Código Oficial: | 5881 |
Sigla: | BioTec |
Com esta Unidade Curricular pretende-se que os estudantes se familiarizem o mais cedo possível com o projeto científico que estará na base das suas teses de doutoramento, nomeadamente que explorem em profundidade o estado-da-arte, plano de trabalhos, objetivos e metodologias associadas à temática das suas teses. Espera-se que o doutorando desenvolva competências científicas (incluindo metodológicas) que lhe permitam desenvolver, de forma crítica e o mais autónoma possível, o projeto de doutoramento.
O objectivo é proporcionar formação em propriedade intelectual, capacidade de comunicação, empreendedorismo, competências de gestão de investigação, preparação de propostas de financiamento, entre outras competências.
Objectivos da unidade curricular:
O principal objetivo da presente Unidade Curricular é estimular os estudantes a frequentarem cursos avançados de curta duração para obterem competências em áreas específicas que são consideradas essenciais no âmbito da biotecnologia celular e molecular e no contexto da sua tese de dissertação.
Com a participação nestes cursos, os estudantes de doutoramento poderão aprender novas abordagens experimentais, aprofundar os seus conhecimentos em técnicas já conhecidas e/ou serem auxiliados por especialistas na resolução de problemas e dúvidas associadas à execução/implementação de uma determinada metodologia durante o seu trabalho experimental. Pretende-se, assim, proporcionar uma formação mais aprofundada e alargada em metodologias experimentais específicas e assim desenvolver a competência científica e autonomia dos estudantes nas suas áreas de especialização.