Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > Mestrado > MCMRM > Informação para Candidatos

Cursos

Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos

Dados Gerais

Código Oficial: 6494
Sigla: MCMRM
Descrição:

A FORMAR MESTRES EM CIÊNCIAS DO MAR & RECURSOS MARINHOS DESDE 1995 ... COM GRADUADOS A LABORAR NO PAÍS E NO ESTRANGEIRO!

Diplomas

  • Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Aquacultura e Pescas (120 Créditos ECTS)
  • Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Biologia e Ecologia Marinhas (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Aquacultura e Pescas (60 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Ciências do Mar - Recursos Marinhos - Especialização em Biologia e Ecologia Marinhas (60 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Dinâmica de Populações

CMRM01 - ECTS Os conteúdos programáticos da UC de Dinâmica de Populações tratam as diferentes situações biológicas e os modelos matemáticos (equações diferenciais) mais adequados para as traduzir. Procura-se sempre partir do modelo mais simples e ir introduzindo as restrições impostas pela situação biológica.

São estudados vários modelos de crescimento de uma população isolada e de interacção entre duas populações. Os alunos são incentivados a encontrar as variantes dos modelos estudados que melhor se adaptem a situações biológicas concretas, como por exemplo como impedir o desaparecimento de uma espécie atingida por uma dada epidemia ou como proteger uma espécie predadora em risco de extinção

Etologia Geral e de Animais Aquáticos

CMRM113 - ECTS (1) analisar numa perspetiva histórica o início do estudo sistematizado do comportamento animal; (2) apresentar os grandes sistemas comportamentais, comuns às várias espécies, necessários à sobrevivência e que implicam cooperação interindividual; (3) analisar as bases biológicas do comportamento numa perspetiva ontogenética que inclui a aquisição de informação em termos individuais e o estudo das estruturas que permitem a ocorrência dos comportamentos; (4) compreender as aplicações dos conhecimentos desta ciência a animais aquáticos; (5) implementar o domínio de regras éticas na utilização de animais

Ictiologia

CMRM03 - ECTS

Formação focada em três temas centrais: i-Bases biológicas, ii-fauna selvagem e iii-produção (pescas e aquacultura), com o objectivo de proporcionar aos alunos as competências necessárias para desenvolverem trabalho independente na área da Biologia pesqueira, da piscicultura e, simultaneamente na defesa do ambiente.

Introdução a Biologia e Ecologia Marinhas

CMRM04 - ECTS

Transmitir conceitos fundamentais da biologia e ecologia marinhas para alunos sem conhecimentos básicos.

Métodos de Investigação e de Comunicação

CMRM111 - ECTS

Apresentar e discutir com os estudantes o método científico e as falhas mais frequentes. Rever e discutir as formas de comunicação científica e a sua lógica. Realizar incursões na gestão de bibliometria e sistemas de publicação. Abordar questões de ética na investigação. Proporcionar oportunidades de ganhar ou melhorar competências transversais.

Oceanografia Física

CMRM05 - ECTS

Opção Livre

CMRM16 - ECTS

Planeamento Experimental e Análise de Dados

CMRM112 - ECTS A unidade curricular de Planeamento Experimental e Análise dos Dados, pretende oferecer aos estudantes conhecimento sobre modelos estatísticos utilizados nas ciências da vida. Serão lecionados modelos em que a variável resposta é quantitativa ou qualitativa, e as variáveis preditoras (ou explicativas) são quantitativas, qualitativas (ou ambas). Ao longo da unidade curricular serão abordados tópicos relativos ao desenho de estudos de observação e estudos experimentais.
Todos os estudantes deverão ainda adquirir competências de comunicação oral e escrita, de forma a serem produtivos e eficientes em equipa. Uma exposição a aplicações da bioestatística deverá levar o estudante a ter um contacto mais próximo com a realidade profissional que encontrará e deverá também servir para motivá-lo para o processo de investigação, ou seja, todos os estudantes devem ser preparados quer em termos teóricos quer para a prática da estatística, mesmo que apenas uma parte prossiga para estudos mais avançados.

Princípios e Aplicações de Detecção Remota

CMRM06 - ECTS

Ministrar conhecimementos básicos sobre a detecção remota, seus príncipios e aplicações. Ministrar conhecimentos básicos de processamento de imagem, através da realização de fichas de trabalho. Ministrar o necessário conhecimento para a elaboração de um trabalho de investigação sobre uma temática a definir no âmbito das aplicações marinhas e costeiras.

Técnicas e Aplicações de Biologia Celular e Molecular em Ciências do Mar

CMRM114 - ECTS

Familiarizar mais os estudantes com vários tipos de técnicas utilizadas para analisar amostras biológicas em biologia celular e molecular. Recordar e esclarecer os estudantes sobre os princípios teóricos que estão na base de cada técnica, bem como, exemplificar algumas das suas aplicações mais comuns em biologia. Possibilitar a aprendizagem recorrente da experiência do “saber fazer” no que diz respeito a técnicas muito usadas em biologia celular e molecular. 

Técnicas e Aplicações de Química e Bioquímica em Ciências do Mar

CMRM07 - ECTS

Direito do Mar e Gestão dos Oceanos


CMRM09 - ECTS
1) Adquirir conhecimentos gerais e aplicados relativos à gestão integrada dos oceanos e à sua importância para um crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo;
2) Adquir competências de identicação e análise dos principais referenciais estratégicos, de âmbito europeu e nacional, relevantes para a gestão integrada dos Oceanos e dos seus recursos;
3) Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para discutir temas relacionados com a governação dos oceanos, e para serem agentes activos na promoção da comunicação, sensibilização e mobilização da sociedade para o mar;
4) Desenvover competências de trabalho individual e em equipa.

Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação


CMRM17 - ECTS

No final da UC espera-se que os estudantes:

1) Tenham apreendido conceitos de Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação e treino em metodologias usadas por rotina em avaliações a nível da comunidade e do ecossistema, bem como novas abordagens, necessárias para fazer face aos grandes paradigmas ambientais da actualidade (e.g. alterações climáticas globais, bioinvasões, poluição, redução da biodiversidade….)

 

2) Estejam aptos para a investigação científica, atualização contínua do conhecimento e utilização do conhecimento adquirido na resolução de problemas no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

 

3) Sejam capazes de desenvolver a capacidade de trabalhar em equipa, de uma forma integrada e multidisciplinar no contexto da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.

 

4) Tenham desenvolvido as capacidades de autonomia, intervenção, geração de consensos, discussão e sustentação de opinião, tomada de decisão, e comunicação de resultados, riscos e decisões em diferentes contextos e para diferentes tipos de audiência, no âmbito da Ecologia Aplicada e Biologia da Conservação.


Endocrinologia dos Animais Aquáticos


CMRM18 - ECTS

É objectivo desta unidade curricular proporcionar aos estudantes conhecimentos avançados na área de endocrinologia de peixes, mas cobrindo também tópicos selecionados de moluscos, de crustáceos e de mamíferos aquáticos.

Com esta abordagem pretende-se uma enfâse de integração de aspetos de endocrinologia, designadamente a com interesse aplicado às áreas da reprodução e do crescimento, com a fisiologia animal. Elege-se como preocupação pedagógica central a capacidade do estudante ser um elemento ativo na procura de conhecimentos e a exploração de temas inéditos do âmbito da unidade de modo a incrementar o interesse pelas matérias abordadas tanto nas aulas teóricas como práticas.


Fitoplâncton e Zooplâncton Marinhos


CMRM20 - ECTS

Tema I: Fitoplâncton

Objetivos gerais: Introdução ao estudo e ecologia do plâncton marinho e suas divisões taxonómicas e biogeográficas. Fitoplâncton: noção dos principais grupos do fitoplâncton, ciclos de vida, adaptações morfológicas e funcionais e sua relação com os processos oceanográficos físicos e químicos. Importância na cadeia alimentar do fitoplâncton marinho produtor de biotoxinas e dinâmica das principais proliferações na costa portuguesa.

Tema II: Zooplâncton

Objetivos gerais: Transmitir a noção de zooplâncton, da adaptação funcional e ecológica dos seus organismos ao meio marinho, da sua distribuição em ligação estreita com os processos físicos globais e da sua importância trófica e da aplicabilidade dos estudos de plâncton.


Genética Aplicada


CMRM19 - ECTS

Dotar os alunos com o conhecimento dos principios fundamentais de Citogenética e Melhoramento animal como ferramenta de intervenção na Produção e Bem-estar Animal.


Imunologia dos Animais Aquáticos


CMRM124 - ECTS

Noções sobre o a diversidade e evolução do sistema imunológico. Diferenças entre o sistema imunológico dos invertebrados e vertebrados. Especificidades do sistema imunológico e de peixes. Conhecimento dos principais componentes dos sistema imunitário dos peixes teleosteos (órgãos, células e moléculas) e o seu funcionamento. Compreensão da memória imunológica em peixes e vacinação.


Modelação Ecológica e Ordenamento Costeiro


CMRM21 - ECTS

O objetivo principal é fornecer ferramentas e conhecimentos essenciais nas áreas da biologia, ecologia e gestão marinhas. A primeira parte foca-se na modelação, como ferramenta potente para interpretar padrões, inferir conhecimentos e fazer estimativas ou previsões. O objetivo é dotar os estuantes dos conhecimentos sobre modelação necessários para uma abordagem correta e válida, e de os capacitar a desenvolver vários dos modelos utilizados na ecologia e gestão costeira. A segunda parte incide sobre o ordenamento do mar, uma vez que este constitui atualmente a ferramenta de eleição para a gestão integrada do espaço marítimo na Europa e em Portugal. O objetivo é dotar os estudantes com conhecimentos sobre os enquadramentos legais e as ferramentas de ordenamento e de os capacitar com espírito crítico para poder avaliar a sustentabilidade de atividades e usos do mar.


Oceanografia Biológica


CMRM22 - ECTS

Opção Livre


CMRM24 - ECTS

Seminário em Biologia / Ecologia Marinha


CMRM123 - ECTS
Aquisição e aperfeiçoamento de metodologias de pesquisa, de análise e de síntese escrita e oral de bibliografia especializada, em determinada temática da área da biologia ou ecologia marinhas.

Toxicologia Aquática


CMRM23 - ECTS

O objectivo principal desta unidade curricular é ministrar conhecimentos e desenvolver competências na área da Toxicologia Aquática. Estes conhecimentos abarcam as temáticas da toxicologia geral, avaliação de riscos, respostas e mecanismos envolvidos na desintoxicação de vários tipos/classes de compostos (e.g., PAHs, PCBs, pesticidas, metais, dioxinas/dibenzofuranos, estrogénios naturais e de síntese, produtos farmacêuticos). Será ainda dado ênfase ao papel dos biomarcadores e sua utilidade em toxicologia ambiental.


Dissertação


CMRM200 - ECTS
Concretizar um trabalho de dissertação de mestrado (ou estágio equivalente).

Direito do Mar e Gestão dos Oceanos


CMRM09 - ECTS
1) Adquirir conhecimentos gerais e aplicados relativos à gestão integrada dos oceanos e à sua importância para um crescimento económico inteligente, sustentável e inclusivo;
2) Adquir competências de identicação e análise dos principais referenciais estratégicos, de âmbito europeu e nacional, relevantes para a gestão integrada dos Oceanos e dos seus recursos;
3) Estimular e desenvolver a aptidão dos estudantes para discutir temas relacionados com a governação dos oceanos, e para serem agentes activos na promoção da comunicação, sensibilização e mobilização da sociedade para o mar;
4) Desenvover competências de trabalho individual e em equipa.

Economia, Contabilidade e Gestão


CMRM122 - ECTS

Dotar os estudantes de noções de índole económica, fiscal e de gestão de empresas. 


Imunologia dos Animais Aquáticos


CMRM124 - ECTS

Noções sobre o a diversidade e evolução do sistema imunológico. Diferenças entre o sistema imunológico dos invertebrados e vertebrados. Especificidades do sistema imunológico e de peixes. Conhecimento dos principais componentes dos sistema imunitário dos peixes teleosteos (órgãos, células e moléculas) e o seu funcionamento. Compreensão da memória imunológica em peixes e vacinação.


Nutrição e Tecnologia dos Alimentos Compostos


CMRM11 - ECTS

Com esta UC pretende-se assegurar formação específica no domínio da nutrição e alimentação dos peixes.


Opção Livre


CMRM24 - ECTS

Patologia e Controlo Sanitário de Animais Aquáticos


CMRM12 - ECTS

1. Introduzir os estudantes aos conceitos base subjacentes aos processos patológicos gerais e como eles se podem manifestar nos vários órgãos e sistemas, mormente em vertebrados e em peixes em particular.

2. Introduzir os estudantes à sanidade e salubridade de animais aquáticos, sobretudo de interesse comercial, com particular ênfase em aspetos práticos das patologias e do controlo sanitário de peixes, bivalves e crustáceos.


Produção de Peixes Ornamentais


CMRM13 - ECTS
A disciplina de Produção de Peixes Ornamentais tem como objectivo promover conhecimentos no âmbito das espécies ornamentais aquáticas, de modo a que os alunos tenham possibilidade de compreender as metodologias utilizadas no cultivo das espécies cujo comércio é mais expressivo. Assim, conjugando informações teóricas e aplicadas de várias áreas, procura-se que os alunos consigam autonomamente avaliar e conceptualizar sistemas de produção de espécies ornamentais, enquadrando-os, em simultâneo, com várias questões e singularidades relativas ao comércio nacional e internacional.

Seminário em Aquacultura / Pescas


CMRM121 - ECTS
Aquisição e aperfeiçoamento de metodologias de pesquisa, de análise e de síntese escrita e oral de bibliografia especializada, em determinada temática da área da aquacultura e pescas.

Sistemas de Produção Aquática e Aquacultura


CMRM08 - ECTS

Tecnologia das Pescas e Avaliação dos Recursos Pesqueiros


CMRM14 - ECTS
Transmitir conhecimentos sobre as artes de pesca artesanal e industrial, no mundo, em Portugal Continental e nas Ilhas (Açores & Madeira), navios de pesca, legislação, metodologias de avaliação e gestão das pescas.

Tecnologia e Segurança Alimentar dos Produtos da Pesca


CMRM15 - ECTS
Preparar os estudantes para um desempenho profissional, a nível técnico e científico, nas diversas áreas integrantes da Tecnologia do Pescado e dos Produtos da Pesca e Aquacultura, com ênfase na Segurança Alimentar, a componente mais atual e com mais potencial futuro. Pretende-se que os estudantes se familiarizem com os conceitos teóricos principais (revendo conceitos dos 1ºs ciclos e/ou contactando-os pela primeira vez), e também proporcionar-lhes um contacto direto com a indústria de transformação de pescado, através de visitas a locais representativos deste sector de actividade. Os estudantes deverão saber descrever, de uma forma crítica, as características e composição geral do pescado, a sua degradação e os métodos de conservação e processamento mais comuns, bem como os principais métodos de avaliação da sua qualidade e os problemas de segurança alimentar específicos deste tipo de alimentos.

Dissertação


CMRM200 - ECTS
Concretizar um trabalho de dissertação de mestrado (ou estágio equivalente).

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2019 © Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2019-03-25 às 20:52:55 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais