Você está em: Início > Notícias > Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2014/2015 e Inauguração do Centro Biomédico de Simulação ICBAS/CHP

Lição inaugural proferida pelo Senhor Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo

Na próxima quarta-feira, dia 22 de outubro, às 11 horas no Salão Nobre do ICBAS/FFUP, teremos a inauguração do Centro Biomédico de Simulação (CBS) que está inserida na Cerimónia Oficial de Abertura do Ano Letivo 2014/2015 do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Esta sessão será presidida pelo Senhor Reitor da Universidade do Porto, Prof. Doutor Sebastião Feyo de Azevedo e, conta ainda com as intervenções do Diretor do ICBAS, Prof. Doutor António de Sousa Pereira e com a Lição Inaugural do Senhor Ministro da Saúde, Dr. Paulo Macedo. O CBS a inaugurar, foi desenvolvido em cerca de 9 meses com um investimento a rondar os 500.000¤, dispondo de um amplo espaço totalmente renovado com modernas instalações e infraestruturas de excelência a nível nacional. Assim, o CBS possui uma sala de Bloco Operatório, uma sala de simulação de partos, uma enfermaria, uma ambulância para treino de transporte de doentes, uma sala para treino de competências técnicas e, uma sala de briefing onde se pode observar tudo o que decorre nas salas de simulação. Todas as salas possuem cobertura com câmara, som e sinais vitais que podem ser apresentados e monitorizados graças ao software e equipamento de vídeo/som adquirido e desenvolvido especificamente para dar resposta ao pretendido pelo CBS. Os objetivos máximos do CBS são a Educação e Investigação na área da saúde com recurso a simulação no âmbito do Ensino Pré e Pós-Graduado, formação contínua dos profissionais de saúde do CHP e ICBAS bem como, formação a outros profissionais de saúde externos e outros grupos alvo da população. Quanto aos simuladores disponíveis, o CBS dispõe de um simulador de patologias cardiotorácicas (único no país - oriundo do Japão) que integra um conjunto de cerca de 40 modelos diferenciados. Como Escola e Centro Hospitalar de Referência, o CBS tem disponíveis dois simuladores de alta-fidelidade: SimMan3G (um simulador avançado com possibilidade de treino de inúmeros acontecimentos e patologias num manequim com estrutura e tamanho de um Homem de estatura normal) e a SimMom (uma simuladora avançada para treino de partos com possibilidade de introduzir inúmeras situações muitas vezes pouco comuns na aprendizagem dos alunos). Aqui, os estudantes de medicina do ICBAS podem testar alguns procedimentos, conhecimentos e detetar outras patologias que pela sua complexidade são difíceis de testar nos doentes já que o aparecimento de casos no hospital nem sempre coincide com aulas práticas ao longo do curso. O CBS está acessível a todos os alunos do ciclo clínico, docentes e profissionais de saúde do Centro Hospitalar para que todos tenham uma aprendizagem contínua. Em breve, está previsto a abertura do Centro à população em geral e grupos alvo com vista à lecionação de cursos de simulação (suporte básico de vida, treino de partos em ambulância, entre outros).
Copyright 1996-2022 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-09 às 16:05:00 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias