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Concurso Nacional de Acesso | 2ª Fase | Matrículas: 1º ano, 1ª vez - 2020/2021

Estudantes de Licenciatura e Mestrado Integrado


MATRÍCULAS ONLINE: up.pt/matriculas
Das 10h00 de 15 de outubro às 17h59 de 19 de outubro
Com apoio de Live Chat, diáriamente, das 10h00 às 15h00 (acesso no Processo de Matrícula)

Uma vez colocado(a) na U.Porto receberá uma mensagem com a informação sobre como proceder para fazer a sua matrícula, bem como, o ”Guia passo a passo do processo de matrícula”.

Se foi colocado(a) no Mestrado Integrado em Medicina ou em Medicina Veterinária terá de fazer o upload, no decurso da sua inscrição, do documento Pré-Requisito do Grupo A (Atenção! Deve anexar obrigatoriamente o Anexo III.1 do Pré-requisito)

Se é menor de idade, terá de anexar o documento " Autorização para realização de Matrícula no Ensino Superior.


INFORMAÇÕES ÚTEIS ADICIONAIS:

Se apresentou a sua candidatura na DGES/Serviço de Acção Social da U.Porto, a informação será partilhada com a Escola, pelo que, não necessita de selecionar a instituição responsável no ato de matrícula. Caso contrário, selecione a instituição responsável na lista disponibilizada.

  • Após decisão sobre o pedido de bolsa (deferimento/indeferimento), deverá regularizar a sua situação contabilística nos prazos definidos no artigo 10.º do Regulamento de Propinas da Universidade do Porto.
  • Os estudantes cujo pedido de bolsa seja indeferido poderão requerer anulação da matrícula e inscrição no prazo de 10 dias úteis após publicação do despacho final de indeferimento sem obrigação de pagamento da propina referente a esse ano letivo.

Consequências do não pagamento da propina:

Por favor, ver artigo 7º do Regulamento Propinas U.Porto (04.09.2019)

 


Poderá requerer, no ato da matrícula, creditação da formação e experiência profissional nos termos do disposto nos artº 4º a 6º do Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade do Porto. Para o efeito, deverá aceder à respetiva página pessoal, através da opção "Reconhecimentos"/Lista de pedidos de reconhecimentos/Criar pedido de reconhecimento" e submeter o pedido juntamente com os documentos referidos no artº 6º já mencionado.

Os estudantes que tenham obtido formação académica na Universidade do Porto não estão obrigados à entrega dos documentos aludidos, devendo apenas entregar fotocópia do percurso académico (histórico escolar). O pedido de creditação obriga ao pagamento de 50¤ conforme Tabela de emolumentos da U.Porto.

 


De acordo com o Regulamento do Estatuto de Trabalhador Estudante da U.Porto:

  1. Pode requerer o Estatuto de Trabalhador-Estudante, para o ano letivo 2020/2021, através do Módulo Requerimentos disponível no SIGARRA, na sua página pessoal, no ato da inscrição, ou, se tal não for possível, no prazo máximo de 20 dias úteis após o início do ano letivo.
  2. Se as condições necessárias à obtenção do Estatuto de Trabalhador-Estudante estiverem reunidas decorrido o prazo previsto no número anterior, pode ainda ser requerida a concessão do estatuto para o 2º semestre do ano letivo, desde que o requerimento e os documentos sejam apresentados por este no prazo máximo de 20 dias úteis, a contar do início do 2º semestre.
Os Documentos a anexar serão os seguintes, conforme a situação profissional:
Se funcionário ou agente do Estado ou outra entidade pública
  • Declaração do respetivo serviço, atualizada, assinada e devidamente autenticada com selo branco (indicação obrigatória do nº de identificação da Segurança Social ou do nº de subscritor da Caixa Geral de Aposentações).
Se trabalhador por conta de outrem, independentemente do vínculo laboral, ao serviço de uma entidade pública ou privada (deve entregar um dos documentos abaixo indicados):
  • Declaração da entidade patronal atualizada, assinada e devidamente autenticada com carimbo ou assinatura reconhecida, com indicação do número de beneficiário da Segurança Social OU
  • Declaração comprovativa de inscrição na Caixa de Previdência OU
  • Mapa atualizado de descontos para a Segurança Social.
Se trabalhador por conta própria (deve entregar todos os documentos abaixo indicados)
  • Declaração de início/reinício de atividade, emitida pela Repartição de Finanças, no ano desse início ou, nos anos seguintes, declaração de rendimentos da qual não poderão figurar rendimentos nulos.
  • Declaração comprovativa de inscrição ou de isenção de inscrição na Segurança Social.
Se frequenta curso de formação profissional ou programa oficial de ocupação temporária de jovens (com duração igual ou superior a 6 meses)
  • Declaração da entidade responsável do curso ou programa, devidamente autenticada com carimbo ou assinatura reconhecida, contendo indicação da respetiva duração.
Trabalhador da Universidade do Porto
  • Não é necessária a entrega de documentação adicional.

 


O pedido de certidões para efeitos de ADSE, Abono de Família, IRS, Bolsas de Estudo dos Serviços de Acção Social, Assistência Médica e Medicamentosa,  Concessão de Residência a Estudantes Estrangeiros, Passes de Transporte e Pensão de Sobrevivência, terá que ser feito através do perfil do estudante, na opção "Certificados".

Consulte aqui o guião explicativo de como solicitar um certificado.

Para o efeito deverá solicitar a “Certidão de Inscrição em Ano Curricular”; seguidamente terá de selecionar a “Finalidade” (ADSE, Abono…, etc, a fim de isentar a Certidão dos emolumentos) e indicar o respetivo tipo de envio:

  • Levantamento presencial nos Serviços;
  • Correio normal;
  • Correio registado com aviso de receção;
  • Correio registado sem aviso de receção.

No caso de indicar o levantamento presencial, após a receção da notificação no seu email institucional de que a Certidão está concluída, deverá efetuar o seu agendamento através do seguinte link:

EFETUAR AGENDAMENTO

 


No que respeita ao procedimento para solicitar Declaração do ANDANTE SUB23, será de ter em conta o seguinte:

Após finalizar o seu processo de inscrição e regularizar a propina/seguro escolar, terá de enviar um e-mail para inscricoes@icbas.up.pt a solicitar o referido documento, identificando-se com nome e número.

Os Serviços Académicos emitem a Declaração e, quando, esta estiver pronta, receberá uma notificação (no SIGARRA), via Serviço de Expediente, para que possa efetuar o agendamento (dia/hora), para levantamento do documento.

ATENÇÃO:

  • Tem de efetuar, obrigatoriamente, o pagamento do Seguro Escolar e da primeira prestação de Propina antes de efetuar qualquer um destes pedidos.
  • No caso de ter Candidatura à Bolsa de Estudos, terá de inserir o comprovativo no separador respetivo no seu perfil


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Fala connosco através do Live Chat disponível das 10:00 às 15:00. O acesso é feito no Processo de Matrícula.
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