Código Oficial: | 9493 |
Sigla: | MIB |
Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biologia.
Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos.
Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares.
Na presente Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante:
1. Adquira os princípios básicos da biologia da célula e dos tecidos bem como da microscopia;
2. Compreenda a diversidade celular;
3. Reconheça e compreenda a estrutura e função dos diversos componentes celulares e seja capaz de aplicar estes fundamentos básicos à dinâmica funcional das células.
Pretende-se que os alunos aprendam, de forma sólida, os conceitos e as ferramentas matemáticas para o estudo das funções de várias variáveis, assim como desenvolvam raciocínio analítico.
Os compostos de carbono são os blocos químicos construtores da vida quer através de moléculas simples quer através de moléculas mais complexas, de que são exemplos os aminoácidos ou glícidos e os respetivos polímeros, entre muitas outras. Com base nesta presmissa, o principal objetivo desta Unidade Curricular é que os estudantes desenvolvam a capacidade de reconhecimento, compreensão e integração dos princípios e regras que orientam as estruturas, interações e transformações químicas das moléculas orgânicas e a sua aplicação ao entendimento da estrutura das moléculas biológicas e do modo como a estrutura e propriedades destas moléculas contribuem para a construção, desenvolvimento e funcionamento dos sistemas vivos.
Pretende-se que o estudante entenda a necessidade e fique apto a manusear uma ferramenta que lhe permita não só a compreensão dos mecanismos através dos quais a energia flui numa célula viva mas também a análise termodinâmica de processos industriais.
O estudante deverá ser capaz de visualizar de uma forma integrada os processos de fotossíntese, metabolismo de nutrientes e respiração, compreendendo que a sustentação da vida depende de um ciclo de carbono-oxigénio que é finamente regulado e na maior parte dos casos iniciado pela energia solar.
O estudante ficará igualmente habilitado a calcular propriedades termodinâmicas de fluidos, fazer cálculos de equilíbrio de fases, e analisar processos industriais incluindo ciclos de potência e de refrigeração.
O ensino do conteúdo programático desta unidade curricular tem como principal objectivo a aquisição de conhecimentos de bioquímica estrutural e metabólica numa perspectiva integrada.
No final do período de funcionamento da unidade curricular, os estudantes estão familiarizados com estrutura e função das principais classes de moléculas biológicas e com as principais vias metabólicas em que se encontram envolvidas assim como nas relações entre as diferentes vias metabólicas.
Várias condições metabólicas serão estudadas numa perspectiva de integração de diferentes vias metabólicas nomeadamente condições de estado jejum/pós-prandial, diabetes, exercício físico ou metabolismo de etanol.
Adicionalmente, pela participação em aula práticas laboratoriais devem ter adquirido competências na realização de metodologias correntes de investigação no domínio do estudo de bioquímica metabólica.
Os estudantes devem ter capacidades na análise de dados experimentais de situações diversas de adaptação metabólica, nomeadamente identificar as principais vias alteradas e os respectivos mecanismos de regulação.
A disciplina visa contribuir para o desenvolvimento de uma visão geral e integrada dos Métodos Numéricos e Estatísticos
no contexto profissional em Bioengenharia
Oferecer uma visão dos Métodos Numéricos e Estatísticos em Bioengenharia e a sua importância para a prática profissional
em Engenharia;
Proporcionar conhecimento e compreensão de conceitos, métodos, aplicações e tópicos em Métodos Numéricos e Estatísticos relevantes para a Bioengenharia;
Apoiar desenvolvimento, no domínio dos Métodos Numéricos e Estatísticos, das competências analíticas, de comunicação e
aprendizagem apropriados ao exercício da profissão;
Desenvolver as capacidades críticas, em especial, na recolha, análise e tratamento de dados.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) e microestrutra (Histologia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.
Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) e microestrutra (Histologia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.
O objetivo principal do curso é fornecer ferramentas científicas necessárias para compreender os vários tipos de interações que ocorrem entre as células e os seus microambientes naturais e artificiais.
As interfaces entre células e matriz extra-celular (MEC), e as células/ECM com superfícies de biomateriais são o foco deste curso.
Composição química, topografia (micro e nano) e as propriedades mecânicas das superfícies de biomateriais influenciam decisivamente o comportamento de vários tipos de células, incluindo células estaminais. Isto tem grande relevância na aplicação de biomateriais, incluindo em Medicina Regenerativa.
Proteínas adsorvidas na superfície, nomeadamente a partir do soro e da ECM, desempenham um papel fundamental no comportamento biológico de biomateriais.
A caracterização de superfícies, nomeadamente ao nível molecular, é crucial para entender a interação de superfícies com proteínas e células.
Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento detalhado em biologia das plantas e seu vasto campo de aplicações em biotecnologia. Os estudantes deverão adquirir um conhecimento aprofundado dos processos moleculares que resultam na fisiologia e morfologia características das plantas e das metodologias moleculares disponíveis para o seu estudo e sua utilização em biotecnologia.
Os estudantes e futuros engenheiros devem familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas fisiológicos (cardiovascular, renal e pulmonar), através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia, na perspectiva de um engenheiro; devem perceber as diferenças e complementariedade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino.
Obter os conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema imunológico. Contactar com os modelos de investigação e a tecnologia mais utilizada no estudo da Imunologia. Aquisição da capacidade crítica na interpretação de dados reportados na bibliografia. Obter os conhecimentos básicos que possibilitem a compreensão da infecção e da sua metodologia de estudo.
Fornecer princípios fundamentais em ciência e engenharia de biomateriais e o estado da arte do conhecimento sobre o desenvolvimento de biomateriais, em particular para as mais relevantes aplicações médicas.
A gama de biomateriais ("biomateriais toolbox") disponível para aplicação clínica é muito ampla, indo desde materiais tradicionais a materiais preparados por nanobiengenharia.
Muitas das mais espectaculares e promissoras estratégias para reparação e regeneração do tecido derivam de uma compreensão profunda da estrutura e da função da matriz extracelular (ECM) e seus componentes. A ECM é uma formidável fonte de inspiração para desenvolvimento de biomateriais biomiméticos.
O estudante deverá adquirir conhecimentos avançados na área da Estrutura e Função de Proteínas.
O estudante deverá adquirir competências necessárias para analisar e estudar problemas relacionados com a estrutura das proteínas e com as principais etapas do seu processamento, em particular folding, modificações pós-tradução, direccionamento (targeting) e transporte, secreção e degradação das proteínas a nível celular. O estudante deve ainda adquirir conhecimentos sobre as técnicas mais comuns para estudo desta problemática.
O objetivo fundamental da unidade curricular é a aquisição de competências no âmbito das técnicas de análise estrutural que atualmente são utilizadas para a compreensão de aspetos estruturais e funcionais dos sistemas biológicos.
Os princípios destas técnicas têm por base a interação entre luz e matéria e abrangem as áreas científicas classicamente designadas por espectroscopia e microscopia. Estas duas áreas são complementares e permitem a caracterização e análise dos sistemas biológicos à escala molecular e à escala microscópica.
Reconhecendo-se que os conceitos envolvidos nestas unidades curriculares são complexos opta-se por apresentar casos/problema e discutir os conceitos teóricos envolvidos e ilustrar a informação que se pode extrair de cada uma das técnicas.
Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.
ICBAS - Nanotecnologia em Saúde
Apresentar os conceitos fundamentais para a síntese e caracterização de nanomateriais e nanopartículas e respetivas aplicações na área da nanomedicina.
Esta UC tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos de Química, Física e Biologia Molecular na identificação dos componentes e processos para a construção de nanomateriais, nanoestruturas e nanosistemas para aplicações na área da medicina quer na vertente terapêutica quer de diagnóstico. Para este fim serão apresentados vários tipos de nanoparticulas, discutindo as vantagens e propriedades de cada uma e que permitem uma escolha racional dependendo de um objectivo concreto.
Realização de um Projeto de Bioengenharia Molecular, onde serão abordadas as fases de concepção, desenvolvimento e implementação de um produto ou serviço com vista ao seu lançamento no mercado.
Aquisição e desenvolvimento de competências na área de projeto, na perspectiva da concepção e desenvolvimento de um produto ou serviço na área da bioengenharia molecular.