Instituições envolvidas: Para garantir elevada diversidade e qualidade da oferta formativa, o Mestrado é oferecido conjuntamente e desde a sua génese pelo ICBAS e pelo IPMA (ex-IPIMAR, Instituto de Investigação das Pescas e do Mar), contando com a permanente e estreita participação do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) e da ELA (Estação Litoral da Aguda). Há parcerias com EMPRESAS, promovendo-se estágios formativos (via Opções Livres) e a realização de dissertações e de estágios anuais em ambiente profissional.
Habilitações de Acesso: Podem candidatar-se ao Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos (MCMRM) detentores de grau de licenciado ou seu equivalente legal em áreas das Ciências da Vida. São também admissíveis candidatos noutras condições, nomeadamente ao abrigo do Artº 17, do Decreto-Lei nº 74/2006, na redação dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018. Neste contexto, podem candidatar-se quaisquer pessoas detentoras de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização do ciclo de estudos, aquando da análise das candidaturas pela comissão científica do ciclo de estudos, segundo os critérios e subcritérios de admissão que são anualmente definidos e anunciados publicamente.
Duração de 2 anos: Ano letivo (1º ano) + Dissertação (ou Estágio) de Mestrado (2º Ano): a dissertação ou estágio finais podem ser realizados no país ou no estrangeiro.
Horário: De segunda a sexta-feira e muito ocasionalmente sábados. Manhãs (sobretudo) e/ou tardes, conforme o período de lecionação, até 20-25 horas/semana. Dentro do possível, ajustado às necessidades dos mestrandos e em particular às restrições dos estudantes-trabalhadores.
INÍCIO DO ANO LETIVO: a partir de 20 de setembro de 2021 - sujeito a confirmação.
Objetivos
O mestrado fornece conhecimentos e promove competências que garantem a formação avançada de profissionais capazes de intervir na investigação e gestão do mar e das zonas costeiras, no desenvolvimento sustentado da aquacultura e pescas, e na criação de valor acrescentado de recursos e serviços de ecossistemas marinhos. O ensino promove ganhos de competências profissionais e pessoais, enfatizando aspetos práticos e o progresso da iniciativa e criatividade. O mestrado orienta-se para o estudo da biota que habita os oceanos e as zonas costeiras, encarando-os como parte de um ambiente dinâmico, a preservar, e como recursos naturais limitados, cuja exploração é intensa, complexa, requerendo indivíduos qualificados.
Informações
Consulte aqui a Política de Proteção de Dados Pessoais da U.Porto
Regulamento segundos ciclos
Normas de elaboração da dissertação
CANDIDATURAS
Prazos, vagas e critérios
Apresentação de Candidaturas:1ª fase: 02 de março a 20 de maio de 2021
2ª fase: 19 de julho a 25 de julho de 2021 - 10 vagas
Numerus clausus: 22
Número mínimo de estudantes para funcionamento do ciclo de estudos: 8
A candidatura está sujeita ao pagamento, não reembolsável, de 55 euros.
Consulte aqui o valor das Propinas
O pagamento das propinas poderá ser efectuado na totalidade no acto da inscrição ou em 10 prestações mensais, sendo a primeira devida no ato de matrícula/inscrição e as restantes, nos meses subsequentes ao início do ano letivo, até ao último dia de cada mês.
NOTA: Qualquer dúvida relativa a propinas consulte
o regulamento de propinas
Reingressos 2021/2022
Para mais informações consulte aqui
Apresentação de candidaturas a Reingresso:
28 de junho a 16 de julho de 2021
Contactos
Para informações sobre candidaturas ou inscrições p.f. contacte
Goreti Lobo
|
|
Zélia Lopes
|
mslobo@icbas.up.pt |
|
zmlopes@icbas.up.pt |
220428054 |
|
220428021 |
Horário de Atendimento
♦ 10h00 - 12h00
♦ 14h00 - 15h30