Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Licenciatura > L:BQ > Informação para Candidatos

Cursos

Licenciatura em Bioquímica

Dados Gerais

Código Oficial: 9015
Sigla: L:BQ

Diplomas

  • Licenciatura em Bioquímica (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2013 2014 2015 2016 2017
164 163,5 165 163,5 167,5

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 80
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Biofísica I

FIS1009 - ECTS

- Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para as ciências da vida e em particular para a bioquímica.
- Conhecer exemplos das ciências da vida ilustrativos da aplicação desses conceitos.
- Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
- Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares.

Biologia Celular

BIOL1016 - ECTS

Elementos de Matemática

M1021 - ECTS

Química I

Q1009 - ECTS

Tratamento de Dados em Química

Q1010 - ECTS

Fisiologia das Plantas

BIOL1010 - ECTS

Histologia Funcional

BIOL1009 - ECTS

Lecionar um curso de histologia funcional partindo do modelo humano, com um forte enfâse prático, devidamente enquadrado numa contextualização teórico-prática de elevada qualidade.

O curso parte de uma base microanatómica, apresentando uma integração constante de aspetos ditos histofisiológicos. É também objetivo ilustrar como os conhecimentos de histologia funcional são relevantes em inúmeros contextos biomédicos. 

Laboratório de Química

Q1013 - ECTS

Química II

Q1011 - ECTS

Química Orgânica I

Q1001 - ECTS

Biofísica II

FIS2005 - ECTS

Aquisição de conhecimentos sobre técnicas experimentais baseadas em princípios físicos para separação e caracterização de biomoléculas.
Compreensão de mecanismos biológicos a nível molecular (estrutural e funcional) envolvidos em importantes processos biofísicos/bioquímicos , tais como em conversão de energia ou na transmissão de sinais eléctricos.

Bioquímica I

Q2014 - ECTS

Aquisição de conhecimentos acerca da estrutura das principais classes de moléculas biológicas: proteínas, ácidos nucleicos, hidratos de carbono e lípidos e relação com a sua função biológica.

 Compreensão de aspectos mecanísticos das reações metabólicas em que os diferentes compostos estão envolvidos.

Aquisição de conhecimentos básicos acerca de algumas metodologias utilizadas para o estudo das diferentes moléculas biológicas. 

Elementos de Estatística

M1022 - ECTS

Química Analítica

Q2020 - ECTS

Química Física Biológica

Q2015 - ECTS

Química Orgânica II

Q2018 - ECTS

Biologia Molecular

BIOL1011 - ECTS

Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e replicação do material genético e a sua organização, a organização dos genes nos procariotas e eucariotas, a informação contida no genoma e como e transcrita, quais os tipos de moléculas de RNA que existem, os mecanismos de processamento dos RNAs, os processos que alteram o DNA, assim como os mecanimos de reparção e os mecanismos de recombinação. Os princípios gerais da regulação da expressão genica nos procariotas e os mecanismos de regulação da expressão genica nos eucariotas. As bases das técnicas de DNA recombinante e formars de manipular o DNA.

Laboratório de Biofísica/Bioquímica

Q/FIS1001 - ECTS

O objetivo geral da unidade curricular é o estudo de diferentes componentes biológicos, em particular proteínas, utilizando diversas abordagens a nível laboratorial e a nível do recurso a bases de dados existentes. Pretende-se ainda uma análise integrada da informação sobre características bioquímicas e biofísicas quer das proteínas em estudo quer das metodologias utilizadas.

Em todos os trabalhos pretende-se que o estudante organize os resultados, os trate e apresente adequadamente e faça uma reflexão crítica do trabalho. A apresentação e discussão de resultados obtidos deve ser concretizada sob a forma de relatório escrito.

Laboratório de Química Física Biológica

Q2016 - ECTS

Química Bioinorgânica

Q2017 - ECTS

Química dos Alimentos e Nutrição

Q2007 - ECTS

Bioquímica II

Q3024 - ECTS

A unidade curricular Bioquímica II tem por objetivos conferir uma formação sólida sobre o metabolismo das principais moléculas biológicas, nomeadamente hidratos de carbono, lípidos, aminoácidos e nucleótidos, as inter-relações entre vias metabólicas, e os mecanismos de regulação metabólica. Pretende-se que os estudantes compreendam a relação entre alterações metabólicas e patologias assim como a utilização de estratégias de modulação metabólica em abordagens terapêuticas ou aplicações biotecnológicas. Além disso, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e desenvolvam competências práticas sobre metodologias atuais na área da bioquímica.

Ciência e Sociedade

BIOL3003 - ECTS

Desenvolver capacidade de reflexão e análise crítica sobre ciência, produção de conhecimento científico e o lugar da ciência na sociedade.

Fisiologia Animal

BIOL2005 - ECTS

O programa da unidade curricular de Fisiologia Animal pretende promover uma formação centrada na aquisição de competências específicas sobre as funções dos organismos vivos, integrando e coordenando as suas relações funcionais. Recorrendo a uma abordagem comparativa, permite estudar vários grupos de seres, examinando como cada um sobrevive dentro dos limites do seu meio ambiente. Esta unidade pretende ainda contribuir para a teoria da evolução, promovendo a aquisição de competências transversais na área da bioquímica que permitam estabelecer correlações da função com a estrutura e a composição corporal dos seres vivos. Sendo esta a única unidade curricular de Fisiologia Animal a ser ministrada ao curso, tem uma importância fulcral para o despertar do interesse e fomentação da curiosidade dos alunos para a área de estudo em questão. Deverá permitir um primeiro contacto com os principais temas da Fisiologia Animal, garantindo a motivação necessária e as bases essenciais à compreensão dos temas mais específicos a tratar posteriormente durante o segundo ou terceiro ciclo.

Introdução à Nanotecnologia e Bionanotecnologia

Q3015 - ECTS

Metabolismo Secundário

Q3025 - ECTS

Esta disciplina enquadra-se na formação básica de um licenciado em Bioquímica. 
Os organismos vivos, plantas, bactérias, fungos, líquenes, insetos, animais superiores..., produzem um extraordinariamente grande número de compostos, com estruturas bastante distintas, que possuem uma inegável importância, não só para as espécies que os produzem, mas também para a humanidade sendo ao mesmo tempo um imenso reservatório de diversidade (bio)química. Nesta perspetiva, e com o objetivo de complementar os conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares do curso, pretende-se que ao concluírem a unidade curricular os estudantes possuam um conhecimento básico das diferentes vias biogenéticas (acetato, mevalonato, metileritritolfosfato, xiquimato, alcalóides…) que levam à produção dos denominados produtos naturais, sua evolução e regulação. Será também discutida a sua integração com o metabolismo dito básico ou primário bem como a sua importância para os organismos produtores e para a humanidade. 
Seguindo estas premissas pretende-se que no fim do curso os estudantes: 
- Compreendam as vias biossintéticas básicas para a produção de produtos naturais, 
- Reconheçam e sejam capazes de aplicar reações biossintéticas chave a fim de prever como os organismos produzem metabolitos secundários, 
- Compreendam o significado biológico dos metabolitos secundários, 
- Sejam capazes de iniciar um trabalho no área dos produtos naturais, 
- Possuam uma melhor compreensão de como funcionam as relações inter- e intra-espécie e a sua importância ecológica.

Microbiologia Geral

BIOL2006 - ECTS No final deste curso de Microbiologia, pretende-se que os alunos sejam capazes de: Reconhecer a importância da Microbiologia na sua vida prática, no ambiente do planeta, na saúde de plantas e animais e no desenvolvimento de outras Ciências Biomédicas; Enunciar as características estruturais básicas conhecidas hoje para os vírus, bactérias, fungos e protozoários; Citar diferentes estratégias usadas por diferentes bactérias para a obtenção de energia e de elementos para a biossíntese; Explicar em quê que diferem as bactérias dos organismos eucariotas em termos de organização genética e troca de material genético entre indivíduos; Reconhecer fatores de virulência microbiana; Enunciar os principais componentes dos sistemas de defesa contra infeções presentes em animais vertebrados; Citar mecanismos de atuação de alguns dos antibióticos presentemente disponíveis e sugerir novos alvos para atuação de futuros quimioterápicos; Explicar como surgem as resistências bacterianas aos antibióticos e como pode ser evitado esse surgimento. Executar corretamente a técnica asséptica de manipulação de microrganismos; Usar corretamente o microscópio ótico para a observação de microrganismos; Usar diferentes técnicas de coloração para a visualização e classificação de microrganismos; Usar de forma apropriada os testes metabólicos para a identificação microbiana; Quantificar as bactérias e fagos presentes numa amostra; Analisar uma amostra de água para a presença de coliformes fecais. Encontrar de forma eficaz e crítica as fontes bibliográficas que lhes permitam atualizar estes conhecimentos ao longo dos anos.

Bioestatística

M1023 - ECTS

O objectivo geral desta disciplina de opção é complementar a discussão de conceitos e metodologia de análise estatística abordada nas disciplinas anteriores (Elementos de Estatística) tendo em consideração a área específica de investigação em que os alunos estão envolvidos.

Nesta disciplina os obejectivos específicos são:

Aprender e aplicar programas de estatística para análise de dados no âmbito do seu trabalho de investigação;

 Ser capaz de selecionar o modelo estatístico mais apropriado para a questão científica em análise;

Saber construir o modelo e fazer a sua implementação num software estatístico;

Analisar criticamente o modelo construído e interpretar os resultados obtidos.

Fisiopatologia

B/CMED3001 - ECTS

A Fisiopatologia estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença, sobretudo nos modelos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença e nas alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas através das quais esta se manifesta. O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o "conhecimento das causas da doença", como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais clínicos exibidos pelo doente. Estuda as alterações estruturais e funcionais provocadas pela doença sendo para tal necessário ter um conhecimento básico da Histologia (organização e arquitetura dos tecidos). Com a introdução de casos clínicos pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração, necessários para a análise da doença. Sempre que possível, os casos serão acompanhados de história clínica, lesões anatómicas e alguns exames laboratoriais/complementares para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença. Em 28 aulas teóricas é impossível cobrir toda a matéria da disciplina de um modo pormenorizado. Os estudantes têm que ler e apreender, tanto quanto possível, através do acesso a livros de texto por forma a aumentar os seus conhecimentos. Recomenda-se que leiam a bibliografia aconselhada. Podem atingir estes objetivos se lerem por dia cerca de 10 páginas, desde o início das aulas até ao exame final. Podem ainda suplementar esta leitura e aprendizagem com literatura relevante encontrada online. As aulas tutoriais são um extra à vossa leitura. O objetivo principal destas é tornar disponível a informação mais recente e não encontrada nos livros de texto; ajudar a separar o importante do menos importante e a aumentar os conhecimentos do curso, apresentando assuntos que trazem algo nem sempre acessível. A leitura de outros livros de texto aumenta o conhecimento e o entendimento dos processos a estudar. A presença nas aulas teóricas é extremamente aconselhada.

 

Imunologia

B/CMED3003 - ECTS

O ensino da Imunologia pretende ensinar ao estudante um certo número de noções (conceitos) e de relações novas, fazê-lo adquirir conhecimentos que são específicos à disciplina, exercitá-lo no hábito de um certo número de métodos e técnicas de Imunologia (aulas laboratoriais) e principalmente fomentar e desenvolve, através da discussão e apresentação de artigos científicos de revistas internacionais da especialidade, o seu sentido crítico.
Pretende ainda ensinar uma nomenclatura científica que é adoptada universalmente. Por tudo isto, os objectivos são:
(i) Aquisição de conhecimento em imunologia fundamental.
(ii) Aquisição de competências para a compreensão/apresentação de artigos científicos.
(iii) Aquisição de conhecimentos de técnicas laboratoriais imunológicas.
(iv) Aquisição de hábitos e métodos de de auto-aprendizagem.



Indústrias Alimentares

Q3020 - ECTS

Métodos de Análise Estrutural

Q2013 - ECTS

Parasitologia Geral

B/CMED3002 - ECTS

Os parasitas (protozoários, helmintas e artrópodes) são agentes de doenças importantes, por vezes devastadoras. É objectivo desta UC proporcionar um conhecimento geral sobre os principais parasitas que afectam o Homem.


 

Projeto/Estágio

BIOQ3001 - ECTS

Química Ambiental

Q3006 - ECTS

Química Aplicada ao Design de Fármacos

Q3021 - ECTS
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-04-20 às 05:18:03 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias