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Renovação da inscrição ano letivo 2018/2019 - Licenciatura e Mestrados Integrados

16/07 a 17/08 (A partir das 14h00)

As inscrições (Licenciatura e Mestrado Integrado) devem ser concretizadas através do SIGARRA, no período compreendido entre 16 de julho a 17 de agosto de 2018. O(a) estudante deverá ler toda a informação disponível nesta página procedendo à inscrição, no final, através do separador "Efectuar Inscrição" (Opção do lado direito);

As inscrições deverão ter em consideração os seguintes regulamentos:

  • Relembra-se que só poderão inscrever-se em unidades curriculares de um dado ano curricular após a inscrição obrigatória a todas as unidades curriculares em atraso; só depois poderão inscrever-se às seguintes, até ao limite de 75 ECTS e não ultrapassando os 42 ECTS num dos semestres.
  • Sempre que os estudantes, com período de mobilidade anual ou semestral previsto, tenham unidades curriculares do ICBAS para realizar, deverão validar as mesmas no momento da inscrição:
    • Os estudantes com período de mobilidade anual previsto, deverão fazer a sua pré-inscrição no SIGARRA, para que possam proceder à respetiva validação.
    • Os estudantes com período de mobilidade semestral previsto, deverão fazer a sua inscrição no SIGARRA, para que possam proceder à respetiva validação e inscrição nas unidades curriculares a realizar no ICBAS nesse ano letivo.
  • Os estudantes que realizem exames na Época Especial de Conclusão, dispõem de 7 dias úteis, contados a partir da data do lançamento da última classificação, para regularizarem a sua inscrição em unidades curriculares.
  • A inscrição em ano letivo é válida com a submissão do Boletim de Inscrição, ficando automaticamente com o estado “A frequentar”. Contudo, a inscrição ficará condicionada até ao pagamento de propinas ou apresentação de comprovativo de pedido de bolsa, sendo obrigatório, em qualquer dos casos, o pagamento do seguro escolar no ato de inscrição.
  • Recomenda-se a atualização dos dados pessoais no campo respetivo em dados sociodemográficos, disponível na página pessoal, devendo, nesta situação, e logo que possível, apresentar-se nos serviços académicos para comprovação das alterações efetuadas.
  • A inscrição em ano letivo/ unidades curriculares não dispensa a escolha de turmas/ horários, ou vice-versa. A respeito das turmas e horários, deverão consultar informação a disponibilizar pelo Conselho Pedagógico.
  • As inscrições realizadas fora do prazo estabelecido, estão sujeitas ao pagamento de um emolumento referente a prática de atos fora do prazo, de acordo com a Tabela de emolumentos da U.Porto:
    • 22,00¤ nos primeiros cinco (5) dias úteis;
    • 55,00¤ nos cinco (5) dias úteis subsequentes (do 6.º ao 10.º dia útil).
  • Encontra-se em vigor, desde o ano 2007/08, o Regulamento de prescrições da U.Porto. Nesse sentido, recomenda-se a sua consulta, nomeadamente aos estudantes que estejam em risco de prescrição.
  • Qualquer ato que tenha que ser realizado, nos Serviços Académicos, terá que ser feito pelo próprio, ou por terceiro com o seguinte Modelo de Procuração.

 

Para qualquer esclarecimento adicional poderá enviar um e-mail para:
inscricoes@icbas.up.pt ou, no caso do MIM, para transicaomim@icbas.up.pt

 

Informação específica MIM:

  • Na inscrição no plano, quando aplicável, deverão ter em conta as seguintes especificidades:
    • Opção 1 (2º ano/1º semestre) –os estudantes deverão obter um total de 3 ECTS, frequentando uma unidade curricular necessária para o devido efeito, a escolher de entre a lista que lhes é apresentada;
    • Opções 2 e 3 (2º ano/2º semestre) –os estudantes deverão obter um total de 6 ECTS, dos quais 3 ECTS podem ser qualquer UC da UP ** (2ºS ou Sem Período, que decorra durante o 2º S);
    • Opção 4 (4º ano – Bloco Médico) –os estudantes deverão obter um total de 3 ECTS da lista apresentada, no semestre em que estiverem a realizar o Bloco Médico, ou qualquer UC da UP ** (de nível de 2º ou 3º ciclo, que decorra nesse semestre) *;
    • Opção 5 (Bloco Cirúrgico – 5º ano) –os estudantes deverão obter um total de 3 ECTS da lista apresentada, no semestre em que estiverem a realizar o bloco cirúrgico *;
    • Opção 6 (Bloco Médico – 5º ano) – Nesta opção os estudantes deverão realizar um total de 3 ECTS da lista apresentada, no semestre em que estiverem a realizar o bloco médico*

                    * Caso não se verifique esta condição, a inscrição terá de ser, necessariamente, retificada administrativamente.

                    ** Para se inscreverem em opções UP, deverão consultar a oferta, clicando em Opções - Incluir unidade curricular (no lado direito do ecrã).


GRUPOS DE ALTERNATIVAS:

  • Bloco Médico / Cirúrgico 4º e 5.º ano – Neste Grupo, o estudante deverá escolher uma de duas alternativas
  • Alternativa Bloco Cirúrgico / Médico: os estudantes realizam o Bloco Cirúrgico no 1º semestre e o Bloco Médico no 2º semestre
  • Alternativa Bloco Médico / Cirúrgico: os estudantes realizam o Bloco Médico no 1º semestre e o Bloco Cirúrgico no 2º semestre

 

  • Creditação de CEMEF’s e/ou Intercâmbios (os estudantes que tiverem pedidos de creditação destas formações, não deverão fazer a inscrição na opcional correspondente):
    • Os estudantes que tenham realizado CEMEF's ou Intercâmbios no ano letivo 2017/2018, poderão requerer creditação, de acordo com as tabelas de correspondência para CEMEF’s ( Creditação CEMEF's) e intercâmbios ( Creditação Intercâmbios) aprovadas para 2018/2019.
    • Para solicitar esta creditação, deverão efetuar o pedido no ato da inscrição, na página pessoal de estudante, através da Opção "Reconhecimentos/Lista de pedidos de reconhecimento/Criar pedido de reconhecimento",  procedendo ao carregamento (upload) dos documentos, para este efeito podem consultar a seguinte Tabela exemplificativa. Para que o pedido possa ser aceite, terão de entregar o original nos Serviços Académicos até 07 de setembro de 2018, conforme Despacho Diretor.
    • Este pedido está sujeito ao pagamento de 50 ¤ de emolumentos, de acordo com a Tabela de emolumentos da U.Porto, e só poderá ser dado seguimento ao pedido após a liquidação do mesmo.  

 

  • Os estudantes que em anos anteriores tiveram creditação a duas opcionais do 6.º ano, deverão, após a inscrição online, dirigir-se aos Serviços Académicos, preferencialmente, no período de 17 a 27 de julho de 2018, para fazer o Acerto de Plano.
  • Os estudantes do 5.º ano que têm que realizar duas UCs de opção extra, deverão escolher de entre as opções do 4.º preferencialmente, ou do 5.º ano. Uma vez que as UCs extra não vão constar na inscrição online, deverão, após a conclusão desta, dirigir-se aos Serviços Académicos, preferencialmente, no período de 17 a 27 de julho de 2018, para fazer o Acerto de Plano.
  • Para os estudantes que têm UCs em atraso, o cálculo que devem efetuar para perceber se devem inscrever-se a mais UCs, é fazer a soma dos ECTS com que terminaram este ano letivo + a soma dos ECTS das UCs que terão de completar no novo plano de estudos do MIM. Se a soma for inferior a 360 ECTS, nos próximos anos letivos devem inscrever-se a mais UCs que perfaçam os ECTS que vos faltam para os 360 ECTS. A inscrição nestas UC’s deverá ser realizada com o apoio dos Serviços Académicos, para que os mesmos possam verificar a viabilidade (quando se trate de UCs fora do plano do MIM) e possam realizar acerto de plano.
  • Para estudantes que têm UCs em atraso, estará disponível, de 01 a 10 de agosto, atendimento personalizado para análise dos percursos académicos. Recomenda-se vivamente que os estudantes nestas condições que pretendam esse atendimento, procedam à inscrição online apenas após o mesmo. Deverão, necessariamente, marcar o dia e hora pretendidos em https://doodle.com/poll/8kv8a4yk6db76gy6.
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