Código Oficial: | 9015 |
Sigla: | L:BQ |
2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 |
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164 | 163,5 | 165 | 163,5 | 167,5 |
Regime | Fase | Nº Clausus / Vagas |
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Regime Geral | 1 | 80 |
- Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para as ciências da vida e em particular para a bioquímica.
- Conhecer exemplos das ciências da vida ilustrativos da aplicação desses conceitos.
- Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
- Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares.
Lecionar um curso de histologia funcional partindo do modelo humano, com um forte enfâse prático, devidamente enquadrado numa contextualização teórico-prática de elevada qualidade.
O curso parte de uma base microanatómica, apresentando uma integração constante de aspetos ditos histofisiológicos. É também objetivo ilustrar como os conhecimentos de histologia funcional são relevantes em inúmeros contextos biomédicos.
Aquisição de conhecimentos sobre técnicas experimentais baseadas em princípios físicos para separação e caracterização de biomoléculas.
Compreensão de mecanismos biológicos a nível molecular (estrutural e funcional) envolvidos em importantes processos biofísicos/bioquímicos , tais como em conversão de energia ou na transmissão de sinais eléctricos.
Aquisição de conhecimentos acerca da estrutura das principais classes de moléculas biológicas: proteínas, ácidos nucleicos, hidratos de carbono e lípidos e relação com a sua função biológica.
Compreensão de aspectos mecanísticos das reações metabólicas em que os diferentes compostos estão envolvidos.
Aquisição de conhecimentos básicos acerca de algumas metodologias utilizadas para o estudo das diferentes moléculas biológicas.
Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e replicação do material genético e a sua organização, a organização dos genes nos procariotas e eucariotas, a informação contida no genoma e como e transcrita, quais os tipos de moléculas de RNA que existem, os mecanismos de processamento dos RNAs, os processos que alteram o DNA, assim como os mecanimos de reparção e os mecanismos de recombinação. Os princípios gerais da regulação da expressão genica nos procariotas e os mecanismos de regulação da expressão genica nos eucariotas. As bases das técnicas de DNA recombinante e formars de manipular o DNA.
O objetivo geral da unidade curricular é o estudo de diferentes componentes biológicos, em particular proteínas, utilizando diversas abordagens a nível laboratorial e a nível do recurso a bases de dados existentes. Pretende-se ainda uma análise integrada da informação sobre características bioquímicas e biofísicas quer das proteínas em estudo quer das metodologias utilizadas.
Em todos os trabalhos pretende-se que o estudante organize os resultados, os trate e apresente adequadamente e faça uma reflexão crítica do trabalho. A apresentação e discussão de resultados obtidos deve ser concretizada sob a forma de relatório escrito.
A unidade curricular Bioquímica II tem por objetivos conferir uma formação sólida sobre o metabolismo das principais moléculas biológicas, nomeadamente hidratos de carbono, lípidos, aminoácidos e nucleótidos, as inter-relações entre vias metabólicas, e os mecanismos de regulação metabólica. Pretende-se que os estudantes compreendam a relação entre alterações metabólicas e patologias assim como a utilização de estratégias de modulação metabólica em abordagens terapêuticas ou aplicações biotecnológicas. Além disso, pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos teóricos e desenvolvam competências práticas sobre metodologias atuais na área da bioquímica.
Desenvolver capacidade de reflexão e análise crítica sobre ciência, produção de conhecimento científico e o lugar da ciência na sociedade.
O programa da unidade curricular de Fisiologia Animal pretende promover uma formação centrada na aquisição de competências específicas sobre as funções dos organismos vivos, integrando e coordenando as suas relações funcionais. Recorrendo a uma abordagem comparativa, permite estudar vários grupos de seres, examinando como cada um sobrevive dentro dos limites do seu meio ambiente. Esta unidade pretende ainda contribuir para a teoria da evolução, promovendo a aquisição de competências transversais na área da bioquímica que permitam estabelecer correlações da função com a estrutura e a composição corporal dos seres vivos. Sendo esta a única unidade curricular de Fisiologia Animal a ser ministrada ao curso, tem uma importância fulcral para o despertar do interesse e fomentação da curiosidade dos alunos para a área de estudo em questão. Deverá permitir um primeiro contacto com os principais temas da Fisiologia Animal, garantindo a motivação necessária e as bases essenciais à compreensão dos temas mais específicos a tratar posteriormente durante o segundo ou terceiro ciclo.
Esta disciplina enquadra-se na formação básica de um licenciado em Bioquímica.
Os organismos vivos, plantas, bactérias, fungos, líquenes, insetos, animais superiores..., produzem um extraordinariamente grande número de compostos, com estruturas bastante distintas, que possuem uma inegável importância, não só para as espécies que os produzem, mas também para a humanidade sendo ao mesmo tempo um imenso reservatório de diversidade (bio)química. Nesta perspetiva, e com o objetivo de complementar os conhecimentos adquiridos em outras unidades curriculares do curso, pretende-se que ao concluírem a unidade curricular os estudantes possuam um conhecimento básico das diferentes vias biogenéticas (acetato, mevalonato, metileritritolfosfato, xiquimato, alcalóides…) que levam à produção dos denominados produtos naturais, sua evolução e regulação. Será também discutida a sua integração com o metabolismo dito básico ou primário bem como a sua importância para os organismos produtores e para a humanidade.
Seguindo estas premissas pretende-se que no fim do curso os estudantes:
- Compreendam as vias biossintéticas básicas para a produção de produtos naturais,
- Reconheçam e sejam capazes de aplicar reações biossintéticas chave a fim de prever como os organismos produzem metabolitos secundários,
- Compreendam o significado biológico dos metabolitos secundários,
- Sejam capazes de iniciar um trabalho no área dos produtos naturais,
- Possuam uma melhor compreensão de como funcionam as relações inter- e intra-espécie e a sua importância ecológica.
O objectivo geral desta disciplina de opção é complementar a discussão de conceitos e metodologia de análise estatística abordada nas disciplinas anteriores (Elementos de Estatística) tendo em consideração a área específica de investigação em que os alunos estão envolvidos.
Nesta disciplina os obejectivos específicos são:
Aprender e aplicar programas de estatística para análise de dados no âmbito do seu trabalho de investigação;
Ser capaz de selecionar o modelo estatístico mais apropriado para a questão científica em análise;
Saber construir o modelo e fazer a sua implementação num software estatístico;
Analisar criticamente o modelo construído e interpretar os resultados obtidos.A Fisiopatologia estuda os princípios básicos da patofisiologia necessários para a compreensão dos processos de doença, sobretudo nos modelos animais. A disciplina está focada nos mecanismos subjacentes ao processo doença e nas alterações morfológicas (macroscópicas, celulares e ultraestruturais), fisiológicas e bioquímicas através das quais esta se manifesta. O objetivo principal é o “estudo científico da doença” e o "conhecimento das causas da doença", como esta começa, progride e com a possível explicação dos sinais clínicos exibidos pelo doente. Estuda as alterações estruturais e funcionais provocadas pela doença sendo para tal necessário ter um conhecimento básico da Histologia (organização e arquitetura dos tecidos). Com a introdução de casos clínicos pretende-se desenvolver o perfil de observação, interpretação e integração, necessários para a análise da doença. Sempre que possível, os casos serão acompanhados de história clínica, lesões anatómicas e alguns exames laboratoriais/complementares para determinar o diagnóstico mais provável e explicar a patogenia da doença. Em 28 aulas teóricas é impossível cobrir toda a matéria da disciplina de um modo pormenorizado. Os estudantes têm que ler e apreender, tanto quanto possível, através do acesso a livros de texto por forma a aumentar os seus conhecimentos. Recomenda-se que leiam a bibliografia aconselhada. Podem atingir estes objetivos se lerem por dia cerca de 10 páginas, desde o início das aulas até ao exame final. Podem ainda suplementar esta leitura e aprendizagem com literatura relevante encontrada online. As aulas tutoriais são um extra à vossa leitura. O objetivo principal destas é tornar disponível a informação mais recente e não encontrada nos livros de texto; ajudar a separar o importante do menos importante e a aumentar os conhecimentos do curso, apresentando assuntos que trazem algo nem sempre acessível. A leitura de outros livros de texto aumenta o conhecimento e o entendimento dos processos a estudar. A presença nas aulas teóricas é extremamente aconselhada.
O ensino da Imunologia pretende ensinar ao estudante um certo número de noções (conceitos) e de relações novas, fazê-lo adquirir conhecimentos que são específicos à disciplina, exercitá-lo no hábito de um certo número de métodos e técnicas de Imunologia (aulas laboratoriais) e principalmente fomentar e desenvolve, através da discussão e apresentação de artigos científicos de revistas internacionais da especialidade, o seu sentido crítico.
Pretende ainda ensinar uma nomenclatura científica que é adoptada universalmente. Por tudo isto, os objectivos são:
(i) Aquisição de conhecimento em imunologia fundamental.
(ii) Aquisição de competências para a compreensão/apresentação de artigos científicos.
(iii) Aquisição de conhecimentos de técnicas laboratoriais imunológicas.
(iv) Aquisição de hábitos e métodos de de auto-aprendizagem.
Os parasitas (protozoários, helmintas e artrópodes) são agentes de doenças importantes, por vezes devastadoras. É objectivo desta UC proporcionar um conhecimento geral sobre os principais parasitas que afectam o Homem.