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Cursos

Mestrado em Bioquímica

Dados Gerais

Código Oficial: 9396
Sigla: M:BQ

Diplomas

  • Mestrado em Bioquímica (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Bioquímica (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise Instrumental

Q4000 - ECTS

Biologia da Infeção

CM4000 - ECTS

A UC de Biologia da Infeção tem como objetivo introduzir o estudante ao estudo da Infeção nos seus aspetos biológicos básicos. Irão ser abordados temas relativos aos mecanismos de resistência à infeção e, por outro lado, factores microbianos que possibilitam a infecção. No final da UC, espera-se que o estudante tenha os conhecimentos básicos sobre as respostas do hospedeiro à infeção e sobre as estratégias dos microrganismos infetantes. Espera-se que seja capaz de os relacionar e que seja capaz de compreender modelos e doenças infeciosas nos seusfundamentos básicos. O estudante deverá ser capaz de analisar um estudo original sobre o assunto, quer do ponto de vista da temática quer da metodologia.

Bioquímica Computacional

Q4003 - ECTS

Bioquímica Industrial

Q4004 - ECTS

Complementos de Biologia Molecular

CB4000 - ECTS

Pretende-se dotar o aluno das competências necessárias para a análise e resolução de problemas em áreas como a genómica funcional, proteómica, doenças genéticas e terapia genica, células estaminais, divisão celular, “sorting” proteico na célula eucariótica e regulação de proteínas por ubiquitina e moléculas da família (e.g., SUMO).

Métodos de Investigação em Microscopia

CB4005 - ECTS

Aquisição de conhecimentos gerais sobre técnicas de microscopia.

Pretende-se dotar os estudantes das competências necessárias à correta aplicação das técnicas de microscopia na solução de problemas concretos de investigação científica. Os estudantes deverão ficar aptos a executar as técnicas básicas em microscopia ótica (MO) e eletrónica de transmissão (TEM), sabendo analisar e interpretar os resultados obtidos.

Neuroquímica/Neurobiologia

NC4000 - ECTS

As ciências dedicadas ao estudo do sistema nervoso, recentemente designadas de neurociências, têm como principal objectivo o estudo do sistema nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Nos últimos anos as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas (e.g. biologia molecular, genómica, proteómica) e avançadas tecnologias, como os métodos imagiológicos para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar agora a compreender melhor o cérebro em condições normais e na doença.

A unidade curricular de Neuroquímica / Neurobiologia procurara aprofundar o conhecimento do sistema nervoso, desde a célula às redes neuronais, numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.As ciências dedicadas ao estudo do sistema nervoso, recentemente designadas de neurociências, têm como principal objectivo o estudo do sistema nervoso e as suas relações com o comportamento e funções corporais. Nos últimos anos as neurociências têm sido matéria de grande revolução devido à introdução de novas técnicas (e.g. biologia molecular, genómica, proteómica) e avançadas tecnologias, como os métodos imagiológicos para visualização do funcionamento neuronal. Estes avanços permitiram começar agora a compreender melhor o cérebro em condições normais e na doença.

A unidade curricular de Neuroquímica / Neurobiologia procurara aprofundar o conhecimento do sistema nervoso, desde a célula às redes neuronais, numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.

Oncobiologia

CM4001 - ECTS

1. Compreender o conceito de neoplasia como alteração do crescimento e diferenciação celular/tecidular 2. Reconhecer os principais tipos de neoplasia humana, sua distribuição geográfica e evolução temporal 3. Identificar as fases principais do desenvolvimento neoplásico e os agentes envolvidos neste processo 4. Reconhecer as bases moleculares / genéticas subjacentes ao processo de tumorigénese 5. Reconhecer o processo de tumorigénese como interacção entre organismo e ambiente 6. Reconhecer e compreender as principais condições hereditárias associadas a cancro 7. Identificar genericamente estratégias terapêuticas baseadas na caracterização molecular das neoplasias 8. Identificar as principais técnicas e metodologias utilizadas em Oncobiologia (em contexto investigacional e de rotina diagnóstica), reconhecendo a sua utilidade, indicações e limitações

Análise Química Estrutural

Q4001 - ECTS

Aspetos Químicos e Bioquímicos em Nutrição

Q4002 - ECTS

Bioinformática

Q4025 - ECTS

Estrutura e Função de Proteínas

CB4001 - ECTS

Aquisição de conhecimentos avançados na área da Estrutura e Função de Proteínas.

Pretende-se dotar o aluno das competências necessárias para a análise e resolução de problemas biológicos centrados nas relações entre a estrutura e função proteica. Estas relações serão enfatizadas utilizando como exemplos proteínas envolvidas em vias/processos centrais da biologia humana, na saúde e na doença.

Farmacologia Molecular e Celular

CF4000 - ECTS

O curso de Farmacologia Molecular e Celular procurará dotar os alunos com as  bases científicas relacionadas com a acção dos Fármacos, com especial incidência sobre os seus mecanismos de acção (da molécula ao sistema), assim como noções sobre os fundamentos destinados a compreender a sua utilização numa perspectiva multidisciplinar e de complementaridade conducentes ao exercício da metodologia científica, privilegiando a vivência da investigação no laboratório.

Genética Médica

CB4002 - ECTS

1. ATITUDES: a doença genética como extremo da variabilidade humana; todos somos portadores dum certo número de mutações; responsabilidade perante os familiares em risco, uma vez feito um diagnóstico de doença hereditária num probando; necessidade de os consultandos terem toda a informação genética e médica necessária à tomada de decisões de vida; a necessidade de não influenciar os consultandos através de opiniões próprias ou preconceitos, respeitar a sua autonomia e não julgar as suas escolhas; os limites dos nossos próprios conhecimentos e sua capacidade de atuação a cada momento; a necessidade de auto-aprendizagem permanente numa área em constante evolução.

2. CAPACIDADES: colher, registar e interpretar corretamente uma história familiar; determinar a natureza hereditária de uma doença e distinguir os modos de hereditariedade; calcular riscos genéticos para situações mais simples; reconhecer as consequências socio-psicológicas do estado de risco; reconhecer o impacto psicosocial da doença hereditária para toda a família; exercitar o pensamento genético de problemas médicos; saber como e onde aceder à informação necessária; reconhecer os principais síndromes cromossómicos, malformações congénitas e doenças hereditárias mais frequentes; conhecer as indicações dos testes citogenéticos, bioquímicos ou moleculares, saber interpretar os seus resultados e conhecer as suas limitações; envioar a consulta de genética médica os casos adequados.

3. CONCEITOS: individualidade de cada ser humano e a variabilidade normal; genético, congénito, familiar e hereditário; conceitos de gene; tipos de polimorfismos; tipos de mutações; papel dos genes na saúde e na doença; sintenia, ligação e mapeamento genético; haplótipo, desequilíbrio de ligação e associação; estrutura e classificação dos cromossomas; o cariótipo normal; cromossomopatias mais frequentes; causas de abortamentos espontâneos e infertilidade; alterações cromossómicas no cancro; mutagénese, teratogénese e carcinogénese; os diversos conceitos de sexo e género; determinação e diferenciação sexual; consequências fenotípicas eventuais da inactivação de genes ligados ao X (lyonização); consequências eventuais de translocações equilibradas (efeito de posição); efeitos da idade materna e paterna na génese de doenças genéticas; tipos de hereditariedade; características principais da hereditariedade mendeliana; consanguinidade e frequência génica nas doenças recessivas; interação dos genes com outros genes e o ambiente; influência e limitação ao sexo; penetrância incompleta e expressividade variável; penetrância dependente da idade e antecipação da idade de início; epistasia e genes modificadores; heterogeneidade genética e fenocópias; mutações de novo e mosaicismo germinal; metilação de genes e efeitos de origem parental; imprinting genómico; dissomia uniparental; mutações dinâmicas por expansão de tripletos; hereditariedade mitocondrial; modelo multifactorial com limiar; cálculo de frequências génicas e genotípicas; técnicas principais de diagnóstico molecular de doenças hereditárias; semiologia da face e sindromologia; pleiotropismo e síndromes mendelianos, cromossómicos e ambientais; frequência, cariótipo e características dos principais síndromes cromossómicos; indicações do pedido de cariótipo; doenças e síndromes mendelianos, como exemplos de princípios genéticos básicos; principais malformações congénitas e fatores que as podem influenciar; situações mais frequentes de intersexo e causas; possíveis fatores genéticos no cancro; genética das doenças comuns; genes de susceptibilidade; riscos empíricos e cálculo bayesiano de riscos genéticos; registos genéticos; rastreio, prevenção e tratamento de doenças genéticas; diagnóstico pré-natal e DGPI; princípios e técnicas de aconselhamento genético; doenças genéticas mais frequentes em Portugal; serviços e programas disponíveis em Portugal; aspetos éticos, legais e sociais das doenças genéticas.

Interfaces e Colóides

Q4020 - ECTS

Nanoquímica

Q4021 - ECTS

Química Bioanalítica

Q4009 - ECTS

Química Medicinal

Q4023 - ECTS

Quimiometria

Q4022 - ECTS

Sinalização Molecular

CB4003 - ECTS

O programa tem por objectivos preparar os alunos para a compreensão dos mecanismos moleculares utilizados pelas células para receber, processar, amplificar e integrar diversos sinais. Serão discutidos os mecanismos gerais através dos quais a informação é transmitida por proteínas e as cascatas de sinalização envolvidas na transdução de sinal. Algumas vias de sinalização importantes serão integradas e aplicadas a problemas biológicos específicos.

Síntese de Fármacos

Q4024 - ECTS

Dissertação

BQ5001 - ECTS

Estágio

BQ5000 - ECTS
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