Você está em: Início > Notícias > Curso de Ciências de Animais Aquáticos de Laboratório - (CAL-AQUA) - ICBAS/FCUP

Curso de Ciências de Animais Aquáticos de Laboratório - (CAL-AQUA) - ICBAS/FCUP

candidaturas até dia 29 de abril

Cartaz Aquaculture

Objetivos

O curso CAL-AQUA tem como objetivo a capacitação dos estudantes para uso de organismos aquáticos como modelos experimentais. A frequência, com aproveitamento, deste curso permitirá a certificação como Técnico de Investigação para a realização de experimentação animal, de acordo com o Artigo 31º do Decreto-Lei 113/2013, alinhas a), c) e d), anteriormente designado por “Categoria FELASA B”. No final da UC, os estudantes ficam habilitados a requisitar a respetiva certificação à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Resultados de aprendizagem:

Pretende-se que os estudantes adquiram conhecimento sobre os procedimentos a adotar no uso de organismos aquáticos como modelos experimentais, com particular incidência nos vertebrados aquáticos (peixes e anfíbios) e cefalópodes.
Adquiram competências sobre manutenção, maneio e bem-estar dos animais aquáticos e aptidão para responder aos diferentes aspetos e desafios colocados na experimentação com animais aquáticos de laboratório.
Assegurar que os estudantes estão aptos a cumprir a regulamentação sobre a utilização de animais aquáticos como modelos experimentais, bem como estimula-los a aprofundar os conhecimentos e a desenvolver um espírito científico crítico sobre a temática da disciplina.

Destinatários

Estudantes de 1º, 2º e 3º ciclo, técnicos, investigadores e docentes titulares de licenciatura nas áreas de biomedicina, biologia, ciências do meio aquático, aquacultura, zootecnia, e áreas afins.

Condições específicas de acesso

Estudantes de 1º, 2º e 3º ciclo. Licenciados/ Bacharelato nas áreas de biomedicina, biologia, ciências do meio aquático, aquacultura, zootecnia, e áreas afins.

Critérios de seleção e seriação

• Currículo Académico _ ponderação: 60%
    • Doutoramento – 3 pontos
    • Mestrado – 2 pontos
    • Licenciatura – 1 ponto
  • Currículo Científico: _ ponderação: 40%
    • Publicação de artigos científicos
      • Nenhum – 0 pontos
      • 1-2 artigos – 3 pontos
      • Mais que 2 artigos – 5 pontos
    • Comunicações orais/ posters
    • Nenhum – 0 pontos
    • 1-2 comunicações orais/ posters – 0,5 pontos
    • 3-4 comunicações orais/ posters – 1 ponto
    • Mais que 4 comunicações orais/ posters – 2 pontos

A seriação dos candidatos é feita por ordem decrescente dos pontos obtidos.
Critério de desempate:

1. preferência à idade superior
  2. data de conclusão do grau académico adquirido.

6 a 10 de maio de 2019 das 9h às 19h

• Prazos de Candidatura: até 2019-04-29

Contactos – Educação Contínua: formação.continua@fc.up.pt

Copyright 1996-2019 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas