Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado Integrado > MIM

Cursos

Mestrado Integrado em Medicina

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
A formação em Medicina no ICBAS teve início em 1976, assentando num projeto pedagógico e institucional inovador e diferente da formação tradicional da Medicina. Tal projeto tem evoluído, face aos novos desafios, sendo agora um Mestrado Integrado de acordo com a nova Lei de Bases do Sistema Educativo, destinada a aplicar os princípios enunciados no “Processo de Bolonha”.
 
A nova filosofia curricular promove o contacto clínico precoce dos estudantes, com uma abordagem integrada de problemas clínicos desde as fases iniciais do curso. O novo modelo promove a formação de forma ainda mais articulada, seja nas ciências mais básicas, seja nas puramente clínicas. Foi reforçado o espaço programático destinado a uma formação verdadeiramente profissionalizante, aquando do 6º e último ano.
 
O equilíbrio entre ciências exatas, biológicas, sociais e médicas, lecionadas por equipas multidisciplinares, foi e continua a ser um dos objetivos pedagógicos mais inovadores da Medicina no ICBAS. Acresce que, para bem concretizar o objetivo de formar médicos com uma preparação o mais abrangente possível, o ICBAS e o Centro Hospitalar Universitário do Porto (HGSA — que funciona como o hospital nuclear desde 1980) colaboram em conjunto na formação da Medicina. Para além disso, o ICBAS estabeleceu protocolos com diversas instituições de saúde do Grande Porto, tais como o Instituto Português de Oncologia do Porto, o Hospital de Magalhães Lemos e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/ Espinho, além de diversos Centros de Saúde que recebem estudantes ao abrigo de um protocolo de cooperação com a ARS Norte, ou ainda, por exemplo, a Santa Casa da Misericórdia.

Saídas Profissionais

O Mestrado Integrado em Medicina do ICBAS / CHUP oferece o leque de saídas profissionais da área médica, como sejam a prática de Medicina, a investigação em Ciências Médicas e Biomédicas e a Indústria.

Informações

Podem candidatar-se a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina os estudantes que tenham completado o 12º ano de escolaridade, ou possuam habilitação legalmente equivalente, e tenham realizado as provas nacionais de ingresso anualmente anunciadas. 

Informações sobre concursos especiais:
consultar a página inicial do ICBAS

Informações sobre o regime geral de ingresso: Site da DGES


Dados Gerais

Código Oficial: 9813
Diretor: Alberto Caldas Afonso
Diretor Adjunto: Artur Águas
Sigla: MIM
Grau Académico: Mestre
Tipo de curso/ciclo de estudos: Mestrado Integrado
Início: 2007/2008
Duração: 12 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Mestrado em Medicina (360 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências Básicas da Saúde (180 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Cursos/Ciclos de Estudos Antecessores

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2020 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2020-04-05 às 13:50:29 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais