Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Doutoramento > PDCTA

Cursos

Contaminação e Toxicologia Ambientais

Comissão Científica:

- Prof. Doutor Félix de Carvalho
- Prof. Doutora Lúcia Guilhermino
- Prof. Doutor Vítor Vasconcelos

O Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais é um 3º ciclo de estudos conjunto do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar (ICBAS), da Faculdade de Ciências (FCUP) e da Faculdade de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto, com a participação de 3 centros de investigação classificados como unidades de excelência em investigação científica pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia: o Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), o Instituto de Biologica Molecular e Celular (IBMC) e a Rede de Química e Tecnologia (REQUIMTE).

O PDCTA constitui uma plataforma de ensino avançado e de investigação de excelência incluindo docentes/investigadores de áreas diversas no âmbito das Ciências do Ambiente e da Vida.

O objetivo central é preparar recursos humanos de elevada qualificação científica e técnica multidisciplinar que possam contribuir para enfrentar os impactos ambientais causados pelos problemas globais actuais, especialmente no que se refere aos efeitos adversos e riscos de agentes químicos e outros stressores no ambiente e na saúde humana, animal e de ecossistemas.

Cada estudante terá um percurso académico individualizado e muito flexível que lhe permitirá superar dificuldades inerentes a formações anteriores e adquirir o conhecimento e treino específicos mais adequados ao perfil científico e profissional da sua escolha, sob supervisão de investigadores de reconhecido mérito a nível internacional.

O PDCTA tem a duração de 3 anos, oferece uma componente curricular com uma elevada flexibilidade que permite o aumento das competências científicas e técnicas sem prejuízo do projecto de investigação conducente à tese de doutoramento. O projecto de investigação será iniciado logo no primeiro semestre em ambiente de investigação científica de excelência, estimulando-se naturalmente a produtividade científica de elevada qualidade. Assim, entre outros requisitos, é condição para submissão e defesa pública da Tese de Doutoramento a integração nesta de pelo menos um artigo científico original (full lenght paper) em que o doutorando é o 1º autor, aceite, em publicação ou já publicado em revista internacional da especialidade. O plano curricular e informações detalhadas estão disponíveis em Documentos.

A pedido do(a) estudante e através das vias oficiais poderão ser reconhecidas e creditadas experiência e competências adquiridas anteriormente em contexto académico, científico ou profissional.


Competências Profissionais

Será oferecido conhecimento e treino interdisciplinares avançados em Toxicologia e Contaminação Ambientais e áreas associadas num contexto internacional e multidisciplinar, incluindo a capacidade de reconhecer e caracterizar problemas ambientais e os efeitos destes na saúde humana, animal e de ecossistemas; planear e implementar programas de investigação e/ou acção capazes de responderem de forma eficaz a situações teóricas e aplicadas; obter, analisar e interpretar dados; avaliar e gerir riscos e recursos ambientais; comunicar resultados e riscos a diversos tipos de interlocutores. Pretende-se ainda desenvolver as capacidades de criatividade, pensamento e planeamento autónomos, procura e actualização de informação, análise crítica, maturidade científica e técnica, integração em equipas multidisciplinares e multiculturais, intervenção e tomada de decisão em diversos contextos profissionais. Informações detalhadas em "PDCTA-Objetivos, competências e estrutura" na pasta documentos.

 

 


Informações

CANDIDATURAS: 15 de Julho a 15 de outubro de 2013.

CONDIÇÕES DE ACESSO:

Podem candidatar-se a acesso ao ciclo de estudos candidatos que à data de candidatura já possuam proposta de projeto de doutoramento e equipa de orientação e candidatos que ainda não possuam proposta de projeto de doutoramento e equipa de orientação à data de candidatura, desde que reúnam pelo menos uma das condições estabelecidas nos pontos 1 a 4:

1. Os titulares de grau de mestre ou equivalente legal em áreas no âmbito das Ciências do Ambiente ou da Vida.

2. Os titulares de grau de licenciado no âmbito das Ciências do Ambiente ou da Vida, detentores de um curriculum escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão legal e estatutariamente competente da Universidade do Porto.

3. Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional no âmbito das Ciências do Ambiente ou da Vida que seja reconhecido como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico legal e estatutariamente competente da Universidade do Porto.

4. Titulares de graus concedidos por universidades estrangeiras, desde que demonstrem curricularmente uma adequada preparação científica de base, nos termos do nº 1.

 

CANDIDATURAS AO ANO LETIVO 2013/2014:

1.ª FASE - N.º de vagas : 20

Prazos de candidaturas: 15 de Julho a 15 de outubro de 2013
Prazo para afixação de resultados: 28 de outubro de 2013
Tipo de notificação dos candidatos admitidos e dos não admitidos: via eletrónica.
Prazo para apresentação de reclamação sobre resultados: 28 de outubro a 1 de novembro de 2013
Prazo para publicação da decisão de reclamações: 9 de novembro de 2013
Prazos para matrículas: 1 a 30 de novembro de 2013
Prazos de colocação de suplentes (se aplicável): n/a

INFORMAÇÃO SOBRE MATRÍCULAS: Deve dirigir-se primeiro ao Gabinete de Pós Graduação e depois à Tesouraria.

Início do Curso: data de matrícula

PROCESSO DE CANDIDATURA: Entregar no Gabinete de Pós Graduação em suporte de papel (em duplicado) com cópia electrónica ao Diretor do ciclo de estudos, Prof. Doutora Lúcia Guilhermino (e-mail: lguilher@icbas.up.pt), os documentos abaixo indicados:

» Requerimento dirigido ao Diretor do Ciclo de Estudos, detalhando a motivação.

» Formulário de “Proposta de Tese - Thesis Proposal Form” preenchido e assinado (pelo candidato e seu orientador(es)), disponível em documentos (os candidatos que à data de candidatura ainda não possuam proposta de projeto de doutoramento e equipa de orientação devem deixar vazios os campos correspondentes no formulário de candidatura)

CV do candidato (segundo o formato exigido no Formulário).
CV do orientador(es) (idem como acima).
Cópia de certificado(s) de habilitações.


Contactos

Para qualquer esclarecimento relativo ao processo de candidatura p.f. contacte: 

Lea Oliveira  
Gabinete de Pós-Graduação

Horário de Atendimento:
10h:00 - 12h:00
14h:30 - 15h:30

Dados Gerais

Código Oficial: 5867
Diretor: Lúcia Guilhermino
Sigla: PDCTA
Grau Académico: Doutor
Tipo de curso/ciclo de estudos: Doutoramento
Início: 2012/2013
Duração: 3 Anos

Planos de Estudos

Unidades Orgânicas Envolvidas

Diplomas

  • Programa Doutoral em Contaminação e Toxicologia Ambientais (240 Créditos ECTS)

Áreas Científicas Predominantes

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2022 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2022-12-07 às 10:26:27 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias