diretor do ICBAS).  

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2025-01-21 às 03:03:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias