Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Notícias > Ciclo - O Espectro Eletromagnético, "Microscópios", Macromoléculas e Outras Partículas - conversas sobre ciência

Ciclo - O Espectro Eletromagnético, "Microscópios", Macromoléculas e Outras Partículas - conversas sobre ciência

23 e 30 de maio

O Espectro Eletromagnético, “Microscópios”, Macromoléculas e Outras Partículas é um conjunto de duas conversas multidisciplinares sobre ciência. A iniciativa propõe uma discussão em torno de aspetos dinâmicos da produção de conhecimento científico partindo de uma série de conceitos, instrumentos ou objetos que de algum modo estão presentes em diferentes áreas, incluindo as ciências da vida e biomedicina e a física.

O entendimento do espectro eletromagnético e da observação dos seus diversos comprimentos de onda atravessa diferentes campos das ciências naturais e propiciará um ponto de partida para uma reflexão sobre conhecimento científico e as diferentes escalas de observação às quais este é produzido. Como se articulam ou integram conhecimentos produzidos a diferentes escalas? Entendidos num sentido lato como dispositivos que permitem explorar entidades de pequenas dimensões e invisíveis ao olho humano, os “microscópios” são assim convocados ao debate. As macromoléculas biológicas são exemplos desses objetos. As partículas de que a física de partículas se ocupa também. De que forma a instrumentação, conceptual e laboratorial, permite melhor compreender um dado sistema, perceber como se articulam o seu todo e as partes, entender como se desenvolve e evolui?

Estas duas conversas serão assim uma oportunidade de discussão e reflexão conjunta acerca de questões transversais e do modo como são abordadas em diferentes áreas científicas.

Cartaz

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2018 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-08-14 às 14:44:47 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais