Você está em: Início > Notícias > Projeto Aquaporinas

Projeto Aquaporinas

Projeto PTDC/BBB-BQB/1368/2014 - POCI-01-0145-FEDER-016706

AQUAPORINAS - Aquaporinas como parceiros moleculares do CFTR na Barreira Hematotesticular: uma intersecção entre a infertilidade masculina humana e a fibrose cística?

Projeto Cofinanciado pelo FEDER e que visa reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Este projeto vem dar continuidade ao projeto financiado do PI que termina em breve com elevado sucesso (este ultimo visava esclarecer o papel do controle hormonal sobre os transportadores membranares presentes nas SCs) e tem como objetivos principais investigar o papel da interação entre a AQP9 e o CFTR e esclarecer o papel fisiológico da regulação desse processo em SCs humanas.

Os resultados deste projeto permitirão elucidar o papel das AQPs e CFTR na infertilidade masculina. A identificação de parceiros de ligação específicos do CFTR vai elucidar também o funcionamento do CFTR como um regulador de outros canais e transportadores. E isso irá permitir a identificação de novos alvos terapêuticos para a fibrose cística e outras doenças resultantes da disfunção da CFTR, mas também fornecerá informações sobre a patogénese de doenças ligadas a esses transportadores.

Finalmente, esta proposta ao identificar parceiros de ligação ao CFTR e novas funções específicas para o CFTR, vai permitir desenhar novas estratégias para a contraceção masculina e para a terapia da fibrose cística. Portanto, espera-se que até o final deste projeto possamos desenvolver novas abordagens que envolverão a interação testicular AQP9-CFTR, protegendo essas estratégias sob uma ou mais patentes.

Projeto 1368

Copyright 1996-2018 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-12-10 às 11:29:08 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais