Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > CMA - BE

Cursos

Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático - Biologia e Ecologia

InformaçãoO curso/CE encontra-se acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).
O tema da Tese terá de se integrar no âmbito da investigação fundamental ou aplicada sobre o meio aquático e seus organismos, podendo estes estudos avançados consistir nas mais diversas abordagens, desde a biologia molecular aos ecossistemas, envolvendo qualquer grupo de organismos aquáticos, incluindo o desenvolvimento tecnológico relacionado com a produção ou aproveitamento de produtos naturais de origem aquática. Em qualquer destas temáticas os estudantes poderão desenvolver as capacidades que lhe permitam vir a efetuar de forma autónoma investigação de elevado nível. A consulta da bibliográfica existente sobre o tema específico de cada tese implica a aquisição de conhecimentos avançados sobre organismos aquáticos e o seu meio ambiente.
O ciclo de estudos conducente ao grau de Doutor em Ciências do Meio Aquático tem uma duração de quatro anos (oito semestres) e é composto por uma tese de natureza científica, original e especialmente realizada para este fim, a que corresponde o total dos 240 créditos ECTS do ciclo de estudos, cuja aprovação em provas públicas permitirá a obtenção do Grau de Doutor em Ciências do Meio Aquático.

Objetivos

Os estudantes deverão desenvolver as capacidades necessárias para efetuar investigação de elevado nível, fundamental ou aplicada, adquirindo conhecimentos avançados sobre matérias específicas do meio aquático e seus organismos, aprofundando os estudos anteriores de 1º e 2º ciclos. Para obtenção do grau de doutor em CMA, o estudante deverá demonstrar capacidade para planear e executar trabalho experimental, laboratorial ou de campo, ser capaz de analisar os resultados obtidos e com base nesses resultados escrever artigos científicos com qualidade para publicação em revistas de mérito reconhecido na área.

Áreas de Especialização

Desenvolvimento de investigação original de elevado nível sobre temas de ciência fundamental ou aplicada relacionados com os ecossistemas aquáticos (marinhos, estuarinos ou de água doce) e seus organismos. Neste âmbito, as teses poderão enquadrarse nas seguintes áreas: biologia celular e molecular, microbiologia, histologia, fisiologia, ecologia, ecotoxicologia, oceanografia física, química de compostos naturais, desenvolvimento tecnológico em aquacultura, qualidade alimentar e aproveitamento de produtos naturais.

Informações

VAGAS, PRAZOS E CRITÉRIOS

Saber mais...

INÍCIO DO ANO LETIVO

02 de janeiro de 2018

DURAÇÃO NORMAL DO CURSOS

4 anos (8 semestres)


Contactos

Para qualquer esclarecimento relativo ao processo de candidatura p.f. contacte: 
Helena Cristina Martins 
Gabinete de Pós-Graduação
e-mail: hcmartins@icbas.up.pt
Tlf: 220428006

Horário de Atendimento:
10h:00 - 12h:00
14h:00 - 15h:30

Dados Gerais

Diretor: Alexandre Lobo da Cunha
Sigla: CMA - BE
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2017/2018
Duração: 8 Semestres

Planos de Estudos

Diplomas

  • Programa Doutoral em Ciências do Meio Aquático - Biologia e Ecologia (240 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2017 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2017-10-19 às 06:13:15