O Programa Doutoral Internacional em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde (BiotechHealth) é organizado conjuntamente por:
Mais de vinte instituições, maioritariamente internacionais, incluindo universidades, institutos de investigação e empresas, estão também associadas ao BiotechHealth.
Este programa oferece uma formação em biotecnologia molecular aplicada às ciências da saúde, nomeadamente em tecnologias de diagnóstico e terapêutica, regeneração de tecidos, terapias celulares e nanomedicina, e biotecnologia microbiana, num ambiente verdadeiramente interdisciplinar e internacional.
A leccionação formal é de cerca de 20 ECTS, de modo a permitir que os estudantes concentrem a sua aprendizagem num ambiente de investigação e na condução de trabalho experimental. A componente lectiva destina-se a fornecer aos estudantes a oportunidade de adquirirem competências transversais, particularmente nas áreas da comunicação, propriedade intelectual e empreendedorismo. Adicionalmente, serão oferecidos cursos de formação avançada e seminários em Biotecnologia Molecular e Celular, enfatizando a necessidade de integração em ambientes de investigação avançada. Uma componente essencial do programa é a colaboração com grupos de investigação internacionais de excelência e empresas. Os estudantes deverão passar um mínimo de 6 meses numa instituição estrangeira (laboratório de investigação, hospital ou industria).
O Programa BiotechHealth aceita até 15 estudantes por ano, com base numa avaliação rigorosa. Os candidatos nacionais ou internacionais deverão possuir como condição mínima para a candidatura o grau de Mestre e formação académica em pelo menos uma das áreas seguintes: bioengenharia, biotecnologia, ciências farmacêuticas, biologia, medicina, bioquímica, nanomedicina, química. Alguns estudantes serão elegíveis para uma bolsa ao abrigo dos Programas de Doutoramento da FCT.
BiotechHealth foi aprovado para financiamento em 2013 pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O Programa BiotechHealth tem por objetivo fornecer uma formação doutoral de excelência em Biotecnologia Molecular e Celular aplicada às Ciências da Saúde, num ambiente interdisciplinar e internacional, promovendo a colaboração com grupos de investigação reconhecidos internacionalmente, hospitais e empresas nacionais e internacionais.
BiotechHealth combina biotecnologias celulares e moleculares, cruciais em aplicações clínicas e industriais. A Biotecnologia Molecular (ou Bioengenharia Molecular) é uma área interdisciplinar nova, a qual combina várias disciplinas, como (Micro)Biologia, Bioquímica, Biofísica, Ciência de Materiais, Ciências Médicas e Farmacêuticas, Bioinformática e Nanotecnologia.
O Programa incidirá especialmente nas áreas científicas abaixo indicadas, incentivando-se a realização de projetos interdisciplinares entre duas ou mais áreas.
- Medicina Regenerativa e Terapias Celulares
- Nanodiagnóstico e Nanoterapêutica
- Biofísica Molecular e Celular e Desenho Computacional de Biomoléculas
- Biotecnologia Microbiana
Os doutorados do Programa BiotechHealth terão competências científicas ao nível do estado da arte, na área específica da tese. Terão ainda competências em empreendedorismo, gestão científica e elaboração de projetos, propriedade intelectual e comunicação.
O Programa BiotechHealth garante uma formação de grande qualidade que permitirá iniciar uma carreira profissional no meio académico ou na indústria, facilitando a inserção em redes internacionais de investigação ou em empresas da área da biotecnologia ligadas à saúde.
Limitações quantitativas
1- Número de Vagas: 15 alunos
2-O número mínimo de inscrições necessário para o funcionamento do doutoramento é de 5.
Condições de acesso e ingresso:
1. Titulares do grau de mestre ou equivalente legal.
2. Os titulares do grau de licenciado, detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela comissão científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.
3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pela comissão científica.
Preferencialmente, os candidatos devem ter uma sólida formação em bioengenharia, biotecnologia, bioquímica, ciências farmacêuticas, biologia, medicina, nanomedicina e química.
4. Só serão considerados elegíveis candidatos que possuam: a) licenciatura com classificação igual ou superior a 14 valores e mestrado com classificação igual ou superior a 15 valores; b) mestrado integrado com classificação igual ou superior a 15 valores.
5. Os candidatos deverão apresentar evidência clara de experiência de trabalho em laboratório de investigação nacional ou estrangeiro, correspondente a um mínimo de três meses em tempo integral (FTE), devendo, para isso, anexar carta do respetivo orientador.
- Candidaturas: 03 de junho a 15 de julho de 2014
- Prazo para afixação de resultados provisórios: até 03 de setembro, disponível na pasta documentos (disponível no módulo "Opções" do lado direito)
- Prazo para audiência prévia escrita: até 17 de setembro de 2014
- Prazo para afixação dos resultados definitivos: 18 de setembro de 2014
- Prazo para apresentação de reclamação: até 09 de outubro de 2014
- Prazo para publicação da decisão de reclamações: até 30 de outubro de 2014
- Prazo para matrículas: 10 a 17 de outubro de 2014 (https://sigarra.up.pt/icbas/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=9486)
- Prazos de colocação de suplentes (se aplicável): 20 a 24 de outubro de 2014
Os candidatos serão notificados em breve se foram selecionados para a fase de entrevista/sessão de poster, a qual terá lugar no ICBAS, Porto, no dia 22 de Julho (09.00 - 16.00)
Os candidatos selecionados que não possam estar presentes (por motivos de força maior) devem notificar o programa por email posgrad@icbas.up.pt e serão entrevistados via skype na tarde do dia 22 de Julho
No âmbito das bolsas financiadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (FCT,IP) a este Programa, cabe à Comissão Científica selecionar 8 estudantes que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT,IP, sendo os contratos de bolsa celebrados diretamente com esta.
Procedimento de Candidatura: disponível na pasta documentos (disponível no módulo "Opções" do lado direito).
Condições de admissão e critérios de seriação: disponível na pasta documentos (disponível no módulo "Opções" do lado direito)
O Pedido de creditação de formação anterior é realizado no ato da matrícula do estudante.
No ato da matrícula todos os estudantes deverão pagar 100 euros de taxa de matrícula de acordo com a tabela de emolumentos da U.P.
Início do Curso: 05 de janeiro de 2015
Propina:
- Tempo integral: ¤ 2750,00 /ano
- Tempo parcial: ¤ 1650,00 ¤/ano (60% do valor do TI).
Para qualquer esclarecimento relativo ao processo de candidatura p.f. contacte:
Helena Cristina Martins
Gabinete de Pós-Graduação
hcmartins@icbas.up.pt
220428006
Horário de Atendimento:
10h:00 - 12h:00
14h:00 - 15h:30
Código Oficial: | 5881 |
Diretor: | Manuel Vilanova |
Codiretor: | Salette Reis |
Sigla: | BioTec |
Grau Académico: | Doutor |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Doutoramento |
Início: | 2013/2014 |
Duração: | 8 Semestres |