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Reingressos 2º ciclos de estudos - inscrições

De 20 a 21 de setembro de 2018

Os estudantes de Mestrados que apresentaram a sua candidatura a reingresso no ano letivo 2018/2019, devem agora proceder à sua inscrição on-line, através do botão "renovar inscrição" que encontra no final desta página, autenticando-se para o efeito com as suas credenciais (caso não tenha a sua password deverá entrar em contacto com o serviço de informática através do e-mail helpdesk@icbas.up.pt).

DOCUMENTOS APRESENTAR

Após inscrição, o estudante deverá informar os serviços de pós-graduação, enviando para o efeito um e-mail para posgrad@icbas.up.pt, com os seguintes documentos: 
  • Boletim de inscrição (disponível do seu lado direito após término da inscrição em "opções / boletins de inscrição");
  • Comprovativo de pagamento da propina e seguro escolar;
Atos fora de prazo (no Serviço de Pós Graduação):
  • 24 a 28 de setembro de 2018 - acrescida de 22 euros;
  • 01 a 08 de outubro de 2018 - acrescida de 55 euros
 Antes de proceder à inscrição deverá tomar conhecimento da informação abaixo.

PROPINAS E SEGURO ESCOLAR


Consulte valor de Propina 2018-2019 aqui

Conforme  Regulamento de Propinas da U.P, o pagamento das propinas de Mestrado poderá ser efetuado na totalidade no acto da inscrição ou em 10 prestações mensais, sendo a primeira devida no ato de matrícula/inscrição e as restantes, nos meses subsequentes ao início do ano letivo, até ao último dia de cada mês. 

O pagamento da propina e do respetivo seguro deverá ser feito via multibanco - Pagamento de Serviços, utilizando para tal os dados obtidos na sua página pessoal em conta-corrente ou presencialmente na tesouraria do ICBAS.


A partir do momento em que o candidato concretiza a inscrição, são sempre devidas as propinas, ainda que este, por uma qualquer razão já não tenha interesse em frequentar o curso.
Se por qualquer motivo, no ato da matrícula, o candidato não proceder ao pagamento da propina, não fica isento do pagamento da mesma em caso de anulação, tenha ou não iniciado o ano letivo.

No caso de pretender desistir do Curso em que se encontra matriculado/inscrito, deverá solicitar, por escrito, a anulação de matrícula, dirigida ao Diretor do ICBAS.  No caso dos Mestrados será aplicada a regulamentação definida no artº 5º do regulamento de propinas da Universidade do Porto.

CONSEQUÊNCIAS DO INCUMPRIMENTO DO PAGAMENTO DA PROPINA (artº4 do Regulamento de propinas da U.Porto)

1. A nulidade de todos os atos curriculares praticados no ano letivo a que o incumprimento da obrigação se reporta;
2. A suspensão da matrícula e da inscrição anual, com a privação do direito de acesso aos apoios sociais até à regularização dos débitos, acrescidos dos respetivos juros, no mesmo ano letivo em que ocorreu o incumprimento da obrigação.
   

MATRÍCULA/INSCRIÇÃO EM REGIME DE TEMPO PARCIAL

1. Estudante em regime de tempo parcial é aquele que se inscreve até um máximo de 37,5 créditos anuais de um determinado ciclo de estudos.
2. A inscrição em regime de tempo parcial só poderá ser feita no ato de matrícula/inscrição, contando para efeitos de tempo mínimo para entrega da dissertação o correspondente a duas inscrições em dissertação.
3. O valor total da propina a pagar para os estudantes que no ato de matrícula/inscrição escolherem o regime parcial é o constante na página do curso. Este montante deverá ser pago nos prazos limites idênticos aos da propina a tempo integral.


Mudança de regime: 
1. A mudança de regime de tempo integral para parcial, ou vice-versa, só pode ocorrer no ato de inscrição no ano letivo. 
2. Excetuam-se do número anterior os trabalhadores-estudantes que poderão requerer a mudança de regime em tempo integral para tempo parcial no início do 2º semestre quando as condições para a obtenção de tal estatuto apenas se encontrarem preenchidas no início do 2º semestre.

 
Nota: 
Qualquer pedido efetuado pelos estudantes fora dos prazos definidos no regulamento de regime do estudante a tempo parcial da UP será liminarmente indeferido.

CANDIDATOS COM BOLSA DE ESTUDOS

Os estudantes que pretendam candidatar-se a bolsa de estudos dos SASUP deverão entregar, devidamente preenchida e assinada, de acordo com o documento de identificação, a Declaração de compromisso de honra em como se candidatam a esse benefício. Posteriormente, no prazo máximo de 30 dias úteis a partir da data da declaração de compromisso, deverão inserir o recibo de receção de candidatura emitido pelos SASUP, na sua página pessoal no SIGARRA.

Os estudantes cujo pedido de bolsa seja indeferido deverão efetuar o pagamento das prestações em falta no prazo de 30 dias úteis consecutivos à publicitação do despacho de indeferimento ou requerer anulação da sua inscrição no prazo de 10 dias úteis após publicitação do despacho final de indeferimento, sem obrigação de pagamento da propina referente a esse ano letivo.

Os estudantes bolseiros procederão ao pagamento das prestações em falta (propina) no prazo de 30 dias consecutivos à regularização do pagamento da bolsa de estudos.

CREDITAÇÃO DE FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

Os estudantes poderão requerer, no ato da inscrição, creditação da formação e experiência profissional nos termos do disposto nos artº 4º a 6º do  Regulamento de Creditação de Formação Anterior e de Experiência Profissional da Universidade do Porto

Para o efeito, deverão aceder à respetiva página pessoal através da opção "Reconhecimentos"/Lista de pedidos de reconhecimentos/Criar pedido de reconhecimento" e submeter o pedido juntamente com os documentos referidos no artº 6º atrás mencionado.

Nota: Os estudantes que tenham obtido formação académica na Universidade do Porto não estão obrigados à entrega dos documentos aludidos, devendo apenas entregar fotocópia do percurso académico (histórico escolar). O pedido de creditação obriga ao pagamento de 50¤, de acordo com o ponto 15 da Tabela Emolumentos da U.P.

 

ESTATUTO TRABALHADOR - ESTUDANTE

Os estudantes que cumpram os requisitos do artº 2º do Regulamento do Estatuto de Trabalhador-Estudante da Universidade do Porto podem requerer aquele Estatuto no Gabinete de Pós-Graduação do ICBAS, no ato da matrícula/inscrição ou, se tal não for possível, no prazo máximo de 20 dias úteis após a referida matrícula/inscrição. Se as condições necessárias à obtenção do Estatuto de Trabalhador Estudante se reunirem decorrido o prazo previsto no número 1, pode ainda ser requerida pelo estudante a concessão do Estatuto para o 2º semestre do ano letivo, desde que o requerimento e documentos sejam apresentados por este no prazo máximo de 20 dias úteis a contar do início das atividades do segundo semestre.
Pode consultar o Regulamento Estatuto Trabalhador - Estudante e preencher o modelo de Requerimento Estatuto Trabalhador - Estudante.

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