Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > MIB > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado Integrado em Bioengenharia

Dados Gerais

Código Oficial: 9493
Sigla: MIB

Diplomas

  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biológica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Engenharia Biomédica (300 Créditos ECTS)
  • Mestrado em Bioengenharia - Biotecnologia Molecular (300 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Ciências de Engenharia - perfil de Bioengenharia (180 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Ciências dos Materiais em Bioengenharia

EBE0127 - ECTS

Fundamentos de Física

EBE0200 - ECTS

Fundamentos de Química

EBE0003 - ECTS

Introdução à Programação Científica

EBE0165 - ECTS

Matemática I

EBE0001 - ECTS

Biofísica

EBE0201 - ECTS

Compreender e utilizar conceitos básicos da física clássica e moderna relevantes para a biologia.
Conhecer exemplos da biologia ilustrativos da aplicação desses conceitos.
Reconhecer a clareza e simplicidade da descrição biofísica de vários processos e mecanismos centrais da química-física, bioquímica, biologia molecular e fisiologia.
Adquirir instrumentos e desenvolver capacidades para a resolução de problemas simples e frequentemente multidisciplinares. 

Biologia Celular

EBE0202 - ECTS

Na presente Unidade Curricular (UC), pretende-se que o estudante:
1. Adquira os princípios básicos da biologia da célula e dos tecidos bem como da microscopia;
2. Compreenda a diversidade celular;
3. Reconheça e compreenda a estrutura e função dos diversos componentes celulares e seja capaz de aplicar estes fundamentos básicos à dinâmica funcional das células. 

 

Matemática II

EBE0007 - ECTS

Pretende-se que os alunos aprendam, de forma sólida, os conceitos e as ferramentas matemáticas para o estudo das funções de várias variáveis, assim como desenvolvam raciocínio analítico.

 

Química Orgânica e Biológica

EBE0009 - ECTS

Os compostos de carbono são os blocos químicos construtores da vida quer através de moléculas simples quer através de moléculas mais complexas, de que são exemplos os aminoácidos ou glícidos e os respetivos polímeros, entre muitas outras. Com base nesta presmissa, o principal objetivo desta Unidade Curricular é que os estudantes desenvolvam a capacidade de reconhecimento, compreensão e integração dos princípios e regras que orientam as estruturas, interações e transformações químicas das moléculas orgânicas e a sua aplicação ao entendimento da estrutura das moléculas biológicas e do modo como a estrutura e propriedades destas moléculas contribuem para a construção, desenvolvimento e funcionamento dos sistemas vivos. 

Termodinâmica

EBE0006 - ECTS

Pretende-se que o estudante entenda a necessidade e fique apto a manusear uma ferramenta que lhe permita não só a compreensão dos mecanismos através dos quais a energia flui numa célula viva mas também a análise termodinâmica de processos industriais.

O estudante deverá ser capaz de visualizar de uma forma integrada os processos de fotossíntese, metabolismo de nutrientes e respiração, compreendendo que a sustentação da vida depende de um ciclo de carbono-oxigénio que é finamente regulado e na maior parte dos casos iniciado pela energia solar.

O estudante ficará igualmente habilitado a calcular propriedades termodinâmicas de fluidos, fazer cálculos de equilíbrio de fases, e analisar processos industriais incluindo ciclos de potência e de refrigeração.

Eletricidade e Eletromagnetismo

EBE0166 - ECTS

Fenómenos de Transferência I

EBE0203 - ECTS

Matemática III

EBE0013 - ECTS

Mecânica dos Fluidos

EBE0011 - ECTS

Microbiologia Geral

EBE0019 - ECTS

Biologia Molecular

EBE0204 - ECTS Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e replicação do material genético e a sua organização, a organização dos genes nos procariotas e eucariotas, a informação contida no genoma e como e transcrita, quais os tipos de moléculas de RNA que existem, os mecanismos de processamento dos RNAs, os processos que alteram o DNA, assim como os mecanimos de reparção e os mecanismos de recombinação. Os princípios gerais da regulação da expressão genica nos procariotas e os mecanismos de regulação da expressão genica nos eucariotas. As bases das técnicas de DNA recombinante e formars de manipular o DNA.

Bioquímica

EBE0205 - ECTS

 

O ensino do conteúdo programático desta unidade curricular tem como principal objectivo a aquisição de conhecimentos de bioquímica estrutural e metabólica numa perspectiva integrada.

No final do período de funcionamento da unidade curricular, os estudantes estão familiarizados com estrutura e função das principais classes de moléculas biológicas e com as principais vias metabólicas em que se encontram envolvidas assim como nas relações entre as diferentes vias metabólicas.

Várias condições metabólicas serão estudadas numa perspectiva de integração de diferentes vias metabólicas nomeadamente condições de estado jejum/pós-prandial,  diabetes, exercício físico ou metabolismo de etanol.

Adicionalmente, pela participação em aula práticas laboratoriais devem ter adquirido competências na realização de metodologias correntes de investigação no domínio do estudo de bioquímica metabólica.

Os estudantes devem ter capacidades na análise de dados experimentais de situações diversas de adaptação metabólica, nomeadamente identificar as principais vias   alteradas e os respectivos mecanismos de regulação.

 

Introdução à Engenharia de Sistemas e de Bioprocessos

EBE0231 - ECTS

Métodos Numéricos e Estatísticos

EBE0018 - ECTS

A disciplina visa contribuir para o desenvolvimento de uma visão geral e integrada dos Métodos Numéricos e Estatísticos
no contexto profissional em Bioengenharia

Oferecer uma visão dos Métodos Numéricos e Estatísticos em  Bioengenharia e a sua importância para a prática profissional
em Engenharia;

Proporcionar conhecimento e compreensão de conceitos, métodos, aplicações e tópicos em Métodos Numéricos e Estatísticos relevantes para a Bioengenharia;

Apoiar desenvolvimento, no domínio dos Métodos Numéricos e Estatísticos, das competências analíticas, de comunicação e
aprendizagem apropriados ao exercício da profissão;

Desenvolver as capacidades críticas, em especial, na recolha, análise e tratamento de dados.

Sinais e Eletrónica

EBE0016 - ECTS

Anatomia Humana


EBE0232 - ECTS

Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) e microestrutra (Histologia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.


Estruturas de Dados e Algoritmos


EBE0116 - ECTS

Interfaces em Sistemas Biológicos


EBE0142 - ECTS

Processamento de Sinais Fisiológicos


EBE0052 - ECTS

Sensores, Atuadores e Controlo


EBE0212 - ECTS

Análise de Imagem Biomédica


EBE0056 - ECTS

Biomateriais


EBE0118 - ECTS

Biomecânica do Corpo Humano


EBE0143 - ECTS

Instrumentação Biomédica


EBE0179 - ECTS

Laboratório Integrado em Engenharia Biomédica


EBE0213 - ECTS

Biónica e Robótica Médica


EBE0191 - ECTS

Computação Móvel em Engenharia Biomédica


EBE0192 - ECTS

Diagnóstico Assistido por Computador


EBE0149 - ECTS

Engenharia de Sistemas de Informação


EBE0061 - ECTS

Reparação e Regeneração de Tecidos


EBE0185 - ECTS

Eletrónica de Sistemas Biomédicos


EBE0236 - ECTS

Imagiologia Médica


EBE0193 - ECTS

Investigação Operacional


EBE0234 - ECTS

Laboratório de Bases de Dados e Aplicações Web


EBE0235 - ECTS

Modelação em Engenharia Biomédica


EBE0148 - ECTS

Neuroengenharia


EBE0195 - ECTS

Dissertação


EBE0161 - ECTS

Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Engenharia da Reabilitação


EBE0060 - ECTS

Inovação em Biodesign


EBE0214 - ECTS

Monografia


EBE0233 - ECTS

Projeto de Engenharia Biomédica


EBE0215 - ECTS

Simulação Biomecânica


EBE0178 - ECTS

Dissertação


EBE0161 - ECTS

Monografia


EBE0233 - ECTS

Anatomia Humana


EBE0232 - ECTS

Transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da estrutura (Anatomia) e microestrutra (Histologia) dos vários componentes do corpo humano, tendo como objectivo facilitar ao futuro engenheiro o contacto com a linguagem e conceitos médicos essenciais sobre o corpo humano.


Biointerfaces Moleculares


EBE0216 - ECTS

O objetivo principal do curso é fornecer ferramentas científicas necessárias para compreender os vários tipos de interações que ocorrem entre as células e os seus microambientes naturais e artificiais.

As interfaces entre células e matriz extra-celular (MEC), e as células/ECM com superfícies de biomateriais são o foco deste curso.

Composição química, topografia (micro e nano) e as propriedades mecânicas das superfícies de biomateriais influenciam decisivamente o comportamento de vários tipos de células, incluindo células estaminais. Isto tem grande relevância na aplicação de biomateriais, incluindo em Medicina Regenerativa.

Proteínas adsorvidas na superfície, nomeadamente a partir do soro e da ECM, desempenham um papel fundamental no comportamento biológico de biomateriais.

A caracterização de superfícies, nomeadamente ao nível molecular, é crucial para entender a interação de superfícies com proteínas e células.

 


Engenharia e Biologia Molecular de Plantas


EBE0218 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram um conhecimento detalhado em biologia das plantas e seu vasto campo de aplicações em biotecnologia. Os estudantes deverão adquirir um conhecimento aprofundado dos processos moleculares que resultam na fisiologia e morfologia características das plantas e das metodologias moleculares disponíveis para o seu estudo e sua utilização em biotecnologia.

 


Fisiologia


EBE0237 - ECTS

Os estudantes e futuros engenheiros devem familiarizar-se com as funções primárias e secundárias dos grandes sistemas fisiológicos (cardiovascular, renal e pulmonar), através dos seus mecanismos de acção, perceber as relações entre eles e a importância de cada um para a homeostasia, na perspectiva de um engenheiro; devem perceber as diferenças e complementariedade entre os 2 principais controladores das funções do organismo, sistemas nervoso e endócrino.


Imunologia e Infecção


EBE0049 - ECTS

Obter os conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema imunológico. Contactar com os modelos de investigação e a tecnologia mais utilizada no estudo da Imunologia. Aquisição da capacidade crítica na interpretação de dados reportados na bibliografia. Obter os conhecimentos básicos que possibilitem a compreensão da infecção e da sua metodologia de estudo.


Biologia de Células Estaminais


EBE0220 - ECTS

Biomateriais e Engenharia de Matrizes Biomiméticas


EBE0219 - ECTS

Fornecer princípios fundamentais em ciência e engenharia de biomateriais e o estado da arte do conhecimento sobre o desenvolvimento de biomateriais, em particular para as mais relevantes aplicações médicas.

A gama de biomateriais ("biomateriais toolbox") disponível para aplicação clínica é muito ampla, indo desde materiais tradicionais a materiais preparados por nanobiengenharia.

Muitas das mais espectaculares e promissoras estratégias  para reparação e regeneração do tecido derivam de uma compreensão profunda da estrutura e da função da matriz extracelular (ECM) e seus componentes. A ECM é uma formidável fonte de inspiração para desenvolvimento de biomateriais biomiméticos.


Estrutura e Função de Proteínas


EBE0073 - ECTS

O estudante deverá adquirir conhecimentos avançados na área da Estrutura e Função de Proteínas.

O estudante deverá adquirir competências necessárias para analisar e estudar problemas relacionados com a estrutura das proteínas e com as principais etapas do seu processamento, em particular folding, modificações pós-tradução, direccionamento (targeting) e transporte, secreção e degradação das proteínas a nível celular. O estudante deve ainda adquirir conhecimentos sobre as técnicas mais comuns para estudo desta problemática.


Respostas Biológicas a Biomateriais


EBE0221 - ECTS

Toxicologia Molecular


EBE0222 - ECTS

- adquirir competências fundamentais e aplicadas de toxicologia e ecotoxicologia

 


Análise Estrutural e Funcional em Bioengenharia


EBE0217 - ECTS

O objetivo fundamental da unidade curricular é a aquisição de competências no âmbito das técnicas de análise estrutural que atualmente são utilizadas para a compreensão de aspetos estruturais e funcionais dos sistemas biológicos.

Os princípios destas técnicas têm por base a interação entre luz e matéria e abrangem as áreas científicas classicamente designadas por espectroscopia e microscopia. Estas duas áreas são complementares e permitem a caracterização e análise dos sistemas biológicos à escala molecular e à escala microscópica.

Reconhecendo-se que os conceitos envolvidos nestas unidades curriculares são complexos opta-se por apresentar casos/problema e discutir os conceitos teóricos envolvidos e ilustrar a informação que se pode extrair de cada uma das técnicas.


Engenharia Celular


EBE0125 - ECTS
Adquirir conhecimento dos fundamentos do comportamento celular bem como das formas de modelar o mesmo.

Tomar conhecimento das estratégias mais recentes de modificação e modelação das funções celulares e adquirir uma visão mais detalhada sobre as metodologias aplicadas para melhorar as propriedades de células utilizadas na produção de biofármacos, terapias génicas e celulares e engenharia de tecidos.

Desenvolver a capacidade de raciocínio, de discussão e elaboração de propostas de novas soluções terapêuticas no contexto da regulação da homeostasia ou de doenças distintas, tais como o cancro e doenças inflamatórias.

Engenharia Regenerativa


EBE0238 - ECTS

Nesta disciplina serão apresentadas as principais estratégias actualmente em desenvolvimento ou já em fase de ensaios clínicos ou comercialização, visando promover a regeneração e a restauração da função dos tecidos. Será abordada uma vasta gama de aplicações, desde a regeneração da pele, dos sistemas musculo-esquelético e cardiovascular, bem como áreas emergentes tais como a regeneração do sistema nervoso.


Investigação Pré-Clínica e Ensaio Clínico


EBE0239 - ECTS
A UC foi desenhada para que os estudantes adquiram conhecimentos sobre os princípios de investigação pré-clinica e ensaios clínicos inerentes ao desenvolvimento de novos medicamentos e/ou dispositivos médicos. No final do curso, os estudantes deverão ter adquirido conhecimentos sobre os seguintes tópicos: (1) Desenho experimental e bases científicas (desde a investigação básica à aprovação de novos medicamentos /dispositivos médicos); (2) Considerações éticas, regulamentares e de segurança dos participantes; (3) Desenvolvimento pré-clinico e aspectos regulamentares; (4) Desenho e análise de ensaios clínicos (boas práticas clínicas); (5) Coordenaçãolocal e do estudo clínico; (6) Processamento de dados e informatização; (7) Liderança e profisionalismo; (8) Estratégias de comunicação e trabalho em equipa. Também deverão ter adquirido competências na utilização de animais de experiência e em modelos de doença para testar a eficácia e segurança de novos medicamentos/dispositivos médicos.

Nanotecnologia em Saúde


EBE0223 - ECTS

ICBAS - Nanotecnologia em Saúde

Apresentar os conceitos fundamentais para a síntese e caracterização de nanomateriais e nanopartículas e respetivas  aplicações na área da nanomedicina.

 


Monografia


EBE0241 - ECTS

Projeto Integrado


EBE0240 - ECTS
O objetivo do Projeto Integrado é proporcionar uma primeira oportunidade para a integração do conhecimento num ambiente de pesquisa ou industrial.

Bioinformática


EBE0122 - ECTS
A disciplina tem por objectivo dotar os alunos da capacidade de:
1. utilizar recursos Web e ferramentas informáticas para estudos de Evolução Molecular
2. compreender os algoritmos subjacentes às ferramentas de utilização frequente em Biologia
Molecular.
3. Conhecer e saber utilizar algoritmos de Análise Automática de dados para problemas de Biologia.

Dissertação


EBE0162 - ECTS

Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Inovação em Biodesign


EBE0214 - ECTS

Nanoterapêutica e Nanodiagnóstico


EBE0229 - ECTS

Esta UC tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos de Química, Física e Biologia Molecular na identificação dos componentes e processos para a construção de nanomateriais, nanoestruturas e nanosistemas para aplicações na área da medicina quer na vertente terapêutica quer de diagnóstico. Para este fim serão apresentados vários tipos de nanoparticulas, discutindo as vantagens e propriedades de cada uma e que permitem uma escolha racional dependendo de um objectivo concreto.


Projeto de Bioengenharia Molecular


EBE0230 - ECTS

Realização de um Projeto de Bioengenharia Molecular, onde serão abordadas as fases de concepção, desenvolvimento e implementação de um produto ou serviço com vista ao seu lançamento no mercado.

Aquisição e desenvolvimento de competências na área de projeto, na perspectiva da concepção e desenvolvimento de um produto ou serviço na área da bioengenharia molecular.


Dissertação


EBE0162 - ECTS

Bioquímica Microbiana


EBE0186 - ECTS

Engenharia das Fermentações


EBE0187 - ECTS

Fenómenos de Transferência II


EBE0208 - ECTS

Fenómenos Interfaciais em Biossistemas


EBE0207 - ECTS

Métodos Instrumentais de Análise


EQ0129 - ECTS

Controlo de Processos e Instrumentação


EBE0029 - ECTS

Engenharia de Biorrecursos


EBE0196 - ECTS

Engenharia de Proteínas


EBE0188 - ECTS

Engenharia Enzimática


EBE0189 - ECTS

Processos de Separação


EBE0130 - ECTS

Engenharia Metabólica e Celular


EBE0198 - ECTS

Processos de Separação em Biotecnologia


EBE0133 - ECTS

Química e Tecnologia dos Produtos


EBE0173 - ECTS

Tecnologia Alimentar


EBE0184 - ECTS

Tecnologia Ambiental


EBE0134 - ECTS

Projeto de Investigação


EBE0209 - ECTS

Dissertação


EBE0160 - ECTS

Economia e Gestão


EBE0199 - ECTS

Empreendedorismo e Inovação


EBE0197 - ECTS

Projeto de Engenharia Biológica


EBE0211 - ECTS

Seminários e Projeto de Investigação


EBE0210 - ECTS

Sistemas de Gestão da Qualidade


EBE0084 - ECTS

Dissertação


EBE0160 - ECTS

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2021 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2021-03-08 às 23:35:26 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais