Você está em: Início > Notícias > Inauguração de Exposição sobre as Farmacopeias Portuguesas na Biblioteca ICBAS/FFUP

Dia 29 de novembro de 2018, na Biblioteca ICBAS/FFUP

teste1

No próximo dia 29 de novembro de 2018, a Biblioteca ICBAS/FFUP inaugura uma exposição conjunta subordinada ao tema “As Farmacopeias Portuguesas Não Oficiais (1704-1834) e Oficiais (1794-2008).

O programa da inauguração tem início às 10h00 e contará com a presença da Vice-Reitora da Cultura, U. Porto Edições e Museus, Prof.ª Doutora Fátima Vieira. Nesta exposição pretende-se mostrar ao público a evolução das farmacopeias portuguesas ao longo do tempo, desde o início do séc. XVIII até ao presente.

Ao longo da história de Portugal têm sido publicadas várias farmacopeias, de índole não oficial e oficial, com importância primordial nas áreas da Farmácia, Medicina e Saúde Pública. Atualmente, as farmacopeias são livros oficiais com valor vinculativo na legislação do medicamento, elaborados por uma comissão técnica especializada, que acompanham a evolução cientifica e tecnológica dos conhecimentos ligados aos medicamentos, garantindo a atualização da sua qualidade e salvaguardando a Saúde Pública.

A inauguração desta exposição temporária, que decorrerá no Salão Nobre do Complexo ICBAS/FFUP, será antecedida por um programa de divulgação ( consultar aqui) e incluirá o lançamento do catálogo da exposição. Pelas 12h00 dar-se-á a Abertura da Exposição, na Biblioteca ICBAS/FFUP, onde se poderão encontrar expostos alguns exemplares representativos das farmacopeias portuguesas não oficiais, bem como exemplares de todas as farmacopeias portuguesas oficiais que pertencem ao fundo documental da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

Esta exposição poderá ser visitada na Biblioteca ICBAS/FFUP entre 29 de novembro de 2018 e 1 de março de 2019, nos dias úteis, das 9h00 às 18h00.

Inauguração da Exposição As Farmacopeias Portuguesas Não Oficiais (1704-1834) e Oficiais (1794-2008) Programa
10h00 – Abertura Prof.ª Doutora Eduarda Fernandes
Professora Associada com Agregação da Faculdade de Farmácia da U.Porto
Diretora da Biblioteca ICBAS/FFUP da Faculdade de Farmácia da U.Porto