Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > ICBAS comemora o 2nd Porto One Health Day

ICBAS comemora o '2nd Porto One Health Day'

Com um programa mais direcionado para a comunidade não científica

No próximo dia 3 de novembro, Dia Internacional Uma Saúde, o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto volta a reunir especialistas das mais variadas áreas e instituições do país para promover o debate em torno de uma abordagem holística da Saúde.

Este ano, com um programa mais direcionado para a comunidade não científica, o ‘2nd Porto One Health Day’ é o reflexo do esforço que a instituição tem vindo a fazer para promover e difundir o conceito entre a comunidade científica, académica e a sociedade civil. 

Para Henrique Cyrne Carvalho, diretor do ICBAS, este é um momento muito importante de afirmação do trabalho que o ICBAS tem vindo a desenvolver: “promover esta abordagem tem sido central na nossa estratégia, temos feito várias reuniões com especialistas das mais variadas áreas, com o objetivo de mostrar que este é o caminho para o futuro e de encontrar soluções juntos para promovermos o desenvolvimento e aplicação de soluções com vista a garantir o bem-estar de todos, a sustentabilidade do planeta e a promoção da saúde pública”.

A sessão de dia 3 de novembro vai abrir com a apresentação pública do documento ‘Novos passos para a estratégia One Health do ICBAS’, um white paper que pretende apresentar propostas concretas para o futuro. A tarde continuará com três mesas redondas que “são do total interesse público, uma vez que abordam temas que influenciam a vida de todos”, como reforça Henrique Cyrne Carvalho. Esses temas são extremamente atuais e passam pela alimentação, resistências antimicrobianas e promoção da saúde no envelhecimento, em sessões totalmente abertas ao público “que constituem uma oportunidade para qualquer pessoa questionar especialistas de grande qualidade sobre estas temáticas, o que aliás nos parece fundamental. Aproximar a academia da sociedade civil é essencial para vingar esta proposta”, conclui o diretor do ICBAS.

É precisamente resultado deste compromisso e responsabilidade, que a exposição itinerante de fotografia “Perspetiva(s) sobre Uma Saúde”, que representa várias visões sobre o conceito chega à estação de Metro dos Aliados. “Este é o ponto alto da itinerância desta exposição, uma vez que podemos chegar a milhares de pessoas por dia, não só da nossa cidade, mas também de vários pontos do país e do mundo. O formato vai ser um pouco diferente do que tem sido até aqui, e tem por objetivo confrontar as pessoas com várias questões do dia-a-dia que têm tudo que ver com esta abordagem”.

O ‘2nd Porto One Health Day’ acontece no próximo dia 3 de novembro, a partir das 14h00, no Salão nobre do ICBAS/FFUP, culminando com a inauguração da exposição de fotografia na estação de metro dos Aliados, às 18h45.  É aberto ao público, de entrada gratuita, sendo, no entanto, a inscrição obrigatória através do link https://forms.gle/afQeFJHFQ24Lhcjr6 .


Consulte aqui o programa completo

"> OH Day

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2023 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2023-01-27 às 00:41:04 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias