A formação em Medicina Veterinária integra desde 1994 a oferta formativa do ICBAS, sendo desde 2007 um Mestrado Integrado (MIMV).
Enquanto ramo das ciências da saúde, o MIMV beneficia muito do ambiente multidisciplinar proporcionado pelo ICBAS (sem qualquer paralelo no ensino universitário português), onde a partilha de recursos e conhecimento com as graduações em Medicina, Ciências do Meio Aquático, Bioquímica, Bioengenharia e, mais recentemente, Medicina Dentária permite criar um ambiente de aprendizagem mais enriquecedor e uma total complementaridade das formações em torno do conceito “Uma Saúde”.
Outra das grandes forças do MIMV é a excelência do seu ensino prático que, desde o primeiro ano, se baseia no contacto direto e na organização dos estudantes em pequenos grupos.
O plano de estudos do MIMV, contempla todas as áreas e disciplinas obrigatórias na formação em medicina veterinária estabelecidas pela legislação europeia que regula as qualificações profissionais, facilitando assim o reconhecimento internacional da formação e a mobilidade de estudantes e graduados no espaço europeu.
O curso, com uma duração de 5,5 anos (11 semestres e 330 créditos ECTS), tem como ponto de partida a estrutura, a função e o comportamento dos animais saudáveis para, a partir do terceiro ano, abordar as doenças que os afetam e os procedimentos médicos e cirúrgicos necessários para os tratar. Nos últimos anos são também abordadas as responsabilidades dos médicos veterinários na proteção da saúde humana.
Os estudantes acompanham também um serviço de clínica ambulatória dirigido a equinos, bovinos e outras espécies pecuárias.
A formação prática de outras vertentes da atividade veterinária conta ainda com o prestimoso apoio de numerosas instituições, empresas e serviços. Numa escola focada na ciência, a diversidade de programas doutorais e de projetos de investigação nos diferentes ramos biomédicos permite aos estudantes uma primeira aproximação à investigação científica que, mais tarde, se poderá concretizar na proposta ou integração em projetos de investigação. Nesta vertente, para além dos muitos laboratórios e unidades de investigação existentes no ICBAS, a escola mantém uma cooperação estreita com importantes institutos de investigação:
O MIMV está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) desde 2016. O Relatório de Autoavaliação do MIMV e Relatório Final da Comissão de Avaliação Externa do MIMV estão disponíveis para consulta pública. Em 2020 o MIMV submeteu à A3ES um novo Relatório de Autoavaliação que reporta à evolução do ciclo de estudos desde a avaliação anterior e que levou à decisão do Conselho de Administração da A3ES de renovar a acreditação do curso.
Complementarmente, o MIMV é um curso aprovado pelo European Committee of Veterinary Education (ECOVE) e pela European Association of Establishments for Veterinary Education (EAEVE). O empenho do MIMV para obter este reconhecimento está refletido no relatório final de avaliação. Este reconhecimento europeu da qualidade do MIMV é garantia que o curso cumpre os requisitos do European System of Evaluation of Veterinary Training (ESEVT), assim como a legislação europeia relativa ao reconhecimento das qualificações profissionais, sendo facilitador da mobilidade académica e profissional dos seus graduados.
No final do seu ciclo de estudos, os graduados estão capacitados para prestarem assistência médica às espécies animais mais relevantes, bem como para contribuírem para o abastecimento alimentar e para a proteção do ambiente e da saúde pública. Esta formação pluripotente, que abarca todas as competências previstas na legislação europeia relativa à formação veterinária, permite a inscrição na Ordem dos Médicos Veterinários. Para conhecer o conjunto das atividades desenvolvidas por Médicos Veterinários consultar o artigo 4.º do Código Deontológico Médico-Veterinário.
Os graduados pelo ICBAS podem exercer a sua atividade em qualquer dos domínios profissionais da medicina veterinária:
Para além destas funções, a formação médica recebida permite aos Mestres em Medicina Veterinária trabalhar em muitas outras funções ou com outras populações animais, nomeadamente os animais exóticos e a avifauna silvestre.
Adicionalmente, o ambiente pluridisciplinar do ICBAS (único no panorama das ciências da saúde em Portugal) proporciona excelentes condições para formação pós-graduada em outros domínios do conhecimento biomédico, bem como para a realização de investigação científica.
Código Oficial: | 9847 |
Diretor: | Paulo Martins da Costa |
Diretor Adjunto: | Paula Proença |
Sigla: | MIMV |
Grau Académico: | Mestre |
Tipo de curso/ciclo de estudos: | Mestrado Integrado |
Início: | 2007/2008 |
Duração: | 11 Semestres |