Você está em: Início > Notícias > PreHospital Trauma Life Support no ICBAS

PreHospital Trauma Life Support no ICBAS

Curso para profissionais de emergência médica

Curso PreHospital Trauma Life Support no ICBAS

Nos passados dias 10 e 11 deste mês, o ICBAS teve a oportunidade de abrir portas ao curso Prehospital Trauma Life Support (PHTLS), direcionado aos profissionais de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), coordenado pela Emergência XXI- Associação que prima por oferecer formações complementares na área da emergência médica.

O presente curso (PHTLS), é focado no melhoramento de eficácia e qualidade SOS cuidados prestados à vitima de trauma. Possui assim um vasto programa teórico e prático, que visa preencher lacunas detetadas ao longo dos anos por parte dos técnicos de emergência médica, que nem sempre estão totalmente conscientes daquilo que poderão encontrar no momento em que chegam ao local do acidente.

Deste modo, e de uma forma pedagógica e original, pretendem ensinar ao estudante as prioridades a serem estabelecidas na situação em que o único objetivo é o de salvar vidas, de acordo com o princípio "Tratar primeiro aquilo que mata primeiro".

No ICBAS pairou um ambiente de pânico e suspense, quando os estudantes foram divididos em equipas e iam-se deparando com simulações de vários acidentes ao longo do complexo ICBAS/FFUP, tendo que os resolver de forma profissional, como se da realidade se tratasse.

Esta participação dos nossos estudantes, bem como, a da equipa Direx Exercícios, responsável pela caracterização de vítimas para exercícios/simulacros, foi crucial para que toda esta formação tivesse um impacto maior e o mais realista possível.

Lara Macedo, ex-estudante e atual docente do nosso Instituto, assumiu a orientação da formação no ICBAS, referindo a importância deste tipo de formações regulares para que os profissionais de saúde não estagnem.

É ainda de referir, que este curso é acreditado pela National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT), oferecendo um certificado para os participantes com validade por 4 anos.

Mais formações idênticas a esta serão brevemente anunciadas.

Simulacro

Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-04-25 às 01:13:17 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias